TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução do pensamento econômico

Resenha: Evolução do pensamento econômico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  Resenha  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 2

Douglas Pereira Alves

Gestão Empresarial – Noite – Fatec Cotia

Resumo: Evolução do pensamento econômico

O pensamento econômico evoluiu ao longo dos séculos, desde a antiguidade com os trabalhos de Aristóteles, Platão e Xenofonte, passando pela era do Mercantilismo onde a ideia central da economia era, de quanto mais metais preciosos a nação possuir, mais poder e influência ela teria, a Fisiocracia tendo como destaque o Dr François Quesnay que em sua obra, dividia a economia em setores.

Nos tempos modernos, Adam Smith é o considerado percursor do estudo da economia moderna, em sua obra A Riqueza Das Nações, publicada em 1776, Adam defende a tese da divisão do trabalho, ou seja, operário que se especializam em determinadas tarefas consegue um maior rendimento e consequentemente uma maior lucratividade para a empresa. Essa ideia se dissemina até hoje, promovendo discussões sobre a obra de Smith. Vale ressaltar também David Ricardo, que a partir dos estudos de Adam Smith, deu origem à duas correntes: os neoclássicos e os marxistas.

Alfreda Marshal é o grande destaque da corrente neoclássica que teve início em 1870, essa corrente contou com o início do foco ao consumidor e os seus desejos. O sucessor de Marshal foi John Keynes (teoria keynesiana), sua obra teve tanto impacto que foi considerada uma revolução. A obra de Keynes surgiu da década de 30, com a economia mundial abalada pela grande depressão, intitulou que a crise era passageira e apontava soluções para tirar o mundo da depressão.

As escolas marxistas surgiram como uma abordagem alternativa para o estudo da economia, estes, se embasando sobre a obra de Karl Marx, desenvolveram a teoria do valor-trabalho, tendo como principal conceito a mais-valia. Nos tempos atuais, os avanços tecnológicos trouxeram consigo uma maior facilidade de processamento e precisão de informações permitindo um aprimoramento das teorias já existentes e abrindo novas portas para novas teorias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com