TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FINANÇAS CORPORATIVAS

Seminário: FINANÇAS CORPORATIVAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  Seminário  •  8.089 Palavras (33 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 33

Resumo do livro: FINANÇAS CORPORATIVAS

1) Visão Geral de Finanças e o Mercado Financeiro Brasileiro

Objetivo principal é permitir ao administrador financeiro tomar a decisão ótima, que é aquela que visa maximizar a riqueza do investidor, considerando todos os aspectos conhecidos do projeto e os riscos envolvidos durante sua vida útil. Esta maximização é dos resultados globais dos investimentos.

Conceituação de finanças

Finanças são um processo decisório. Para que haja sentido no estudo das finanças três condições necessárias: existir decisão a ser tomada, essa decisão envolver dinheiro e haver o objetivo de criação de valor. Sendo a última base das finanças corporativas, pois está fortemente vinculada à geração de riqueza para as empresas.

O administrador financeiro precisa saber quanto e em quais ativos a firma deve investir, bem como conhecer como deve ser levantado o caixa necessário para isso. Desse modo, o administrador financeiro precisa tomar as decisões de investimento e financiamento e, para isso, deve encontrar respostas específicas que coloquem os acionistas ou cotistas da firma na melhor situação possível. Seu sucesso será julgado pelo valor criado.

As finanças ocupam-se de processos, instituições, mercados e instrumentos envolvidos na transferência de fundos entre pessoas, empresas e governos, e os gestores financeiros administram ativamente as finanças de todos os tipos de empresas, financeiras ou não financeiras, privadas ou públicas, grande ou pequenas, com ou sem fins lucrativos. Esses gestores financeiros também são conhecidos como controllers.

Controllers desempenham diversas tarefas, tais como: orçamento de capital, previsões de fluxo de caixa, administração do crédito, análise de investimentos, controle de custos, financiamentos e tomada de empréstimos.

Iniciando o estudo das finanças

Para tomar as decisões financeiras ótimas, você deve começar a identificar os aspectos relevantes, as relações risco versus retorno envolvidas e os fluxos de caixa dos ativos.

Identificação e representação de um ativo

Sempre existe um ativo envolvido em uma decisão financeira, apesar de as vezes ele nãi ser fácil de identificar.

Os ativos podem ser:

- tangíveis: são aqueles que você pode ver, tocar, medir, pesar. Ex.: prédio, máquina;

- intangíveis: não existem fisicamente. Ex.: patentes;

- de base: tem valor por si próprio. Ex. grãos de café;

- derivativos: são aqueles cujo valor depende de outro ativo base. Ex.: contrato futuro para compra de café.

A identificação de um ativo qualquer, sob análise financeira, implica a determinação dos fluxos de caixa que ele pode gerar para seus investidores (retorno).

O fluxo de caixa que interessa para a tomada de decisão é o operacional, incremental, livre após o pagamento de taxas e impostos. Ativos são representados por seus fluxos de caixa futuros esperados.

Exemplo de Fluxo de Caixa:

Fc2 Fc3

Fc1 Fcn

Fc4

1 2 3 4 n

Io

Io – Investimento inicial. Como se trata de uma saída de caixa a seta é para baixo.

Fc – representa o fluxo de caixa livre para o investidor, após taxas, juros e impostos, previsto para cada período.

As características dos fluxos de caixa futuros relevantes para a avaliação são:

- valor (tamanho ou volume) do investimento e dos fluxos de caixa em R$;

- timing (datas) dos pagamentos ou recebimentos;

- risco e incerteza do fluxo de pagamentos;

- sinais dos fluxos de caixa (entrada ou saída de caixa).

Identificação do ambiente

Conhecer o ambiente em que está o ativo objeto da análise é extremamente importante. Para efeito de estudos e métodos de análise, considerações devem ser tecidas sobre hipóteses que criem ou repliquem o ambiente real, para que possamos estudar os assuntos relativos à determinação do valor ativos (avaliação).

A análise da cultura local é muito relevante e pode ser vital.

Identificação do investidor

Existem dois tipos de investidores: credores e sócios. A decisão dos investidores dependerá dos riscos e do retorno oferecidos pelos ativos.

Risco versus Retorno

Risco está ligado à probabilidade de o resultado real ser diferente do projetado.

Conhecendo-se o risco de um ativo, a taxa de retorno para aplicações em renda fixa e o retorno oferecido pelo mercado, pode-se determinar a taxa de retorno “k” adequada a esse ativo.

Retorno esperado

kb

ka

Rf

Risco

0 1 2

Rf - taxa de retorno livre de risco

ka e kb – taxas esperadas para ativos de risco

Avaliação financeira de ativos

Para se tonar a decisão ótima de investir ou não investir, é necessário saber quanto vale o ativo que está considerando. O valor de um ativo pode ser definido como sendo o valor presente do direito a um (possivelmente incerto) fluxo futuro de caixa (pagamentos e recebimentos). Todos os ativos devem ter o valor presente (VP) de seus fluxos de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.6 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com