TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DE GESTÃO DA QUALIDADE

Por:   •  15/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.298 Palavras (6 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 6

Disciplina: FUNDAMENTOS DE GESTÃO DA QUALIDADE – UA 03

Aluno: JESUS MAURICIO DOS SANTOS JUNIOR        

Polo: FRANCA         Turma: 5 SEMESTRE                                                                  

Apresente suas respostas neste mesmo arquivo.

Caro aluno(a),

Esta é a Atividade Avaliativa da UA03.

Consiste em um questionário de 4 questões discursivas.

Cada item vale 1 ponto na composição da nota final.

Antes de iniciar esta atividade, aconselha-se a leitura e compreensão das UAs 01, 02 e 03.

A realização dos exercícios propostos dessas respectivas UAs o ajudará a obter um bom desempenho na disciplina.

Lembre-se que a pesquisa em livros e na internet também é aconselhável.

Entretanto, em hipótese alguma copie respostas prontas (plágio) em sites e de trabalhos de colegas, pois sua avaliação poderá ser seriamente comprometida.

Responda as questões na ordem que foram formuladas.

Salve o arquivo em PDF e envie sua Tarefa.

Boa sorte!


1 – Leia a UA01.

Leia o texto intitulado “Por que é difícil atender às suas necessidades? ” da Seção “Antena Parabólica” da UA01.

Na leitura você deve ter verificado que há 2 razões apontadas no texto para a insatisfação de clientes em relação aos seus fornecedores, são elas:

  • Pode estar havendo um descompasso entre o que o cliente determinou como necessidade e o que o fornecedor entendeu. Isto ocorre com certa frequência principalmente quando o mercado passa a ser mais exigente e a cadeia de fornecimento não foi devidamente alimentada de tal informação.
  • Perda do padrão de qualidade anteriormente atingido e incapacidade para restabelecê-lo.

Como você já conhece os princípios fundamentais da Gestão da Qualidade Total, porque estudou a UA01, se você fosse o gerente de uma empresa que constatou as duas razões acima para a insatisfação de seus clientes, quais providências você tomaria para evitar:

1.1 o descompasso entre o que o cliente solicitou e a empresa entregou?

1.2 a perda do padrão de qualidade?

R    1.1         A  única forma de resolver esse tipo de  problema  é provocando mudanças,fazendo um choque de gestão e inserindo uma nova cultura na organização.

Como um primeiro passo para evitar a situação de insatisfação dos meus clientes  conscientizaria todos na empresa da importância das mudanças( já que todo ser humano é avesso a mudanças) , seria necessário que todos entendessem os princípios fundamentais da gestão de qualidade , Foco no cliente e qualidade em primeiro lugar;

Melhoria contínua de produtos, serviços e processos; e

Envolvimento, comprometimento e desenvolvimento dos recursos humanos .especialmente os profissionais ligados a área de controle de qualidade.

Segundo passo procuraria me inteirar de como os problemas estão sendo encarados, faria um estudo das causas dos problemas de forma bem elaborada;verificaria se  os processos de auditoria seguem os cronogramas se as auditorias internas  estão sendo cumpridas; ou viraram mera formalidade ? E o que dizer das  ferramentas da qualidade estão sendo utilizadas como mera formalidade;?

 Será que existem falta de indicadores que possam ser acompanhados e cobrados diariamente, ou quando eles existem,  estão sempre fora dos objetivos?

E quais melhorias efetivas; foram conseguidas depois da detecção do problema.

Promoveria auditorias internas extras que são excelentes termômetros para a correção de rotas.

Com base nesta coleta efetiva de dados e informações estaria agora capacitado para o choque de gestão.

  1. Promovendo a qualificação dos profissionais para que eles utilizem suas competências e que elas sejam valorizadas, e evitar que a falta de treinamento e a falta de apoio para tratar as reclamações fizessem com que os profissionais de minha empresa ficassem procurando uma forma qualquer de se livrar do assunto.
  2. Resolveria problemas de comunicação entre níveis gerenciais e níveis inferiores para evitar que os problemas aparentemente resolvidos sejam novamente reclamados.
  3. Promoveria uma mudança na rapidez como os problemas são solucionados evitando lentidão na solução de problemas extremamente simples;
  4. Procuraria conhecer melhor nosso cliente, pois o sucesso na gestão de cliente está em conhecer o comportamento dos indivíduos quanto ao perfil, às necessidades, aos hábitos, às expectativas. Identificar o cliente requer faria estudos minuciosos que tenham continuidade, que disponham de metodologias bem delineadas e fundamentadas e que possuam ferramentas de tecnologia de informação para facilitarem o relacionamento.

1.2 R–         Quanto a correção da perda da qualidade do produto além das ações descritas anteriormente faria com que houvesse  um  o reforço das ações de fiscalização da produção e avaliação da legislação especifica e de normas anteriormente adotadas  para se manter a qualidade, que antes era defendida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (174.1 Kb)   docx (633.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com