TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução do pensamento econômico

Projeto de pesquisa: Evolução do pensamento econômico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  872 Palavras (4 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalho de Economia

Evolução do pensamento Econômico

1. Precursores:

1.1 Fale um pouco sobre as primeiras referências conhecidas sobre Economia.

As primeiras referências aparecem no trabalho de Aristóteles(384-322 a.C.),em seus estudos sobre aspectos de administração privada e sobre finanças públicas. Também nos escritos de Platão (427-347 a.C.) e de Xenofonte (440-335 a.C.), sendo que esse último aparentemente cunhou o termo economia (oikonomia),no sentido gestão de bens privados.

1.2 O que foi o mercantilismo?

Foi a primeira escola econômica. O mercantilismo tinha algumas preocupações sobre a acumulação de riquezas de uma nação. Tem como característica fundamental a intervenção do Estado na economia para o fomento da riqueza nacional. Têm o objetivo também de fortalecer o poder dos ainda fracos Estados nascentes.

1.3 Como surgiu a fisiocracia e o que pregava?

Surgiu na França como reação ao mercantilismo,em meados do século XVIII. Ela sugeria que era desnecessária a regulamentação governamental, pois a lei da natureza era suprema, e tudo que fosse contra ela seria derrotado. Encorajava a agricultura e exigia que o comércio e as finanças fossem reduzidas ao menor número possível.

1.4 Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?

As políticas mercantilistas partilhavam a crença de que a riqueza de uma nação residia na acumulação de metais preciosos (ouro e prata). Os fisiocratas consideravam a agricultura como fonte original de toda riqueza, porque somente ela permitia larga margem de lucros sobre um investimento pequeno.

1.5 Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais ideias?

O mais destacado economista foi Adam Smith (1723-1790).

Entendia que a atuação da livre concorrência, levaria a sociedade ao crescimento econômico, como que guida por uma “mão-invísivel”. Ou seja independente da ação do Estado (liberalismo). A divisão de trabalho que resulta produtividade .O Estado deveria ser a proteção da sociedade contra eventuais ataques e à criação e à manutenção de obras e instituições necessárias, mas não à intervenção nas leis de mercado e, consequentemente, na prática econômica.

1.6 O que diz a teoria das vantagens comparativas? Quem foi o seu autor?

Esta teoria tem o objetivo de estudar o comercio internacional. Analisando as negociações entre países, se há vantagem em comerciarem, quais produtos devem negociar, entre outros assuntos. David Ricardo (1772-1823) foi o autor desta teoria.

1.7 Quem definiu melhor as restrições, vantagens e funcionamento de uma economia de mercado?

Alfred Marshal (1842-1924) foi quem definiu melhor a economia de mercado.

1.8 Defina a lei de Say.

A definição da lei de Say é : aumento da produção transforma-se em renda dos trabalhadores e empresários que, consequentemente, seria gasta na compra de outras mercadorias e serviços.

2. Teoria Neoclássica:

2.1 Fale um pouco sobre esta teoria, quem foi o grande destaque.

Esta teoria privilegiava os aspectos microeconômicos. Também procuravam isolar os fatos econômicos de outros aspectos da realidade social. O desejo do consumidor de maximizar sua utilidade e o do produtor de maximiza seu lucro são a base para a elaboração desta teoria. Alfred Marshall (1842-1924) foi o grande destaque desta teoria.

2.2 Duas teorias foram difundidas nesta época, o utilitarismo e o marginalismo, comente essas teorias.

Utilitarismo: é quando se pretende medir o grau de satisfação do consumidor.

Marginalismo: é uma análise que fundamenta-se em conceitos marginais, como receita e custos marginais,para deduzir o equilíbrio de mercado.

2.3 A teoria quantitativa da moeda também é neoclássica, o que ela relaciona?

Ela relaciona o volume no sistema econômico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com