TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO À ECONOMIA

Por:   •  21/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ECONOMIA

PROFESSOR: WILSON JOSÉ

        

ALUNO: ANDREIA MARQUES DE CARVALHO – MATRICULA: 1626761

POLO: SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Lista_exercicios_modulo2

(Referente as unidades 3 e 4 da apostila)

QUESTÕES

1) Conceitue Sistema Econômico.

Sistema Econômico é a forma como a sociedade se organiza, para solucionar os seus problemas de circulação, produção e distribuição de riquezas. Em outras palavras economia significa o controle para evitar desperdícios em qualquer serviço ou atividade, é uma análise global de como as sociedades utilizam os recursos para produção de bens com valor e a forma como é  feita a distribuição desses bens entre os indivíduos.

2) Quais as duas principais características norteadoras do processo de um sistema econômico? Cite e explique cada uma delas.

As duas principais características norteadoras do processo de um sistema econômico são a especialização e a troca. A especialização é o ato de cada individuo fica responsável por uma tarefa, sendo assim, essa tarefa além de terminar com mais rapidez ela também obtém um resultado final melhor. A especialização torna-o mais eficaz e hábil para fazer algumas poucas coisas, em vez de ser amador em  várias outras coisas. A troca é o simples ato se desfazer de algo por outra coisa, que pode ser mais útil para quem está trocando. Um exemplo que mostra a troca de forma mais clara é a troca do trabalho pelo salário.

3) Quais as funções básicas de um sistema econômico? Explique.

As funções básicas de um sistema econômico são o quê produzir, Como produzir e pra quem produzir. O que produzir e em que quantidade que serão produzidos, está  relacionado de acordo com a demanda da sociedade. Como produzir tais bens e serviços, está definido que tipo de tecnologia, produtos, empresa/setor da empresa que será responsável pela produção. Para quem produzir, está relacionado a quem será o  público alvo, e qual será o processo de marketing em cima do produto para se atingir o público alvo.

4) Quais as duas principais formas de organização econômica?

São a microeconomia e a macroeconomia. Sendo que a microeconomia se preocupa com o processo de cada produto, se preocupa em explicar como é fixado o preço  e seus fatores de produção. microeconomia  analisa a formação de preços no mercado, isto é, como  a empresa  e o consumidor se interagem e decidem o preço e a quantidade  de um produto ou  serviço, estuda o funcionamento da oferta e da demanda (procura) na formação do preço. E a macroeconomia estuda o total da economia e os fenômenos econômicos. A macroeconomia se preocupa com aspectos em curto prazo como desemprego, por exemplo. A macroeconomia possui algumas metas como aumentar o nível de empregos, estabilizar os preços, distribuir renda, crescer a economia, solucionar conflitos de objetivos.


5) Sobre curva de demanda e curva de oferta, responda quais são as variáveis que podem deslocar estas duas curvas?

As variáveis são: Preferências, renda, riqueza, preço dos bens substitutos, preço dos bens complementares, expectativa de mudança no preço do bem, falta ou excesso, expectativa de mudança na renda ou na riqueza; fatores climáticos e sazonais; propaganda; hábitos; gostos e preferências dos consumidores, disponibilidade de insumo, tecnologia, e outros.

6) Identificar os meios de pagamento e dar uma breve explicação sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (219.4 Kb)   docx (180.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com