TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução dos recursos humanos

Por:   •  21/5/2016  •  Artigo  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

                

Instituto Universitário da Maia

Gestão de Recursos Humanos

Gestão Estratégica de Recursos Humanos

Evolução da Gestão de Recursos Humanos e dos seus papéis: um estudo de 21 empresas

Maia, 3 de janeiro de 2016


Introdução

        Para ser possível as empresas permanecerem competitivas no mercado, as mesmas têm de se adaptar consoante as mudanças que ocorrem no ambiente externo fazendo-se destacar entre os outros. Reconhecendo que as pessoas são o fator diferenciador das organizações, torna-se evidente que a Gestão de Recursos Humanos assume grande importância na gestão deste recurso. Nos recursos humanos também são necessárias mudanças, pois a sua função é relacionar os elementos ativos da organização com a estratégia organizacional, os trabalhadores adaptam-se às mudanças para alcançar objetivos. Uma vez que as pessoas são o elemento ativo mais importante da organização, é através delas que são definidas as estratégias e os objetivos que levam a empresa a obter de lucro. Os administradores têm de possuir capacidade para se adequar com rapidez e responsabilidade em situações inesperadas.

Desenvolvimento

"A área de recursos humanos tem evoluído, deixando de ser somente a área de compensação, contratação, avaliação de desempenho etc. (FERRIS, RUSS & ALBANESE, 1990)."

Desde a metade da década de 80 e início da década de 90, já se percebia o alinhamento dos objetivos de GRH com os objetivos estratégicos da empresa, na qual, Ferris, Hochwarter, Buckley, Harrel-Cook e Frink (1999) afirmaram que as políticas e práticas devem estar interligadas com as estratégias organizacionais, uma vez que, o contrário seria sinónimo de hostilidade, afetando não só o desempenho individual como o organizacional, e, desta forma, as metas organizacionais não seriam alcançadas.

Assim, segundo Lawler III et al. (2006), os papéis de RH traduzem-se numa linha de pensamento separando-os em: Gestão Tradicional de Recursos Humanos, Recursos Humanos como parceiro de negócios e Recursos Humanos como parceiro estratégico. A Gestão Tradicional de Recursos Humanos tem como foco a orientação para os negócios, bem como fornecer serviços. Sendo que também fazem parte deste processo o desempenho das capacidades, a relevância relativamente às competências do indivíduo, o desenvolvimento de carreira e a capacidade de mudança organizacional.

Relativamente ao papel de Recursos Humanos como parceiro de negócios, este ressalta para os sistemas de desenvolvimento e práticas na qual garantem que os recursos humanos da organização têm as competências necessárias e a motivação para o respetivo desempenho. Assim sendo, é fundamental relacionar a própria administração de RH com os objetivos dos negócios. O seu processo tem como principal foco o desenvolvimento de pessoas e organizações (equipas, desenho organizacional), bem como o desenvolvimento das competências a nível da aprendizagem. O terceiro é o papel de parceiro estratégico, que permite que o RH aja consoante a estratégia da empresa, ou seja, há a necessidade de obter maior influência nos negócios estratégicos, bem como, um sistema de RH que administre a prática dos negócios. Os seus processos passam pela administração do conhecimento, por evidenciar o desenvolvimento da organização, assim como administrar mudanças. A implementação de um planeamento estratégico e a administração da mudança que conduza ao alcance das metas definidas fazem também parte do planeamento desta linha de pensamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (141.8 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com