TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História do Vale

Pesquisas Acadêmicas: História do Vale. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.432 Palavras (18 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 18

Missão

Transformar recursos naturais em prosperidade e desenvolvimento sustentável

Visão

Ser a empresa de recursos naturais global número um em criação de valor de longo prazo, com excelência, paixão pelas pessoas e pelo planeta

Valores

• 1 A vida em primeiro lugar

• 2 Valorizar quem faz a nossa empresa

• 3 Cuidar do nosso planeta

• 4 Agir de forma correta

• 5 Crescer e evoluir juntos

• 6 Fazer acontecer

Vale no Mundo

Com sede no Brasil e presente em mais de 30 países, a Vale é uma empresa global, comprometida com a qualidade de vida e a preservação ambiental das regiões em que está inserida. Temos escritórios, operações, explorações e joint ventures espalhados pelos cinco continentes.

A Vale é uma das maiores mineradoras do mundo. Brasileira, criada para a exploração das minas de ferro na região de Itabira, no estado de Minas Gerais em 1942 no governo Getúlio Vargas, a Vale é hoje uma empresa privada, de capital aberto, com sede no Rio de Janeiro, e com ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBOVESPA), na Bolsa de Valores de Paris (L15) (NYSE Euronext (L16), na Bolsa de Valores de Madrid (L17) (LATIBEX (L18), na Bolsa de Valores de Hong Kong (L19) (R4) (HKEx (L20) (R5) 4 .

A Vale tornou-se, hoje, a maior empresa de mineração diversificada das Américas e a segunda maior do mundo.

É a maior produtora de minério de ferro do mundo e a segunda maior de níquel. A Vale destaca-se ainda na produção de manganês, cobre, carvão, cobalto, pelotas, ferroligas e alguns fertilizantes, como os fosfatados (TSP e DCP) e nitrogenados (ureia e amônia).

Em 2013, a Vale teve lucro divulgado de apenas R$ 115 milhões. O resultado é 98,8% menor que o obtido no ano anterior.5

O Conselho de Administração da Vale é controlado pela Valepar S.A,6 que detém 53,3% do capital votante da Vale (33,6% do capital total). Por sua vez a constituição acionária da Valepar é a seguinte: Litel/Litela (fundos de investimentos administrados pela Previ) com 49% das ações, Bradespar com 17,4%, Mitsui com 15%, BNDESpar com 9,5%, Elétron (Opportunity) com 0,03%. Se considerarmos as ações da Previ - Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil, de gestão compartilhada, (cuja diretoria é subordinada ao Conselho Diretor da Previ, composto por três representantes indicados pelo Banco do Brasil e por três representantes eleitos por voto direto pelos participantes do plano - funcionários da ativa do Banco - e assistidos - funcionários aposentados e pensionistas) 7 8 e do BNDES como de alguma influência do governo federal, este influencia, por posse ou indicação, cerca de 41% do capital votante (incluindo participações externas à Valepar). Se incluirmos a participação do Bradesco e dos investidores brasileiros, 65% do capital votante da empresa se encontram no país.

Opera em 13 estados brasileiros e nos cinco continentes e possui mais de dez mil quilômetros de malha ferroviária e 9 terminais portuários próprios.9 É a maior empresa no mercado de minério de ferro e pelotas (posição que atingiu em 1974 e ainda mantém) e a segunda maior produtora integrada de manganês e ferroligas, além de operar serviços de logística, atividade em que é a maior do Brasil.

No Brasil, os minérios são explorados por quatro sistemas totalmente integrados, que são compostos por mina, ferrovia, usina de pelotização e terminal marítimo (Sistemas Norte, Sul e Sudeste).

Em 24 de outubro de 2006 a Vale anunciou a incorporação da canadense [Inco]10 , a maior mineradora de níquel do mundo, que foi efetivada no decorrer de 2007.11 Após essa incorporação, o novo conglomerado empresarial CVRD Inco - que mudou de nome em novembro de 2007 - tornou-se a 31ª maior empresa do mundo, atingindo um valor de mercado de R$ 298 bilhões, à frente da IBM. Em 2008 seu valor de mercado foi estimado em 196 bilhões de dólares pela consultoria Economática, perdendo no Brasil apenas para a Petrobras (287 bilhões) e se tornando a 12ª maior empresa do mundo.

Em 2012 foi eleita a pior empresa do mundo pelo “Public Eye Awards”,12 , por conta dos impactos de suas atividades em questões de direitos humanos e meio ambiente.

Índice

[esconder]

• 1 História

o 1.1 Primórdios

o 1.2 Os primeiros cinquenta anos

o 1.3 Tempos atuais

o 1.4 Segmentos de atuação

 1.4.1 Minerais ferrosos

 1.4.2 A cadeia do alumínio: bauxita, alumina, e alumínio primário

 1.4.3 Minerais não ferrosos

 1.4.4 Carvão

 1.4.5 Serviços de logística

 1.4.6 Energia

• 2 Reservas

• 3 Críticas

• 4 Privatização da companhia

o 4.1 Controvérsia

• 5 Notas e referências

• 6 Ver também

• 7 Ligações externas

• 8 Bibliografia

História

Primórdios

A história da Vale está intimamente ligada à construção da Estrada de Ferro Vitória-Minas, durante a qual os engenheiros ingleses envolvidos em seu projeto tomaram conhecimento da existência de uma grande reserva de minério de ferro em Minas Gerais.

Vários grupos de investidores internacionais adquiriram extensas glebas de terra próximas a Itabira e, em 1909, se reuniram fundando o Brazilian Hematite Syndicate, um sindicato que visava a explorá-las. Em 1910, no XI Congresso Geológico e Mineralógico, realizado em Estocolmo, na Suécia, essas reservas foram estimadas em 2 bilhões de toneladas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com