TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores que podem afetar a taxa de câmbio

Artigo: Fatores que podem afetar a taxa de câmbio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Artigo  •  700 Palavras (3 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 3

1 – INTRODUÇÃO:

Atualmente após a globalização e maior contato entre os povos a exportação e importação têm se tornado ainda mais comum no mundo dos negócios, além do intuito de fornecer aos demais países suas especiarias exclusivas esse comércio com a colaboração também da internet amplia a concorrência mundial oferecendo ao consumidor final diversas opções.

Porém para que seja efetuada a compra devemos considerar antes de tudo o valor real da mercadoria, que em alguns momentos a compra pode parecer vantajosa, mas dependendo do momento que a economia está nem sempre vale a pena.

O câmbio diz respeito à compra e venda de moeda estrangeiras, portando as transações internacionais são baseadas nessa troca, todos aqueles que dependem do comércio internacional que exportam ou importam produtos devem estar atentos ao preço da moeda internacional, podendo encontrar oportunidades de redução ou aumento de lucro, além de situações alertas em que se torna vantagem investir no mercado interno deixando as transações internacionais ligeiramente em segundo plano.

2 – DESENVOLVIMENTO:

Câmbio segundo o site do banco central acessado em 23/11/2014 é “a operação de troca de moeda de um país pela moeda de outro país.” Sendo assim, toda e qualquer transação internacional é influenciada por essa troca de moedas chamada de câmbio. Além do mercado de importação e exportação quando um brasileiro viajará para outro país será necessária realizar a operação de troca de moedas assim também acontecerá quando algum estrangeiro vier visitar nosso país.

O ambiente em que são realizadas as operações de câmbio são aqueles autorizados pelo BACEN, como: bancos, corretoras, distribuidoras, agências de turismo e ainda meios de hospedagem. A compra de venda de moedas estrangeiras pode ser efetuada por qualquer pessoa física ou jurídica desde que uma das partes da operação seja autorizada pelo banco central.

O objetivo primordial do câmbio é facilitar transações entre os países. Atualmente existem três tipos de regimes cambiais, são eles: fixo, flutuante e flutuante sujo. Nas taxas fixas o banco central se responsabiliza em comprar e vender moedas estrangeiras a um preço fixo, sendo decisão do próprio banco central se esse preço será ou não alterado com o tempo.

Na taxa cambial flutuante a oscilação de preço ocorre e dependendo exclusivamente a regra da oferta e demanda do mercado, já a taxa flutuante suja é uma mistura de taxa fixa com taxa flutuante, podendo alterar de acordo com o mercado, porém possuindo limitações de alteração. Atualmente o Brasil pratica o regime cambial flutuante sujo.

Dentro do câmbio na exportação podemos nos deparar com a variação real e nominal da taxa de câmbio, onde a variação real é relacionada ao preço da moeda em si, ou seja, quanto precisa de moeda nacional para aquisição de moeda estrangeira. Já no caso da variação nominal é relacionada a troca de mercadorias, quando a peça estrangeira ou nacional fica mais barata para venda ou compra na exportação.

Alguns fatores podem influenciar na taxa de câmbio,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com