TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

Por:   •  30/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 2

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR BLAURO CARDOSO DE MATTOS – FASERRA[pic 1]

Thiago Rodrigues Emerik

IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

SERRA – ES

2019

[pic 2]

SUMÁRIO

1. CONTEXTO

2. PROBLEMA

3. JUSTIFICATIVA

4. OBJETIVOS GERAIS

5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

6. HIPÓTESE

7. METODOLOGIA


1. CONTEXTO

Sabe-se que os impostos e tributos pagos hoje por pessoas jurídicas, no Brasil, são extremamente altos. Os compromissos dirigidos a pequenas, médias e grandes empresas são tão complexados, que as empresas, mesmo que sem a intenção de sonegar, ou agir de forma errônea, acabam adquirindo multas. Sendo assim, existe tal importância em se fazer um planejamento tributário.

A realização deste estudo demonstra o quão importante é a elaboração de um planejamento tributário, pois são itens que com certeza, se não analisados a tempo, poderiam gerar um péssimo resultado, e é por consequência disso que muitos empresários chegam a praticar atos ilícitos com relação aos tributos, visando a sonegação fiscal. Um bom planejamento tributário nos ajuda a analisar informações geradas pela própria empresa, possibilitando um correto enquadramento fiscal, auxiliando na econômica de impostos, além de dar suporte para a tomada de decisão.

2. PROBLEMA

Dado este contexto pergunta-se: Qual a importância de um planejamento tributário?

3. JUSTIFICATIVA

Este trabalho se concentra em pesquisar como um planejamento tributário pode auxiliar na redução de gastos com tributos, mostrando a carga tributária do Brasil

O trabalho também apresenta outro motivo de sua elaboração, auxiliar a todos os interessados no assunto a melhor entender a sistemática da substituição tributária. E por fim este trabalho pode contribuir como base para outras pesquisas.

4. OBJETIVOS GERAIS

Determinar a importância de um planejamento tributário como instrumento de apoio, fornecendo informações necessárias para a tomada de decisões. Analisar o impacto da substituição tributária no preço final ao consumidor

5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Conceituar a importância do planejamento tributário;
  • Conceituar a importância de planejamento tributário operacional e estratégico;
  • Demonstrar planejamento tributário como ferramenta fundamental.

6. HIPÓTESE

Em um bom planejamento tributário há uma gestão eficiente dos compromissos fiscais da empresa, organizando pagamentos, mantendo a legalidade dos negócios e estudando formas de reduzir os gastos com os impostos. No artigo 4º do mesmo Código Tributário Nacional, a natureza jurídica especifica do tributo é determinada pelo fato gerador da respectiva obrigação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (68.4 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com