TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução da qualidade

Artigo: Evolução da qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  Artigo  •  1.085 Palavras (5 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Desde o primórdios da evolução humana podemos dizer que se buscava a qualidade para a evolução, e melhoramento dos artificio de caça. Para que se pudesse pegar o maior animal ou prepará-lo e ate mesmo poder carregá-lo e armazenar.

A evolução da qualidade acompanha a evolução do homem. Seus interesses e suas necessidades.

Síntese : Qualidade

Qualidade não é tema novo, existe desde que o mundo é mundo. A qualidade sempre esteve presente na vida do homem, onde ele sempre se preocupou em adequar-se as suas necessidades. Sendo assim este aperfeiçoamento foi constante. E pela questão da segurança e sobrevivência que o homem se preocupava também com a qualidade das pedras selecionadas para a fabricação de armas e ferramentas. O enfoque da qualidade, pode se dizer que ela evoluiu a medida que as relações sociais e econômicas do homem se tornam mais complexas.

Retornando no tempo, a partir da revolução industrial, com o aperfeiçoamento das ferramentas de trabalho. Conforme os autores pesquisados a evolução da qualidade após a Revolução industrial deu-se através de 4 eras, sendo elas a Era da Inspeção, a Era do Controle Estatístico do Processo de Qualidade, a Era de Controle de Qualidade ou Garantia de Qualidade, e a Era de Gestão total da Qualidade. Sendo que nos últimos anos vem se implantando a Gestão Estratégica da Qualidade e da informação.

Tendo em vista a preocupação com a qualidade de bens e serviços, Os consumidores sempre tiveram o cuidado de inspecionar os bens e serviços que recebiam em uma relação de troca. Essa preocupação caracterizou a chamada era da inspeção, que se voltava para o produto pronto. A era do controle estatístico surgiu com o aparecimento da produção em massa, traduzindo-se na introdução de técnicas de amostragem e de outros procedimentos de base estatística, bem como, em termos organizacionais, no aparecimento do setor de controle da qualidade.

No fim da guerra, em 1945, os bens e serviços para a população ficaram escassos. A prioridade das empresas passou a ser o cumprimento dos prazos de entrega, para garantir a maior parte do mercado. Porem, a qualidade dos produtos foi se deteriorando de forma escandalosa. Onde, por falta de qualidade nos produtos as empresa buscaram novas tecnologias. E associados com o aumento das concorrências, provocaram profundas revisões dos conceitos adotados e grande reviravolta administrativa e econômica nos meios empresariais, bem como em toda a sociedade. Neste período deu-se como a era da garantia da qualidade.

A partir da década de 50, surgiu a preocupação com a gestão da qualidade, que trouxe uma nova filosofia gerencial com base no desenvolvimento e na aplicação de conceitos, métodos e técnicas adequados a uma nova realidade. A gestão da qualidade total, como ficou conhecida essa nova filosofia gerencial, marcou o deslocamento da análise do produto ou serviço para a concepção de um sistema da qualidade. A qualidade deixou de ser um aspecto do produto e responsabilidade apenas de departamento específico, e passou a ser um problema da empresa, abrangendo, como tal, todos os aspectos de sua operação.

A partir de 1995, passou-se a ter uma Gestão Estratégica da Qualidade e da Informação, onde se busca desenvolver um bem ou serviço com qualidade do projeto ate a entrega, para que o mesmo supere as expectativas do cliente ou da empresa. Contendo um método de sistema integrado, onde reúne as informações do meio ambiente, saúde, segurança e a gestão do conhecimento. Para que no futuro possa sempre melhorar os bens e serviços fornecidos aos clientes e se manter ativo no mercado dos negócios.

Qualidade é uma expressão muito difundida atualmente no mundo. Para podermos ter uma unificação conceitual. É preciso observar alguns conceitos, e como seus autores o tratam:

"Qualidade é a totalidade de atributos que deve ter um produto para que atenda ou supere as expectativas dos clientes"(CERQUEIRA, 1995)

"Qualidade é a adequação ao uso" (JURAN, 1995)

"Qualidade é a soma de todas as características de um produto ou serviço que contribuem para sua superioridade e excelência" (PURI, 1994)

"Qualidade: grau no qual um conjunto de características satisfaz a requisitos". (NBR ISO 9000:2000 – Fundamentos e Vocabulário)

"Qualidade é acordar cedo, trabalhar com muito entusiasmo, melhorando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com