TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciando Pessoas e Liderança

Seminário: Gerenciando Pessoas e Liderança. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2013  •  Seminário  •  1.716 Palavras (7 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 7

Gestão de Pessoas e Liderança

Justificativa:

Visamos o envolvimento e o compromisso das pessoas (professores, profissionais, pais e estudantes) com o projeto pedagógico da escola. Promovemos e incentivamos a formação continuada dos professores, especialistas e diretor.

Propiciamos o aprimoramento dos educadores, incentivando-os a participar de cursos, palestras, congressos de educação e a integração dos grupos de estudo.

Realização de encontros na escola ciclos de estudos e oficinas pedagógicas, parceria com outras escolas para, juntos, desenvolvermos ações de formação continuada da equipe docente. Foi e é de fundamental importância que todos da escola estudem os CBC, os cadernos da SEE/MG elaborados pelo CEALE, os materiais didáticos pedagógicos, como o Guia do Professor Alfabetizador, disponibilizados pela SEE, os livros e revistas pedagógicas e toda legislação pertinente à melhoria da aprendizagem dos alunos.

Na liderança o papel do especialista é planejar e coordenar a realização das ações para garantir a formação continuada da equipe de Professores junto à Direção em benefício da qualidade da educação.

Gestão de Infraestrutura: recursos e serviços

Justificativa:

A escola no momento encontra-se no processo de recursos financeiros que envolve uma 2ª fase para o desenvolvimento das atividades no que se refere a reforma do prédio, pois a estrutura física, necessita ainda melhorar o conforto ambiental, estética, espaço para o benefício da aprendizagem e da comunidade carente sobre todos os aspectos.

Nossas salas necessitam de reformas na iluminação, ventilação, novos quadros (lousas), colocação dos vidros das janelas.

No momento a estrutura ainda é pré-fabricada, área interna cimentada, área de circulação arborizada, uma quadra coberta utilizada para a educação física, recreação e eventos realizados extraclasses, banheiros azulejados, há também um espaço para horta e um jardim na entrada da escola.

Organização Escolar

Justificativa

É da competência de todos os pedagogos e direção coordenar e articular a implementação e a efetivação das práticas que compõem o planejamento geral da escola. Um dos segmentos é a liderança dos alunos líderes de cada turma, professor coordenador garantindo os aspectos da organização escolar seja integrado numa linha de ação e colaboração para a efetiva organização e realização em todos os segmentos da escola. Pontos a considerar:

O que é ser líder?

Ter espírito de liderança, atitude, decisão, colaborando com os demais, ajudando os colegas melhorar a conduta, a disciplina junto com professor coordenador da turma.

A enturmação é um ponto a considerar, é um trabalho que cada líder deve auxiliar junto com os professores da classe.

Através do Projeto Firmamento se estende para melhorar o desenvolvimento, a participação de todos e de como trabalhar em grupo. O mais importante para o sucesso da aprendizagem do aluno é usar as sugestões, o emprego eficaz do planejamento, da didática sequenciada para melhorar a disciplina, o conteúdo e a sociabilidade.

Outro ponto a considerar:

Não agrupar alunos com as mesmas características de aprendizagem, atitudinais, cognitivas em uma mesma turma.

Considerar os pares de idade, uma vez que a proposta pedagógica contempla os aspectos que é a reenturmação temporária, de acordo com as necessidades das dificuldades encontradas para alcançar a aprendizagem dos alunos.

O Projeto Firmamento cria na Escola e nas turmas dos 6º anos um clima educativo, um ambiente alfabetizador e favorável à aprendizagem a partir das necessidades evidenciadas, dos conflitos que surgem e da criatividade dos professores. Zelar pelas relações internas da sala de aula e pela relação permanente com os pais e comunidade é tarefa inadiável e fundamental do plantão Pedagógico de cada etapa encerrada em conjunto com os pedagogos e a direção de detectar e apresentar aos responsáveis o rendimento dos filhos através das avaliações, boletins e notas no que diz respeito a quantitativo, o qualitativo de cada educando e cadernos de ocorrência do aluno líder.

Obs.: as metas de desenvolvimento do Projeto Firmamento:

Desenvolver atividades que possibilitem os alunos aprofundarem seus conhecimentos linguísticos e familiarizar-se com a estrutura das questões e os objetivos do formato de avaliação externos como: SIMAV: PAEE, PROEB e a PROVA BRASIL. No sentido de auxiliar tanto o aluno como o professor ambos poderão discutir, resolver e conhecer essas questões, aprofundando, capacitando e consolidando habilidades, capacidades e conteúdos desenvolvidos na sala de aula, objetivando o ensino aprendizagem solucionando, identificando e principalmente acompanhando a evolução da qualidade da educação, aluno e professor.

As ações trabalhadas no procedimento de leitura, implicações do suporte do gênero e dos enunciados na compreensão do texto, relação entre textos, coerência e coesão no procedimento do texto, relações entre recursos expressivos e efeitos de sentidos variação linguística, assistência individual, conhecimento, descobertas, questionamentos entre aluno/professor e professor/aluno.

Resultados alcançados foram satisfatórios e surpreendentes. Conseguiu-se motivar toda a escola no desenvolvimento do Projeto, obteve-se um resultado satisfatório com o avanço de alunos que saíram do baixo desempenho, e foram para o intermediário um total de nove na primeira fase do projeto, e de dezessete do intermediário para o recomendável. O avanço foi ainda maior, com a percepção por parte dos alunos quando fizeram ligação dos nomes das turmas com o nível de desempenho os quais se referiam, melhoram ainda mais o interesse e o nível de aprendizagem de todas as turmas.

O Projeto Firmamento foi significativo, o trabalho em equipe, as descobertas, o empenho, a dedicação, o comprometimento e as mudanças dos docentes e discentes. Mudanças de atitudes e maneiras de conduzir e intermediar o conhecimento até com a participação dos pais, reuniões saindo do tradicional para as inovações das práticas pedagógicas, pois todas as disciplinas são responsáveis pelos avanços e aprendizagens significativas dos alunos onde há o envolvimento de todos os segmentos como: colegiado, pais, serviçais e parcerias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com