TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Crédito

Por:   •  23/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.724 Palavras (11 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 11

Sumário

Introdução        

Apresentação da Empresa        

Política de Crédito - Teoria        

Relatório da Empresa Totvs        

Risco de Crédito        

Políticas de Concessão de Crédito        

Dados Para Apuração do Rating:        

Diagnóstico        

Conclusão        

Proposta        

Referências Bibliográficas        

Anexos        

Introdução

Este trabalho tem como objetivo apresentar o conceito de política, análise e concessão de crédito, e mostrar como este conceito pode ser utilizado na prática através da análise de uma empresa.

É de extrema importância ter uma gestão de crédito adequada, pois sem esta a empresa pode obter resultados negativos não esperados, devido a inadimplência de seus clientes.

Depois de concluído o relatório da empresa analisada, será apresentado o parecer.

Apresentação da Empresa

A empresa escolhida para ser analisada durante o projeto é a Totvs, uma empresa brasileira do segmento tecnológico, mais precisamente na área de software, informática. Seu nome deriva do latim, TOTVS significa “tudo” ou “todos”.

A totvs atua no mercado de trabalho desde 1983. Foi a primeira do setor de TI da América Latina a fazer o IPO no Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo, em 2006.

A empresa possui mais de 26 mil clientes ativos e aproximadamente 12 mil participantes em unidades próprias e franqueadas, e tem presença em 39 países, também por meio de unidades e franquias.

Política de Crédito - Teoria

Crédito, segundo Silva (2008, pg.57) “consiste na entrega de um bem ou de um valor presente mediante uma promessa de pagamento em data futura”.

Quando a empresa vende a prazo mercadorias, produtos ou serviços são concedidos créditos para seus clientes. Para que a empresa não tenha prejuízos nesta operação, é de extrema importância estabelecer uma política de concessão de crédito.

Política de Concessão de Crédito é o instrumento usado para impedir a inadimplência que a empresa pode sofrer, são os critérios usados para conceder créditos, seja para uma pessoa física ou jurídica, visando assegurar a uniformidade nas decisões, aperfeiçoar a administração do risco de crédito, garantir os níveis de risco e perdas.

Estes critérios servem para classificar o cliente, identificar se tem capacidade financeira para honrar com os compromissos a serem assumidos, ou seja, selecionar os bons e os maus pagadores de acordo com seu perfil.

É importante que ao estabelecer a política de crédito, a empresa:

- Fixe, para venda de seus produtos ou serviços de prazo compatíveis com os prazos de seus fornecedores;

- Estabeleça limites para cada cliente;

- Determine o custo da captação de recursos combinado com o risco de cada perfil de cliente, para não afetar o retorno;

- Defina metodologia de análise do risco das operações de crédito;

- Estabeleça política de cobrança e controle das operações.

(Securato, 2012, pg. 26)

A política de crédito realiza o planejamento e estudo de acordo com as vendas e empréstimos (no caso de Bancos) realizados, comparando com o valor de recebimento e a data em que o pagamento foi efetuado, desta forma identificando os inadimplentes, fazendo sua classificação (rating).

Uma ferramenta muito eficaz para traçar o perfil do cliente é analisar o risco de crédito que este representa para a empresa.

Risco de crédito consiste na possibilidade do não recebimento do título, segundo Silva (2008, pg.57) estes riscos “podem ser classificado em quatro grupos: risco do cliente ou risco intrínseco; risco da operação; risco de concentração; e risco da administração do crédito”.

Os riscos de créditos são apurados baseados nas variáveis de risco: caráter, capacidade, condições, capital, colateral e conglomerado, conhecidos como Os “C”s do Crédito, e devem ser analisadas para cada tomador. Como base em parecer fundamentado nas informações favoráveis ou desfavoráveis dessas variáveis, apura-se o risco de crédito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (683.3 Kb)   docx (340.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com