TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fazenda São Pedro

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.252 Palavras (10 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]UNOPAR

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS



JOÃO DOS SANTOS













Estudo de caso “Fazenda São Pedro”













Canoas
2014


JOÃO DOS SANTOS






Estudo de caso “Fazenda São Pedro”




Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Processos Gerenciais da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Ética, Política e Sociedade; Modelos de Gestão; Economia; Gestão de Pessoas  / 1º Semestre

Professores: Marcia Bastos de Almeida; Karen Hiramatsu Manganotti; Wilson Salvalagio


Canoas
2014








SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO


2-DESENVOLVIMENTO

3-CONCLUSÃO

4-REFERÊNCIAS

























1- INTRODUÇÃO



Com base no caso SUCOS FAZENDA SÃO PEDRO: CRESCER OU NÃO CRESCER, EIS A QUESTÃO, encontra-se a necessidade de se formar um diagnóstico organizacional, visto que este fornecerá uma base para a assertividade em uma tomada de decisões e ações para a melhoria da empresa em questão.
Levando em conta o caso estudado, é de grande importância o cuidado com as considerações e participações de todos os envolvidos, e principalmente na tomada de decisões da presidência da organização, onde este desfecho mostrará com clareza e objetividade as reflexões e/ou passos a serem realizados para um resultado favorável a todos, não só pela contribuição através de cada plano de ação, mas, também, pela rentabilidade da instituição e, consequentemente, das partes envolvidas.

Por ser esta uma empresa familiar, é sugerido que se leve em conta as influências nas relações afetivas, de proximidade, bem com de carisma com os envolvidos, para que se possa desconsiderar qualquer tipo de influência que não sejam relevantes na tomada de decisões. 




2- DESENVOLVIMENTO


PONTOS FORTES

Desde as primeiras décadas do Séc. XX que a Fazenda São Pedro, situada na Região de Ribeirão Preto/São Paulo, pertence à família Azevedo. É reconhecido que esta possui um tamanho acima da média em relação às outras propriedades da região. A fazenda prosperou nos tempos do café e é vista como um modelo na região, em virtude da alta produtividade e cultura.

Por não ter optado pela cultura da cana, como as demais fazendas, tornou-se exclusiva na região. A Fazenda São Pedro focou-se na produção de sucos de laranjas.

Esta possui uma gerência especializada e capacitada, que é composta por José, formado em Administração de empresas, que assumiu a administração financeira da fazenda.

O outro administrador, de nome João, formou-se em Administração de empresas, entretanto, especializou-se na área comercial. Trabalhou em algumas multinacionais e nacionais de grande porte.

Visto que o crescimento dos negócios tem sido demasiado, ambos os administradores possuem seus planejamentos estratégicos, em virtude de saber qual decisão tomar acerca do futuro da fazenda.

É importante considerar que, em 1995, logo no primeiro ano dos negócios, o suco da fazenda já se apresentava em destaque nas gôndolas dos supermercados da região.

Outro ponto forte do negócio a ser citado é o fato de que o administrador João, visando expandir o negócio para outras regiões, planejou o lançamento do produto através da realização de um grande evento, que trará a possibilidade de incentivo rápido e eficiente ao mercado-alvo, em virtude do consumo dos produtos. E ainda, aprofundar e ampliar o relacionamento da empresa com o mercado-alvo.

Fez-se necessário a abertura de um grande escritório comercial, com a evolução dos negócios da fazenda, sendo este administrado por João.

Foi de suma importância no desenvolvimento dos negócios, a criação de uma marca forte, em virtude da fazenda ter se tornado líder absoluta na venda de sucos de laranjas prontos para beber na região de Ribeirão Preto.

Através da criação de novos departamentos, por aspiração de João em relação ao planejamento e organização empresarial, fez-se necessário a contratação de profissionais capacitados para trabalharem em cada setor criado.


OPORTUNIDADE DE MERCADOS

O crescimento dos negócios da “Fazenda São Pedro” na fabricação e distribuição dos sucos, tornou-se favorável em prol do crescimento demasiado do mercado de sucos prontos no Brasil nos últimos anos.

Frente ao sucesso do suco da Fazenda, e conforme o aumento da demanda, deve-se expandir o negócio para outras regiões, como a Grande São Paulo. Porém, para isso, faz-se necessário a expansão da capacidade de produção. Ou seja, considera-se o aumento de máquinas, contratações de novos funcionários e, ainda, possível terceirização da produção.

