TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da Consultoria Empresarial

Por:   •  20/9/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.380 Palavras (6 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Podemos observar que no mundo globalizado em que vivemos observa-se que as micro e pequenas empresas muitas vezes encontram diversas dificuldades, principalmente nos seus primeiros anos de atividade e muitas vezes chegando a encerrarem as mesmas em menos de dois anos (segundo o SEBRAE) por não conseguir desenvolver um bom desempenho das técnicas administrativas necessárias para se manter vivo em um mercado cada vez mais competitivo e exigente. A base da administração é planejar, organizar, dirigir e controlar e a falta da aplicação ou até mesmo a forma errada de se aplicar essas práticas podem ser fatal para as empresas.

A consultoria empresarial pode ser considerado basicamente como a arte de aconselhar e durante muitos anos vem sendo uma forma estratégica de tomada de decisões. Durante um longe período de tempo as micro e pequenas empresas não conseguiram usufruir dos benefícios da consultoria por diversos fatores, por falta de acesso a consultores que acabavam focando nas médias e grandes empresas e na maioria das vezes pelo próprio desconhecimento das técnicas.

Com a percepção de que as micro e pequenas empresas passariam a ser um mercado potencial e com o advento da internet trazendo uma quantidade significante de informações e também o incentivo governamental as micro e pequenas empresas começaram a teracesso ao que lhes era desconhecido. Assim hoje no século XXI as micro e pequenas empresas já se tem um fácil acesso aos benefícios da acessória empresarial.

A palavra consultoria vem do latim – consultare – que significar dar ou receber conselhos, aconselhar e também ser aconselhado. Para uma melhor compreensão do conceito de consultoria podemos avaliar a definição de Block (2001, p. XXII) “A consultoria em sua melhor forma é um ato de amor: o desejo de ser genuinamente útil aos outros Usar o que sabemos, ou sentimos, ou sofremos no caminho para diminuir a carga dos outros.”

Com esse pensamento temos a ideia que a consultoria existe e foi criada para colaborar com as empresas ajudando a tomar decisões que possam levar ao êxito nas atividades empresariais. A consultoria poderá ser realizada nas mais diversas áreas como: marketing, recursos humanos, tecnologia, finanças, vendas, entre outros. Esse trabalho pode ser feito de uma forma abrangente como um todo mais também pode ser desenvolvida em setores, trabalhando em áreas e problemas específicos. Sendo assim o consultor antes de começar a prestar seu serviço na empresa desempenhando todo sua experiência, habilidades e técnicas sempre também buscando ter um amplo conhecimento de um fator que é essencial que é a historia da organização como um todo para possíveis intervenções.“[...] deve ressaltar a importância do conhecimento da história da organização, a cultura organizacional e a capacidade de mudança dela frente a novos desafios apresentados pela intervenção de um trabalho de consultoria ou até pela aceitação de novos métodos organizacionais. Para tanto, essa história auxiliará na tomada de decisão, facilitando o entendimento dos procedimentos já existentes frente à perspectiva de novos modelos e intervenções organizacionais.” (CÉSAR, 2002, p. 19).

Tendo por base esses argumentos esse trabalho irá caminhar pelo mundo da consultoria para micro e pequenas empresas, buscando apresentar os benefícios por ela oferecidos e assim como é feito a aplicação das técnicas, visando um desempenho eficiente das micro e pequenas empresas em nosso país.

2 OBJETIVO

2.1 Objetivo geral

Este trabalho tem como objetivo geral buscar uma visão ampla dos benefícios da consultoria empresarial quando é feita por profissionais preparados e qualificados proporcionam as micro e pequenas empresas. E qual o impacto que esse serviço tem proporcionado as empresas que optam por usufruir deste tipo de serviço.

2.2 Objetivos específicos

Durante este trabalho vamos analisar quais são as principais ferramentas utilizadas pelos consultores para gerar bons resultados e comparar empresas que recebem esteauxilio com outras que por algum motivo optaram por não assim fazer e veremos qual tem sido o impacto gerado por este serviço de um modo geral no mercado. E como a consultoria tem ajudo a empresas a alcançar mais rápido o sucesso.

3 JUSTIFICATIVA

A consultoria empresarial possui uma visão externa mais ampla por que se baseia na experiência e situações idênticas ou semelhantes a outras já vivenciadas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com