TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fridden - Bretton Woods

Por:   •  10/11/2016  •  Resenha  •  1.525 Palavras (7 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 7

Pós-Segunda Guerra Mundial: Bretton Woods, escassez de dólares e recuperação

Pergunta: Por que o período pós-Segunda Guerra Mundial é chamado de ‘’novo consenso’’ por J. Frieden e de ‘’uma nova construção política’’ por Hobbsbawm?

  • Crise de 1929: como consequência principal dela, temos ao redor do mundo, não só nos EUA.
  • Protecionismo
  • Abandono do padrão ouro
  • Queda do comercio internacional
  • Aumento do desemprego: sai do âmbito do indivíduo, culpa não é mais dele, e sim econômico ligado a estrutura da economia, sendo que faz parte de uma estrutura econômica
  • Queda na Produção Industrial
  • Emergência de regimes autoritários: Nazismo (que leva a guerra) e o Fascismo
  • Regulamentação financeira
  • New Deal

Ao fim da guerra esse cenário estava fresco na cabeça da população, EUA e ING começam a discutir que fazer depois. O que se buscava? Qual era o grande objetivo?

Reestabelecer as atividades econômicas, mas em especifico, criar as condições para que o protecionismo não se tornasse mais uma das premissas, que o comercio e as barreiras fosses dissolvida, que a retomada da atividade econômica pudesse recuperar o emprego e renda e a circulação

Ao fim da Segunda Guerra Mundial, o EUA tem um papel de potência hegemônica. Historicamente, desde o século XIX é uma das principais potencias, sendo que entra na 1ª Guerra Mundial entra como devedor e sai como credor unilateral, sendo que não tem abalos diretamente sofridos, da mesma forma que na segunda guerra, tendo perdas ínfimas comparada as outras potencias em ambas as guerras. Em termos indústrias, em 1939 mesmo em processo de recuperação do New Deal, esse era largamente superior a ING, FRA, ITA, os principais países, quando em 1946, se torna metade de todas as outras grandes nações juntas. O seu poder está posto de 1936, sendo que ele se põe em 1946, o seu grande posto hegemônico. A grande diferença é que ele passa a assumir um papel político hegemônico, sendo que em 1946 houve exatamente ao contrário, um vácuo político incentivado por Ester Fano. Assim em 1946, a hegemonia dos EUA em 1946, está dada basicamente por:

  • Industrialmente:
  • Tecnologicamente:
  • Financeiramente: maior detentor de ouro
  • Politicamente

Essa transição de um papel de isolacionismo, o vácuo político, a uma posição hegemônica foi uma possibilidade do comunismo com a União Soviética (sendo esse um fator agregado), o mercado era outro( uma expansão do mercado, dos países capitalista, da economia por mais que o pós-guerra tenha balado, sendo que os EUA exportava 2x mais, emerge a possibilidade dos países da ala comunista influenciarem os outros, e se nada dizesses perderiam mercado,  e como eles vendiam muito para fora e os outros países não tinham como comprar, ele tinha que cirar maneiras para que o sistema econômico mundial fosse restabelecido, sendo que teve uma grande reforma do capitalismo pos segunda guerra, que traz um questionamento do liberalismo econômico, por isso um novo consenso, uma construção política, que só foi possível por acordos que antes seriam inexistente

O que estava em jogo agora era a retomada do sistema financeira mundial, que seria a base para a retomada das atividades econômicas.

Liberalismo: que liberalismo é esse que permitiu tal desregulação que leva a quebra da bolsa, que aumentou grandemente o desemprego, que fez cair a produção mundial e levou o abandono do padrão ouro? Isso começa a ser pensado com o New Deal por Roosevelt. Todas as consequências de 1929

Criar as condições para que a atividade volte sob a tutela do estado para que o capitalismo funcione  

1944: Bretton Woods: Necessidade de reestruturas a economia para reestabelecer o sistema de trocas e compras internacionais.

Sistema Monetário Internacional: criação de série de regras, padronizações acordadas com o objetivo de criar as condições para prover de liquidez e recursos o próprio sistema, regular esse próprio sistema, criar condições para que o sistema tenha confiabilidade para que ele funcione. Os objetivos desses métodos são:

  • Reestabelecer condições para trocas internacionais.
  • Reestabelecer condições para fluxos monetários
  • Criação de regras para ambos âmbitos anteriores.

As instituições criadas com o FMI foram: FMI, ONU, GATT, Banco Mundial.

  • FMI: criado para emprestar dinheiro. A contrapartida estava ligada a influência comunista, ao combate a essa zona de influência. Ser um fundo que resguardaria os estados e forneceria o capital necessário para que os estados se reerguessem macroeconomicamente caso ocorresse desiquilíbrios, desde que sob condições.
  • Banco Mundial: sua concepção seria financiar o desenvolvimento através de empréstimos privados para que recuperassem a atividade econômica. O dólar (moeda mais forte, dada que a maioria da reserva de ouro, capacidade de produção, de exportação, a moeda que se impôs foi o dólar, cuja, os países signatários atrelaram a sua moeda ao Dólar, ou seja, 1 onça de ouro=35 Obamas) assume um papel importante nesse cenário de recuperação econômica mundial:
  • Padrão Ouro-Dólar:
  • Câmbio quase fixo: as moedas poderiam flutuar 10% acima ou abaixo do dólar. A busca era justamente evitar os menos problemas que levaram a crise de 1929. Como eles tinham condição de flutuar minimamente, a ideia era que os estados tivessem condições de internamente criar os caminhos de controle de inflação, desemprego, sendo que o objetivo era quebrar a rigidez do padrão ouro, que estancava a possibilidade de os estados fazerem ajustes.
  • Podia-se recorrer ao FMI sob condições:
  • Controle de jurus: manutenção e controle de jurus baixo de modo que os estados não usassem esse artificio de modo a atrair capitais
  • GATT: acordo geral para tarifas no comercio. Se configurou em rodas de negociado entra países que passaram a aceitar algumas regras com objetivo de reduzir algumas tarifas ao redor do mundo, sendo que dará origem a OMC.

Essa própria configuração traz problemas, o dólar forte, e sempre superavitário, e os outros países que precisam se recuperar e sempre deficitários. Houve uma relativa expulsão de moedas do FMI, ou seja, já que o dólar é principal moeda, moeda mais forte no cenário, e os EUA como sempre superavitário e somente aceitava o dólar, sendo que nesse cenário há uma escassez de dólar. Vale ressaltar o dólar era a única moeda que podia ser convertida em ouro. A falta de dólar era impeditiva para a retomada da economia mundial em um cenário em que temos um país forte e outros em processo de recuperação. O que entrou em discussão foram pontos necessários para que fosse possível a retomada da atividade econômica:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (102.2 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com