TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bretton Woods

Pesquisas Acadêmicas: Bretton Woods. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  1.159 Palavras (5 Páginas)  •  615 Visualizações

Página 1 de 5

ACORDOS DE BRETTON WOODS

Idealizados durante a 2ª Guerra Mundial e colocados em prática após o término da mesma, esses acordos foram finalmente formalizados durante a Conferência Monetária e Financeira das Nações Unidas, também conhecida como Conferência de Bretton Woods, que recebeu esse nome por ter sido realizada numa cidade de mesmo nome, no estado de New Hampshire, nos Estados Unidos.

A conferência foi o resultado de esforços por parte dos Tesouros americano e britânico que pensavam, ainda durante a guerra, sobre a necessidade da criação de novos mecanismos de reconstrução do capitalismo mundial e da inserção do poder econômico e influência norte-americana como solução aos problemas enfrentados pelos países prejudicados e isolados pelos efeitos da Grande Depressão nos anos 30 e da própria 2ª Guerra. Mas acima de tudo não pensavam primeiramente em ajudar tais países, mas sim integra-los a um sistema que mais tarde seria a plataforma de alavancagem para o sucesso da economia norte-americana, pois os acordos eram extremamente vantajosos para o país.

Foi então que em Julho de 1944, delegados de 45 países se reuniram na Conferência com o objetivo de reger a nova ordem econômica mundial do período do pós-guerra, sob promessas de ganhos e de estabilidade econômica aos países aliados. Isso porque, naquela época, havia um medo compartilhado entre os países com relação ao risco de crédito, aos protecionismos gerados pelas desconfianças, aos riscos de desvalorização de suas moedas, às variações selvagens das taxas cambiais e a crise na produção mundial, fato que já se apresentava desde a crise de 1929.

A ideia assegurada em Bretton Woods seria a de um sistema monetário fixado em uma única moeda como moeda padrão, o dólar, que mantivesse o câmbio de qualquer outra moeda flutuando entre 1% para mais ou para menos em relação à mesma. E por fim, o dólar seria a moeda base usada para conversão em ouro, com valor fixado e equivalente a 35 dólares por onça de ouro (31,10g de ouro). Essa atividade, por sua vez, é conhecida como padrão ouro/dólar.

Além do conjunto de regras criadas que promoveriam a segurança e estabilidade monetária, foram criados os organismos multilaterais que seriam responsáveis por supervisionar a liquidez e cumprimento das satisfações entre os países membros. Foi assim que durante a Conferência, foram criadas duas instituições que conhecemos até hoje e que naquela época contribuíram para o que mais tarde seria o maior crescimento do capitalismo e de fluxos comerciais já experimentado até aquele dado momento: o FMI (Fundo Monetário Internacional) e o BIRD (Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento), que tornaram-se operacionais em 1946, quando uma quantidade suficiente de países ratificou o acordo.

Os Estados Unidos saíram da 2ª Guerra como a nova potencial econômica mundial, pois além de não terem sofrido os piores efeitos da guerra, ainda conseguiram criar uma poderosa indústria manufatureira e eram responsáveis pela maior parte dos investimentos mundiais. Investimentos estes que incluíam exportações estratégicas para a reconstrução dos países mais afetados. O Plano Marshal, por exemplo, que foi a ajuda financeira dada à Europa para a sua reconstrução no pós-guerra e outros investimentos como o Plano Colombo, de investir em países asiáticos para adquirirem aliados militares, podem ser entendidos como estratégias econômicas e políticas de criação de um mercado consumidor que provesse o maior desenvolvimento e crescimento do capitalismo, que por sinal teria em seu seio, a soberania dos Estados Unidos da América.

Portanto, fosse mandando ativos financeiros, fosse vendendo armamentos ou emprestando dinheiro à outros países, a estratégia dos EUA se consolidaram em gerar os recursos necessários à manutenção e crescimento do capitalismo no mundo, assim como gerou as bases para o país emergir como a grande potência, se destacando no cenário internacional.

As instituições financeiras criadas durante o acordo tiveram sucesso em sustentar um novo sistema de supervisão, financiamento e reserva que são até hoje o FMI e o antigo BIRD, nomeado nos dias atuais como Banco Mundial. O FMI e o Banco Mundial foram criados com objetivos diferentes, porém são complementares em suas funções. O primeiro seria um organismo que defenderia as economias de cada país, injetando divisas na economia, emprestando dinheiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com