TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO A TEORIA DO CONSUMIDOR

Por:   •  20/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.585 Palavras (7 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA MACROECONOMIA

PROFESSOR: HELSON GOMES DE SOUSA

INTRODUÇÃO A TEORIA DO CONSUMIDOR

Nome:  Ana Elizielly Lima da Silva

Data: 11/04/20122

Turma: 2021.1

1) O modelo clássico de determinação de renda era fundamentado sobre a hipótese de oferta e demanda da lei de Say. Explique como a oferta e a demanda eram teorizadas de acordo com este princípio e porque esta hipótese é teoricamente equivocada.

Segundo a Lei de Say “A oferta cria a sua demanda”, ou seja a oferta de um produto cria um mercado de derivados e por si gera uma demanda. Essa teoria se mostra equivocada a medida em que se prova que nem tudo o que é produzido gera rendimento (Podendo haver lucro ou prejuízo), logo, é contraditória a afirmação que toda produção gera um rendimento, e todo rendimento gera por consequência uma demanda, assim como nem toda oferta gera procura.

Conforme citado em sala que se tornou notório que a tese se contradiz no aumento de produção em larga escala e com mais produtos no mercado tem-se uma redução de procura ou diminuição nos preços, gerando prejuízo nas empresas (um grande exemplo dessa superprodução se deu no início da Revolução Industrial); essa superprodução serviu como base para que John Maynard Keynes fundamentasse a crítica a lei de Say, tal fundamentação se baseia na premissa de que a demanda pode ser insuficiente para que os valores de produção de renda sejam igualados. Em contrapartida Ludwig Von Mises discorda de Keynes e afirma que Say está correto, pois uma produção maior aumenta o consumo e a demanda, e o aumento destes gera maior emprego e renda impactando no consumo e automaticamente na demanda.

 No meu ponto de vista a teoria de Say pode ser ou não coerente dependendo das variáveis,se houver uma grande produção capaz de diminuir os valores e aumentar procura; a teoria se faz verdadeira e coerente, pois a produção irá gerar procura e a derivação de produtos similares e podem impactar nos custos, baixando-os. Porém se não houver procura a tese se mostra equivocada, pois a oferta dos produtos podem não gerar a procura desejada.

2) Sobre o mercado de trabalho no modelo clássico de determinação de renda, explique o que ocorreria no mercado de trabalho caso o salário pago pelas firmas fosse superior ao salário de equilíbrio.

Com o aumento de salário lazer interessaria e aumentaria oferta de trabalho, pois o adesivo cresceria; se o salário aumentar se a demanda de trabalho se mantivesse inalterada haverá aumento no salário ofertado.

 Em contrapartida se houver um aumento de salário e a demanda por trabalho aumentar o valor do trabalho pode ser estabilizar e reduzir o desemprego gerar um excesso na oferta de trabalho

3) Sobre o modelo clássico de determinação de renda, assinale verdadeiro ou falso:

i: ( F ) A oferta agregada varia positivamente com o nível de preços, isto é, aumentos nos preços conduzem a uma expansão da oferta. A afirmativa é falsa pois as alterações na demanda possuem efeitos apenas sobre o nível de preços, não afetando a oferta agregada

ii: ( V ) O salário é determinado no mercado de trabalho por meio da oferta e demanda por trabalho.  

iii: ( V ) A demanda por trabalho é dada pelo processo de maximização do lucro das firmas.

iv: ( F) A demanda agregada da economia é negativamente relacionada com os preços, isto é, quanto maior o nível de preços, menor será a demanda agregada. A afirmativa é falsa porque para qualquer nível de preços, a quantidade demandada se ampliará, caso a oferta de moeda seja maior.

v: ( V ) Caso a oferta permaneça inalterada, um aumento na demanda agregada modifica apenas o nível de renda da economia, não produzindo efeitos sobre os preços.

vi: ( F ) Um aumento na oferta agregada causa uma redução de preços caso a demanda agregada permaneça inalterada. O aumento no nível de preços na oferta agregada implica em um aumento na produção total, tendo em vista que as empresas almejam o lucro, preços mais altos geram um aumento na produção.

vii: ( V ) Aumentos na demanda por investimentos tendem a gerar aumentos na taxa de juros caso a oferta de investimentos permaneça inalterada.

4) Represente graficamente e explique o que ocorre com a taxa de juros quando ocorre um aumento na oferta de investimentos no modelo clássico sem que ocorram modificações na demanda por investimentos.

[pic 2]

Quanto maiores as taxas de juros, menos investimentos são realizados; e quanto mais baixos os juros mais investimentos se realizam. Portanto, maiores investimentos significa que os juros estão crescendo gradativamente.

5) Explique detalhadamente o que é o multiplicador de gastos autônomos do modelo keynesiano de determinação de renda.

A teoria afirma que conforme há aumento de gastos estes por sua vez geram um aumento na demanda agregada maior que o aumento inicial dos gastos, ou seja o gasto tem um fator multiplicador. Aplicando a teoria, o efeito multiplicador dos gastos públicos serão maiores que a propensão marginal a consumir, assim sendo a mudança nos gastos autônomos (c, i, g, x e m) implicam em uma mudança na renda (y) PIB dado pelo

multiplicador.

6) Considere o modelo keynesiano simples sem firmas e sem governo onde a renda da economia (Y) é dada por Y = C0 / 1−c . Supondo um PIB = renda de R$ 3000,00 e um consumo autônomo de R$ 250,00  mostre qual é a propensão marginal a consumir da economia, qual a propensão marginal a poupar e qual é o valor do multiplicador de gastos autônomos. Explique cada resultado.

Y = ( 1 - c ) = Co

3000 (1 - c ) = 250

1 - c = 250

          3000

c = 0,083 - 1

c = 0,917

Onde 1 - c é igual a propensão marginal a poupar sendo c = 0,083 - 1 = 0,917; têm-se portanto que a propensão a poupar é de 91,7% e Y = Co / 1-c = 0,083= 8,3% é dedicada a consumo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (153.5 Kb)   docx (802 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com