TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciando Pessoas

Projeto de pesquisa: Gerenciando Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.784 Palavras (8 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 – Gestão de Pessoas 02

2 – Mudanças Organizacionais 3

3 – Tempos Modernos X A Moderna Gestão de Pessoas 3, 4

4 – Formulário 4, 5, 6, 7

5 – Estudo de Caso 8, 9

5 – Bibliografia 10

1. GESTÃO DE PESSOAS

Primeiramente, podemos dizer que gestão de pessoas é um conjunto de práticas e políticas seguidas por ambas às partes, organizações e colaboradores, para que assim tragam a realização mutua ao longo do tempo. Neste sentido podemos dizer que a gestão de pessoas nas organizações deve criar maneiras e estímulos para que seus colaboradores deem o melhor de si e sejam beneficiados com aquilo que a organização tem de melhor a oferecê-los.

A Gestão de Pessoas está subdividida em seis processos, que se bem utilizados podem levar a organização e seus colaboradores ao sucesso, são eles:

1. Processos de agregar pessoas: Recrutamento e Seleção de novos colaboradores

2. Processos de aplicar pessoas: o que as pessoas farão, orientação e desempenho

3. Processos de recompensar pessoas: remuneração, benefícios, incentivos

4. Processos de desenvolver pessoas: planos de carreira, treinamentos, programas de melhoria

5. Processos de manter pessoas: condições de trabalho, higiene, segurança e qualidade de vida

6. Processo de monitorar pessoas: acompanhar e controlar atividades, através de banco de dados e sistemas de informações gerenciais, com foco nos resultados.

Com base neste novo conceito, a Gestão de Pessoas está baseada em três aspectos fundamentais:

As pessoas como seres humanos: ou seja, com personalidade e história próprias, possuidores de conhecimento, habilidades e atitudes indispensáveis às organizações.

As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais: que fornecem à empresa inteligência, talento, criatividade, comprometimento e renovação constante em um mundo de mudanças e desafios.

As pessoas como parceiras da organização: como parceiros, as pessoas investem conhecimento, esforços, etc. na empresa, na expectativa de obter retorno (salários, crescimento, profissional, benefícios). Postura pró-ativa, comprometimento, responsabilidade são características de parceiros.

2. MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS

A mudança mais importante ocorrida na gestão de pessoas, mas talvez ainda não aplicada em todas as organizações, diz respeito à consideração do funcionário, antes visto apenas como recurso econômico e agora sendo visto como capital humano e parte fundamental a organização, atuando diretamente em sua base.

Anteriormente, tudo era visto em partes e feito separadamente, agora o processo é acompanhado do inicio ao fim, a visão é ampla e o foco em resultados.

3. TEMPOS MODERNOS X A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS

O conflito entre o filme e o livro é visível e extremamente notório, há muitas contradições e impactos e podemos dizer que os aspectos de trabalho na época do retrato de Chaplin e o cenário abordado no livro são completamente diferentes.

No filme de Chaplin o trabalhador é visto como mão-de-obra barata e que não precisa de condições ou estímulos para que exerça suas atividades, eram colocados no “chão de fábrica” e submetidos ao trabalho árduo, com velocidade controlada e movimentos repetitivos. Através disso não tinham qualidade de vida em nenhum momento, suas moradias eram simples e mal tinham alimentos, nas fábricas ficavam a maior parte do tempo na produção e muitas vezes nem sabiam o que era produzido, devido ao capitalismo da época. Se compararmos com o cenário atual, percebemos que nada disso é mais admissível nas organizações, pelo menos na maioria delas, onde agora todos são considerados colaboradores e vistos como a base da organização, onde esta precisa deles para alcançar suas metas e objetivos e estes da mesma forma precisam das organizações para manter suas vidas com qualidade. Podemos observar no filme também, a falta de condições diretas ao trabalho dos funcionários, a falta de segurança, higiene e mesmo da alimentação, que era feita de forma rápida para não atrapalhar ou atrasar a produção. A Gestão de Pessoas hoje está ligada a este fato e são oferecidos aos colaboradores ginástica laboral, alimentação controlada por nutricionistas, opções de lazer e de descanso a todos, dentre muitos outros benefícios.

O filme aborda também a opressão que sentiram os funcionários na época, pois além de a maioria ter perdido o emprego os mesmos não tinham quem os defende-se, a falta de emprego gerava manifestações e brigas e as fábricas não conseguiam abrir suas portas. Se compararmos podemos notar que os fatos estão bem diferentes hoje, o trabalhador quando perde seu emprego tem uma ajuda que o mantém por certo período até que encontre outra oportunidade de emprego, há também sindicatos para todas as categorias, que colaboram para que os direitos dos trabalhadores se mantenham assegurados.

No filme de Chaplin o trabalhador era considerado apenas um recurso da empresa, que podia ser substituído e colocado onde para a empresa fosse melhor. A Gestão de pessoas hoje implantada nas organizações tem como objetivo manter equilíbrio entre as partes e são consultados trabalhador e organização para a tomada de decisões quanto à ação a ser tomada.

Ou seja, diversas mudanças aconteceram e a gestão de pessoas desempenha papel de grande importância nas organizações, sendo inovada e se colocada em prática de forma correta trazendo benefícios a todos os envolvidos.

4. Formulário

1. Na sua empresa todos tem acesso a informação dos procedimentos que devem ser seguidos conforme o protocolo com diversas regras que não são alteradas há algum tempo?

( x)Sim ( )Não

2. As informações e permissões são dadas apenas ao proprietário ou há lideres que possuem certas autonomias para tomada de decisão?

(x

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com