TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estratégica - Afonso Reis

Por:   •  18/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.859 Palavras (12 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 2]

Gestão Estratégica[pic 3]

Afonso Esteves da Silva Reis

[pic 4]Março / 2016

Gestão Estratégica

Trabalho solicitado pela professora Celeste Pinto, apresentado no âmbito da disciplina de Gestão Estratégica e Empreendedorismo como parte dos requisitos para avaliação sumativa.

Afonso Esteves da Silva Reis

ÍNDICE

Introdução        

I-        Gestão Estratégica        

II-        Gestão Corrente        

III-        Características e Atributos da Gestão Estratégica        

1.        Interdependência Sistémica        

2.        Iniciativa        

3.        Incerteza        

4.        Risco        

5.        Criatividade        

6.        Conflito        

7.        Senso Crítico        

IV-        Evolução da Estratégia Empresarial        

V-        Compreender a Interligação entre Análise Estratégica, Formulação da Estratégia e Implementação e Controlo da Estratégia        

VI-        Fazer a Distinção entre Estratégia, Planeamento e Pensamento Estratégico        

VII-        Conhecer Benefícios da Gestão Estratégica        

Introdução

Com este trabalho pretende-se fazer uma síntese do conteúdo que rodeia a gestão estratégica. Procura-se também consolidar dúvidas e estabelecer conceitos sobre os subtemas da gestão estratégica.

Com uma situação empresarial cada vez mais concorrencial, onde a evolução é constante e muito rápida, é fundamental compreender a interligação entre análise estratégica, formulação, implementação e avaliação da estratégia e como também saber aplica-la em diferentes contextos.

Assim, uma empresa na elaboração da sua estratégia de gestão deve perceber a distinção entre estratégia, planeamento e pensamento estratégico e conhecer os benefícios da gestão estratégica.

  1. Gestão Estratégica

Gestão Estratégica é o plano da gestão para fazer crescer um negócio, atrair clientes, competir com sucesso, conduzir as operações, e atingir determinados objetivos de desempenho na empresa, satisfazendo os seus clientes ao máximo.

Para ter uma estratégia de gestão, a empresa tem que ter uma “visão” sobre o futuro para que todos os seus objetivos e missões sejam alcançados com sucesso. Por isso deve-se criar uma estratégia após uma análise da situação presente da empresa, quem somos, o que fazemos, onde se quer chegar e o que se deve fazer para lá chegar.

Dentro da Gestão Estratégica existem vários passos a seguir. Primeiro sendo realizado um diagnóstico ou avaliação estratégica, onde são realizados os levantamentos da situação atual da empresa, procurando assim avaliar a existência e a adequação das estratégias em curso dentro da instituição. Dentro da avaliação estratégica são levantadas informações como a competitividade da empresa, o portefólio de produtos, ações de mudanças, vulnerabilidade e ameaças existentes, quantidade de recursos disponíveis para projetos futuros.

De seguida deve-se realizar uma verificação sobre o envolvimento e disponibilidade da direção da empresa em relação ao futuro, às ações tomadas pela alta administração para solucionarem eventuais “janelas” estratégicas, a atenção às mudanças que podem afetar a empresa de forma positiva ou negativa, obstáculos dentro da própria instituição, a existência de perfeita comunicação interna, a existência de sistema de reconhecimento que venham de encontro com a missão, visão e valores da empresa.

 Depois inicia-se o processo de seleção das prioridades em função da gravidade dos problemas encontrados dentro da organização e assim é estabelecida uma sequência lógica para a implementação das ações, com foco nos problemas mais importantes. Este tipo de ação é conhecido como direcionamento estratégico, ou seja, é o momento que se define o rumo que a instituição precisa de seguir para sobreviver ou sobressair em determinado cenário.

Como o conceito de estratégia relaciona-se diretamente com visão do futuro da empresa, esta deve então manter a vigilância estratégica, deve observar, acompanhar, questionar e vasculhar o horizonte no tempo e no espaço à procura de possíveis riscos e oportunidades que possam exigir ações antecipadas e respostas estratégicas da organização.

  1. Gestão Corrente

Gestão corrente é uma gestão do dia-a-dia, onde a única preocupação é responder ao presente com o presente, é uma gestão onde não se tomam medidas de carácter estratégico que possam comprometer decisões do futuro. É uma estratégia de gestão sem desejar praticar atos muito relevantes e com grande impacto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (212.1 Kb)   docx (77.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com