TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indigenas e Educação Basica

Por:   •  15/7/2016  •  Artigo  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

        Há cerca de dezoito anos, chegou ao município de São Leopoldo/RS uma aldeia Indígena, denominada Kaingang, descendentes de uma extinta sociedade tribal chamada Nonoai. Durante esse período foram oito anos vivendo em baixo de uma ponte, localizada na BR116, em situações precárias, até que lhes foram concedido um território no bairro Feitoria/ São Leopoldo, onde vivem até hoje. Ainda assim, enfrentam dificuldades, tais como estrutura e principalmente a educação. Existem atualmente na aldeia 45 famílias, cerca de 200 pessoas. O local, além de residências, possui cadeia, igreja e uma escola, o objeto desse  estudo.

Problema

O número de jovens e adolescentes indígenas que se formam no ensino fundamental e médio é muito baixo.  Comunidades indígenas, muitas vezes, têm escolas somente para os primeiros ciclos do ensino fundamental; isso faz com que seus alunos tenham que continuar seus estudo em escolas regulares, fora da aldeia.   Considerando isso,  buscamos analisar como é a percepção de alunos indígenas sobre a escola regular quanto aos desafios e aos obstáculos de adaptação e para a  permanência encontrados durante a trajetória escolar.

Objetivo

Esta pesquisa objetiva identificar as percepções dos alunos indígenas, pertencentes à comunidade Kaingang, quanto à sua transição de um escola indígena para uma escola regular, não indígena

Metodologia

A coleta de dados envolve visitas à aldeia e à escola regular com registros em caderno de campo, entrevistas semi-estruturadas e questionários com alunos e responsáveis indígenas e não indígenas, professores que trabalham na aldeia, além de professores, funcionários e servidores da escola regular; além de referencial teórico bibliográfico.

Resultados iniciais

        Resultados obtidos até o momento, indicam, através de análise  das entrevistas e observações iniciais, que os hábitos escolares dentro da aldeia se diferem do que costumamos encontrar na escola regular, o que possivelmente impacta na inserção e adaptação dos mesmos nestes contextos.

Palavras - Chave: Educação, Educação Indígena, Cultura, Escola e transição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (82.3 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com