TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PROCESSO

Tese: GESTÃO DE PROCESSO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  Tese  •  1.647 Palavras (7 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 7

GERENCIAMENTO DE PROCESSOS

1) Aponte as desvantagens de se manter uma lista de processos bloqueados de acordo com prioridade de cada processo.

As desvantagens de manter-se uma lista de processos bloqueados de acordo com a prioridade de cada processo, é a espera, já que processos importantes podem ser executados indefinidamente, neste caso, o escalonador pode diminuir a prioridade do processo corrente e trocá-lo pelo próximo com maior prioridade. As vantagens e as desvantagens dos processos farão sentido dependendo do uso que será feitos deles.

Quando os processos têm alta prioridade e necessitam de respostas rápidas o escalonamento por prioridade pode ser vantajoso, como é o caso da maioria da CPUs utilizadas atualmente.

2) Suponha que, durante a execução de um processo, seja feita uma solicitação de leitura de disco. Nesse caso, quais são os estados que o processo percorre até retornar ao processador, após ser atendido na requisição feita? Se achar mais fácil, você pode ilustrar os passos, mais lembre-se de deixar as explicações registradas.

Quando um processo esta sendo executado e necessita de outro recurso, o qual não disponível naquele momento, ele ocupa o estado de bloqueado, até que o recurso seja liberado. Uma vez liberado o recurso, esse processo entra em estado de pronto, e aguarda na fila até que o escalonador o escolha para ocupar a CPU novamente, ou seja, o estado de execução.

3) Dado um sistema que roda processos interativos de diversos usuários, qual deveria ser o valor do quantum para esse sistema? Justifique sua resposta, fundamentando-se na teoria estudada.

O valor ideal pode ser obtido através de um balanceamento entre as cargas dos processos, assim, não seria extenso demais ou demasiadamente curto, (o que poderia sobrecarregar o sistema ou danificá-lo) podendo atender esses processos sem afetá-los.

4) Além das vantagens na utilização dos processos-filhos, quais seriam os riscos? Justifique.

A vantagem na utilização dos processos-filhos é que trabalham concorrentemente, e isso ajuda a controlar a aplicação do processo. O risco está na eliminação do processo-pai, o que acarretaria na perca de todos os processos-filhos, uma vez que possuem estrutura hierárquica. A também uma desvantagem, que esta relacionada à utilização dos subprocessos, conforme aumenta a utilização de subprocessos, há desperdício de tempo gasto com a criação e eliminação desses subprocessos.

5) Considerando a tabela a seguir, escolha a alternativa que indica a sequência correta na seleção de processos em função do tempo de CPU, utilizando o escalonamento FIFO.

Processo Tempo de Execução do Processo

Processo Tempo de Execução do Processo

A 9

B 3

C 6

a)3,6,8

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com