TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GLOBALIZAÇAO E ECONOMIA

Por:   •  1/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 3

FAPAL – FACULDADE DE PALMAS

APS – ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA

PALMAS

MAIO/2014

FAPAL – FACULDADE DE PALMAS

ECONOMIA E GLOBALIÇÃO

PALMAS

MAIO/2014

INTRODUÇÃO

O tema que pretendo apresentar é a Globalização Econômica. Através deste trabalho, vou tentar mostrar como ocorreu essa globalização, como se refletiu nos mercados econômicos dos diversos países, transformando de maneira irreversível a economia e a forma de vida da população mundial. Ao longo deste trabalho vou tentar mostrar ainda, através de várias pesquisas, a origem, vantagens e desvantagens da Globalização Econômica e os seus efeitos em geral no mundo.

GLOBALIZAÇÃO – Definição Geral

Chama-se de globalização ao crescimento da interdependência entre os povos e países do mundo, pois cada vez mais parece que o nosso planeta está ficando menor e que todos se conhecem e ficam sabendo através dos meios de comunicação o que ocorre no mundo inteiro no mesmo dia. A globalização tem a ver com a forma em que os países interagem entre si e aproximam suas populações, tendo em conta os aspectos econômicos, políticos e sociais.

GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICA

A rigor, as sociedades do mundo estão em processo de globalização desde o início da história. As navegações e o processo colonialista permitiram à humanidade acelerar os contatos de troca de informações, de técnicas, de cultura que possibilitaram a interligação dos mercados mundiais, bem como a expansão do capitalismo. A globalização é sem dúvida um fenômeno capitalista e que se desenvolveu sobretudo a partir da Revolução Industrial. A globalização econômica é o processo através do qual se expande os mercados e as fronteiras nacionais parecem mesmo desaparecer. Basicamente é um processo de integração das economias e mercados nacionais. No entanto, ela compreende mais do que o fluxo monetário e de mercadorias; implica na interdependência dos países e das pessoas, além da uniformização de padrões que estão ocorrendo em todo o mundo.

As principais características da globalização econômica são a homogeneização dos centros urbanos, a expansão das corporações para fora de seus núcleos geopolíticos, revolução tecnológica nas comunicações e na eletrônica.

Outra característica importante, considerada a fase mais avançada da globalização econômica é a formação de vários blocos econômicos  regionais, cujo objetivo principal é aumentar as relações comerciais entre os membros, através de vantagens e regalias estabelecidas entre si, baseadas no livre comércio, com o fim das fronteiras nacionais e na flexibilização do sistema financeiro.

Com a abertura das fronteiras e a livre circulação de pessoas, bens e serviços, as grandes corporações internacionais instalam suas fábricas em qualquer lugar do mundo onde existam as melhores vantagens fiscais, matérias-primas e principalmente baixo custo pela mão-de-obra. Com isso, grande parte dos produtos não tem mais uma nacionalidade definida.

VANTAGENS E DESVANTAGENS

Sem dúvidas o aspecto de maior relevância que causou efeitos negativos do intercâmbio maior entre os diversos países do mundo é o desemprego. Isso porque as empresas com o objetivo de racionalizar a produção e diminuir os custos tiveram de produzir mais com menos empregados, incorporando novas tecnologias e máquinas, fato que levou o trabalhador a perder espaço no processo de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (78.3 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com