Destaca-se, ainda, a possibilidade de a fazenda tornar-se uma fabricante de sucos prontos e ter seus produtos vendidos nos principais canais de varejo da região.

Uma possível entrega dos sucos a domicilio, através de pequenos distribuidores locais, também facilitaria o acesso para pessoas que não conseguem se deslocar até a empresa para adquirir os mesmos.

Outra grande oportunidade do mercado-alvo vir a conhecer a empresa, bem como seus demais produtos, seria através do plano de comunicação integrada para o lançamento do novo produto na região feito mediante propaganda dos mesmos nos meios de comunicação (rádio, jornal, revista), assessoria de imprensa, promoção de vendas, merchandising, e ainda internet.


AMEAÇAS

Visto que a fazenda é uma empresa familiar, faz-se talvez necessária a troca de membros da família por outros profissionais do mercado, para que esta venha a crescer.

Deve-se observar que este crescimento, por sua vez, está limitado ao tamanho do segmento do mercado em que a empresa atua.

É também necessário considerar os altos investimentos que as empresas concorrentes têm feito nas ações de marketing, na tentativa de entrarem no mercado da região.

Se o principal canal de vendas for varejo, deve-se observar que o crescimento dos negócios vai depender do aumento da demanda.

Existem, ainda, divergências de opiniões dos dois administradores em potencial, no tocante à decisão quanto ao futuro da empresa.

Por conta destes investimentos que as outras empresas tem feito na área de marketing para entrarem no mercado, o plano de José de permanecer na região, controlando os custos e mantendo a margem favorável, pode ser um risco. Este planejamento de permanência na região, pode ser proveniente do medo pelo desconhecido e de “sair de casa”, em função de não saber se a empresa terá sucesso ou não futuramente.

De acordo com os planos de José, uma mudança na estrutura comercial.

José sugere, por outro lado, que não se invista em mudanças que são incertas e propõe que haja somente compra de máquinas novas em substituição às antigas. Esta decisão trará melhor aproveitamento de matéria-prima, menos desperdício e necessidade de menos funcionários. Acredita ainda que deveriam ser demitidos os gerentes de vendas com salários muito altos, para reduzir custos, e realizada a contratação de novos, com salários inferiores.

Aspectos positivos do plano de José - Compra de novas máquinas em substituição às antigas. Esse aspecto seria positivo evitando desperdícios e melhor utilização da matéria-prima, tendo como resultado um aumento da produtividade. Inclui-se aqui a sugestão de João que acredita que não é necessário somente substituir as máquinas antigas por novas, mas também aumentar o número de máquinas.

Aspectos negativos do plano de José – Redução de custos por demissão de funcionários da área de produção e, também por demissão de gerentes da área de vendas que apresentam salários altos substituindo estes por funcionários mais jovens.

Porém, estes dois aspectos foram tidos como negativos, visto que a demissão de funcionários afeta não somente a empresa que ficará estagnada sem poder crescer, mas também toda a sociedade e a economia da região e país, já que provoca desemprego, contribui para a inflação, etc. Quanto à demissão de funcionários antigos em substituição a outros mais novos, não seria a solução para reduzir os custos. Conforme o plano de João estes funcionários deveriam ser reaproveitados por serem funcionários experientes e que tem conhecimento da origem e da história de sucesso da empresa, bem como de seus interesses. Sugere que estes sejam, então, deslocados para a cidade de São Paulo.

Pensando na sugestão de João, filho mais novo, como seria o seu plano de expansão de capacidade? Como seria o plano de comercialização desses produtos em novos mercados? Qual critério se utiliza para melhor determinar a região onde se propõe que ocorra a expansão?



A empresa deveria inicialmente arrendar terras produtivas na região mais próxima à grande São Paulo, para expansão da capacidade, pois a aquisição é um investimento muito alto perante esses primeiros momentos de expansão da empresa. Deveria também adquirir mais equipamentos e contratar mais funcionários, com isso minimizando os custos de logística entre produção e distribuição do produto na região. Estes novos funcionários contratados, deverão ficar instalados na localidade onde forem arrendadas as terras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (89.9 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com