TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Finanças Empresariais

Projeto de pesquisa: Finanças Empresariais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.348 Palavras (14 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 14

TAMARA DE SOUSA CARDOSO

TEMA: FINANÇAS EMPRESARIAIS

Macaé

2013

TAMARA SOUSA CARDOSO

TEMA: FINANÇAS EMPRESARIAIS

Macaé

2013

SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO...................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO.....................................................................................4

2.1 O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL................................................5

2.2 O CONTEXTO ORGANIZACIONAL..............................................................6

2.3 FORMULAR OBJETIVOS CLAROS..............................................................7

2.4 ADMINISTRAR O COMPORTAMENTO HUMANO.......................................8

3 CONCLUÇÃO...................................................................................................9

4 REFERÊNCIAS..............................................................................................10

1.INTRODUÇÃO

Este trabalho consiste em apresentar enumeras formas de como o Administrador pode atuar nas organizações. Desta forma, o gestor traça metas que deverão ser seguidas para que não faltem recursos para a realização das operações. O planejamento define as linhas de investimento e financiamento da empresa. Administrar é utilizar técnicas de gestão para que a organização alcance seus objetivos de forma eficaz.

A presente análise descreve pontos relevantes ao processo de planejamento financeiro que contribuem significativamente para a empresa atingir seus objetivos da melhor forma possível. O planejamento financeiro torna-se um instrumento indispensável para o sucesso almejado.

Desta forma esse trabalho tem por finalidade, por em prática o conhecimento das matérias do semestre em que o acadêmico desenvolverá a capacidade de análise e avaliação financeira de empresas, tanto no ambiente interno, quanto na sua relação com o ambiente econômico em que está inserida.

2.DESENVLVIMENTO

2.1 Planejamento Financeiro

Sabe-se que para administrar uma empresa são necessários quatro requisitos básicos para que se tenha um bom resultado: a organização, o planejamento, a direção e o controle. Não basta só controlar a entrada e saída de recursos, é imprescindível saber quanto realmente se tem de lucro, quais os gastos fixos e variáveis, será que a organização tem estrutura?

Caracteristicas e fundamento.

O planejamento financeiro tem como processo de estimar as exigências de fundos de um negócio e determinar as fontes de fundos são uma parte importante do planejamento financeiro. Ele leva em considerações o crescimento, o desempenho dos investimentos, e os requisitos de fundos para o negócio durante um determinado tempo, ele fornece um plano detalhado de ação para reduzir a incerteza e par à direção correta de esforços individuais e coletivos.

Enfim o planejamento financeiro objetiva tornar realidade os sonhos, desejos e objetivos de muitas pessoas.

2.2 Demonstrativos orçamentários

2.3.1 Demonstrativo do resultado do exercício projetado

A demonstração do resultado tem como o objetivo principal apresentar de forma vertical resumida o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas num determinado periodo, através do confronto das receitas, custos e despesas, apuradas o principio contábil do regime de competência.

A demonstração do resultado do exercício, oferece uma sintese financeira dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa em certo periodo. Embora sejam elaboradas anualmente para fins de legais divulgação, em geral são feitas mensalmente para fins administrativo e trimestralmente para fins fiscais.

2.3.2 Fluxo de caixa projetado

É a previsão de entradas e saídas de recursos monetários, por um determinado período. Essa previsão deve ser feita com base nos dados levantados nas projeções econômico-financeiras atuais da empresa, levando porém em consideração a memória de dados que respaldará essa mesma previsão. Enfim podemos afirmar que fluxo de caixa é a demonstração visual das receitas e despesas distribuídas pela linha do tempo futuro.

2.3 A necessidade de se cruzar o planejamento com a execução real e suas medidas corretivas.

A necessidade de se comparar o planejamento com a execução é justamente evitar que as atividades não condizem com o que foi planejado.

A isto nomeia-se controle. É fundamental para que consiga atingir seu objetivo, sem o controle ninguém nunca saberá se está no caminho certo ou errado, e pode antecipar alguns fatos e evitar desvios desnecessários do seu objetivo.

2.4 Ferramentas de Análise de Investimentos

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com