TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios Contabilidade Social

Por:   •  21/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.288 Palavras (6 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 6

1 – Através da criação da moeda, ou dinheiro, torna-se possível a mensuração de bens e serviços que, em teoria, são heterogêneos e, somente por essa unidade de medida são assimiláveis, para assim, transmitirem uma informação monetariamente avaliada. Dessa forma, também, tornando disponível dados para avaliação do comportamento da economia, por exemplo, de um ano, se diminuiu ou aumentou, se é mais rentável fazer investimentos etc.

2 – As identidades da macroeconomia (produto ≡ dispêndio ≡ renda) não implicam, necessariamente uma ordem, mas uma relação entre elas, não sendo o sinal de igualdade (=) totalmente verídico, deixando mais apropriado a identidade (). A identidade contábil (A ≡ B, sendo A e B sem relação de causa de efeito.) é aplicável a troca (venda = compra), o mecanismo básico de funcionamento do capitalismo, demonstra duas operações inversas, tanto de quem vende ou de quem opta por trocar o bem pelo dinheiro e vice-versa, haja vista que, uma não existe sem a outra, dessa maneira, denominando-se uma identidade.

3 – Valor bruto da produção é o valor da soma de tudo que foi produzido para determinado bem ou serviço, incluindo, dessa maneira, o consumo intermediário. O produto, é de fato o produto efetivo da economia, onde são inseridos os insumos usados em diferentes estágios da cadeia produtiva.

4 – A ótica do dispêndio ou despesa, visa contabilizar o produto ou serviço da visão de um bem final, mesmo que sua natureza não seja especificamente um. Ou seja, soma o que não foi consumido para formar o produto efetivo da economia e o torna um bem final.

5 – É levar em consideração apenas o valor dos produtos finais produzido, em relação, ao valor formado pelo valor adicional em cada setor da economia.

6 – Esta é a ótica da renda, das quais os agentes são possuidores de mão de obra, necessária para a produção e serviço de cada bem na economia, e donos dos meios de produção utilizando-se da força de trabalho e das máquinas, alugueis, que de uma visão mais ampla, forma-se um fluxo circular onde as remunerações podem servir de avaliação do produto da economia.

7 – Porque a soma de cada uma dessas óticas podem ser usadas para o análise e contabilidade do bem de uma economia, todas formam um mesmo valor e estão relacionadas entre si.

8 – São detentores dos fatores de produção, que podendo estar, de certa forma, produzindo com os meios disponíveis ou comprando os bens finais oferecidos. A consequência é o fluxo circular da renda produzida na economia, há uma relação entre para quem é produzido e quem compra, nos dois casos, são famílias, ora sendo consumidor, ora sendo produtor como unidade produtiva.  

9 – Porque a renda recebida pelas famílias, é o montante total das remunerações geradas pelas empresas onde as famílias produzem, assumindo uma ótima circular da renda, o giro do dinheiro reciprocamente.

10 – O fluxo circular da renda certamente aumentará, beneficiando tanto as famílias, quanto as empresas ou unidades produtivas.

11 – Indica o valor de tudo que foi produzido, inclusive o consumo intermediário.

12 – A forma mais prática é considerar apenas o valor dos bens finais produzidos, ou seja, já incluído no valor do produto a soma dos insumos usados para a produção do produto agregado.

13 –

14 – O produto dessa economia hipotética – foram os pães no valor de $ 2520 reais, o produto efetivo da economia.

15 – Contabilidade remete, mais especificamente, ao setor privado da economia, as empresas. A contabilidade social é mais ampla e usa de meios de mensuração do quanto se produziu, dos investimentos, das rendas, exportações, importações, impostos etc. para adquirir dados mais precisos da economia de um país em um determinado período de tempo, usualmente, um ano.

16 – A macroeconomia contribui por ter de aderir a uma dimensão macroscópica de variáveis agregadas, por seus resultados/efeitos sob determinadas causas em cada setor da economia, exigindo a necessidade de ferramentas (permitindo a existência da contabilidade social) para chegar a resultados satisfatórios que expliquem a realidade dos dados.

18 – Porque cada setor da economia, desde o primeiro, produz algo e vende ao outro setor, e isto não deve ser mensurado (aquilo que já foi produzido por outrem), somente as diferenças entre o que é produzido em um setor e outro para totalizar o produto total.

19 – Utiliza-se de métodos do princípio das partidas dobradas, o equilíbrio interno e externo, uma forma de mensurar sistema e logicamente a evolução dos agregados econômicos, com a matriz insumo-produto, o sistema de contas nacionais com vantagem de facilidade de apuração estatística das variáveis.

20 – Através da contabilidade social pode-se saber como a economia se comporta durante um período de tempo determinado, os valores do Produto Interno Bruto, importação e importação, definição de sistema de contas nacionais, balanço de pagamentos, contas do sistema monetário. Tudo isto avaliado monetariamente, comparado e definido. Ou seja, é possível conhecer os índices de distribuição de renda, de desenvolvimento humano (IDH) e ainda compará-los com diversos países e ainda, intervindo nos rumos de uma nação, se preciso.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (64.3 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com