TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciando Pessoas

Projeto de pesquisa: Gerenciando Pessoas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.313 Palavras (6 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 6

ATIVIDADE PROPOSTA

1. Elabore uma síntese (mínimo 5 páginas inteiras) utilizando o livro citado anteriormente, abordando a gerenciamento de riscos e gerenciamento de pessoas, página 415 à 430.

Gerenciamento de pessoas

As pessoas representam o patrimônio intelectual de uma organização, são elas que para atender os requisitos do projeto e resolver eventuais problemas técnicos de maneira mais eficiente possível, por isso são consideradas o maior patrimônio da empresa, e é de responsabilidade dos gerentes de software garantir o melhor retorno sobre tal investimento aproveitando de cada um dos membros de sua equipe o melhor de suas habilidades para atingir os objetivos de um projeto. Os gerentes devem motivaras pessoas e organizar o trabalho para assegurar que esse seja feito de maneira apropriado.

Porem é comum vermos no setor de software falhas de gerencia que uma das mais significativas razões para falha de projetos.

Os gerentes não levam em conta as limitações das pessoas impondo prazos impossíveis de serem cumpridos por suas equipes .Aceitam novos requisito sem analise prévia da equipe, fazem reuniões , porem não permitem que as pessoas expressem suas opiniões para contribuir com o projeto.

Os gerentes deveriam trabalhar juntos as suas equipes, para identificar como seu trabalho pode contribuir para que as meta sejam atingidas.

Existem muitas formas de melhorar o desempenho da organização e todas envolvem uma melhor utilização das pessoas. A gestão de pessoas é regida por parâmetros intangíveis, como: desejos, motivação, autoestima, confiança, satisfação, respeito, criatividade, entre outros.

A gestão de pessoas é baseada nos modelos mentais dos gerentes de projeto e em suas experiências e em suas competências técnicas que em geral são insuficientes para enfrentar os desafios das transformações ocorridas no âmbito estratégico, de negócios e de gestão de pessoas. O novo enfoque para a gestão de projetos de software passa a exigir de seus gerentes habilidades voltadas para as questões relacionadas aos recursos humanos, não bastando apenas as habilidades em questões administrativas ou técnicas.

A implementação da gestão de pessoas dentro de um projeto, permite que o gerente do projeto seja apenas um facilitador dos processos, ao permitir o diálogo nas relações de trabalho, já que tem consciência do potencial de quem está trabalhando consigo.

Agora, para chegarmos a esse nível de excelência, é necessário que também sejam levados em conta o nível de envolvimento das pessoas no projeto, pois, se todos tiverem noção da sua responsabilidade, do impacto do projeto, e do projeto em si, tornar-se-á muito mais fácil o trabalho do Gerente do Projeto.

Aliado a isso, cabe a pessoa responsável pela gerencia de recursos humanos de um projeto, a organização da capacitação dos envolvidos, observação dos envolvidos, quanto ao se processo de desenvolvimento, e a manutenção desses níveis de excelência, quando por ventura, houver a necessidade de troca membros da equipe.

Assim, gerir pessoas dentro de um projeto de software, e está sempre atento a possíveis inadequações de perfil, à determinada função, e no caso realocamento da mesma, ou até mesmo despensa. Também se deve atentar para casos de desconhecimento das atividades exercidas, sendo função, então, do gerente de recursos humanos, buscar a melhor maneira de suprir tal necessidade, a fim de que se alcance o padrão desejado.

Escolhendo a equipe

Uma das mais importantes tarefas de um gerente de projeto de software, é a escolha da equipe, para isso podem são usados alguns parâmetros como:

• Capacidade para desempenhar a atividade

• Interesse e motivação no trabalho

• Experiência com

– aplicações semelhantes

– ferramentas ou linguagens semelhantes

– técnicas semelhantes

– ambiente de desenvolvimento semelhante

• Treinamento

• Capacidade para se comunicar com outras pessoas

• Capacidade para compartilhar responsabilidades

Porem durante este processo os gerentes estão sujeitos a enfrentarem alguns problemas por exemplo:

– Alocação de atividades (tarefas)

– Gerenciamento de Pessoal

– Estilos de trabalho

– Canais de Comunicação

– Dependência entre tarefas em projetos de software

Com a escolha da equipe adequada conseguimos obter as principais metas do trabalho em equipe, podemos destacar entre elas a composição, coesão, comunicação e organização da equipe.

Gerenciamento de riscos

O gerenciamento de riscos tem como foco identificar e avaliar possíveis vulnerabilidades eu possam resultar em ataques aos ativos do sistema, Para identificar os riscos específicos é necessário entender a tecnologia, a equipe e o ambiente do projeto, examinar o plano do projeto e o escopo do sistema de maneira eficaz afim de garantir o sucesso do gerenciamento de riscos.

• Identificar: produzir uma lista dos riscos que podem vir a comprometer o resultado esperado.

• Avaliar: avaliar a probabilidade da perda e o tamanho do dano causado por ela.

Através de estas informações desenvolverem um planejamento, definindo cada ação, para cada item de risco priorizando as ações e criando um plano integrado de gerenciamento de risco, monitorando o status e ações tomadas.

Identificação dos riscos:

A identificação dos riscos pode ser feita através de um “Checklist” que focaliza subconjuntos de riscos conhecidos:

• Tamanho do produto

• Impacto no negócio

• CaracterÍsticas do cliente

• Definição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com