TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TAD Aula 5 Convenção De Bretton-Woods,

Pesquisas Acadêmicas: TAD Aula 5 Convenção De Bretton-Woods,. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 3

Aula 5

2 – c)

Discorra sobre o processo histórico em que se passou a Convenção de Bretton-Woods, e aponte quais decisões da Convenção influenciaram a formação moderna dosistema financeiro internacional?

Ao fim da segunda guerra mundial, Europa e Japão estavam dizimados, econômica e militarmente e sentia-se falta de um "sistema internacional de pagamentos que permitisse que o comércio fosse efetuado sem o medo de desvalorizações monetárias repentinas ou flutuações selvagens das taxas de câmbio" que foi um problema que paralisou o capitalismo mundial durante a Grande Depressão.

Por outro lado, os Estados Unidos, saiu da Segunda guerra Mundial como a economia mais forte, onde teve crescimento industrial e grande acumulação de capital. Não sofreram grandes destruições e tiveram grande lucros ao vender armas e emprestando dinheiro aos combatentes.

Em 1944, reuniram-se 44 países afim de estabelecer uma “livre conversibilidade das moedas, incentivar o desenvolvimento do comércio mundial e conceder financiamento aos países em dificuldades” criando então o Fundo Monetário Nacional e o Banco Mundial, e estabelecendo também uma política monetária que mantinha a taxa de câmbio de suas moedas dentro de um determinado valor ( +/- 1%) em termos de ouro em relação ao dólar, que tornou-se a moeda mais forte, e referência para a moeda dos outros 44 países envolvidos.

Ao FMI competia assegurar a estabilidade das taxas de câmbio e proporcionar socorro temporário aos membros em caso de desequilíbrios, enquanto o Banco Mundial ficaria responsável a auxiliar na reestruturação dos países atingidos pela guerra e financiar projetos específicos destinados ao desenvolvimento econômico de países atrasados.

Em agosto de 1971, incapaz de conter a especulação no mercado cambial, o governo Nixon foi obrigado pelos mercados a abolir o acordo que previa a conversibilidade do dólar em ouro.

A falência do Sistema de Bretton Woods deixou o mercado financeiro contemporâneo imerso em um sistema de constante expansão dos fluxos de capitais e taxas de câmbios flutuantes, tidos como imprevisíveis. O atual sistema possui como objetivo viabilizar a fluidez das relações econômicas internacionais, proporcionando a maximização dos ganhos com o comércio e os benefícios derivados dos movimentos constantes de capital.

A globalização financeira que se consolidou ao longo dos anos de 1980, com os respectivos processos de liberalização e/ou desregulamentação financeira, aumentou a importância dos mercados de capitais vis- à-vis o mercado de crédito bancário, aprofundando, assim, a nova lógica de investimento dos agentes econômicos, que passaram cada vez mais a adquirir um caráter especulativo. A partir deste raciocínio, os investimentos passaram a não ser mais realizados através da capacidade de se produzir em um fluxo de rendimento, capitalizados à taxa de juros correntes, mas sim, em função do ganho de capital a partir da expectativa de variação do valor de mercado do ativo de curto prazo. Assim, os agentes econômicos (empresas, famílias e até mesmo os bancos) nas suas decisões de alocação de riquezas passaram a ser guiados predominantemente pela lógica especulativa, procurando “prever a psicologia do mercado”. Deste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com