TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE MENTAL E SAÚDE INDÍGENA – COMPONENTE CURRICULAR TÉCNICA DE ENFERMAGEM

Por:   •  2/5/2022  •  Relatório de pesquisa  •  2.201 Palavras (9 Páginas)  •  1.268 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO AMAZONAS

CETAM

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE MENTAL E SAÚDE INDÍGENA – COMPONENTE CURRICULAR TÉCNICA DE ENFERMAGEM

ALUNA: SANDRA REGINA TEIXEIRA FALCÃO

MANACAPURU - AM

2022

CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO AMAZONAS

CETAM

Relatório de estágio na terceira etapa apresentado a coordenação de estágio no componente curricular de Estágio Supervisionado do Curso de Técnico de Enfermagem.

Considerações do Professor/ Orientador do Estágio

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Professora/ Orientadora: Jomara de Lima Neves

MANACAPURU

2022

1.INTRODUÇÃO

A Atenção Básica é um importante contato dos usuários com o sistema de saúde, ela é a principal porta de entrada para o SUS, ela tem por objetivo a promoção e proteção da saúde. O presente relatório descreve as atividades desenvolvidas na UBS Gaspar Fernandes, descritas abaixo, tendo a oportunidade de colocar em prática, seus conhecimentos adquiridos na teoria.

Objetivo

O objetivo desse estágio é para adquirir práticas e experiências executadas nessa etapa de estágio possibilitando no futuro professional, com aprendizado e práticas para desenvolver e aperfeiçoar todos os conhecimentos adquiridos em aulas práticas e teóricas, conhecendo o trabalho e deveres de cada profissional de área, conhecendo a realidade do trabalho desenvolvendo dentro da Atenção Básica de Saúde, o desempenho a responsabilidade com cada paciente em fazer um trabalho com excelência.

Instituição: UBS – Gaspar Fernandes

Endereço: Rua H, 1455 – Liberdade, Manacapuru – Am

Turno: Matutino

Período: 03/03 a 11/04/2022

2. Desenvolvimento

2.1 Atenção Básica

A Unidade Básica de Saúde, conhecida como posto de saúde, é um contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e centro de comunicação como toda a rede de atenção à saúde.

Na UBS, é possível receber atendimento básico e gratuito em Odontologia, Enfermagem, Clínicos Gerais, inalação, curativos, vacinas, medicamentos injetáveis, coletas de exames laboratoriais, encaminhamento para especialidades e fornecimento de medicamentos básicos.

2.2 Saúde Mental

A saúde mental é um importante fator que possibilita a necessidade necessária para lidar com as ações negativas e positivas, com o objetivo de investir em estratégias que possibilitem o equilíbrio das funções mentais, é essencial para um convívio social mais saudável.

CAPS AD – Centro de Atenção Psicossocial.

Centro de Atenção destinado a pessoas que convivem com vícios e consumos de álcool e drogas.

Os caps na cidade de Manacapuru, não tem somente a função de fazer um bom acompanhamento médico, mas também de estimular sua integração com a família e a comunidade, através de ações de programas sociais, e tratamentos com um acompanhamento especifico para cada tipo de paciente.

CAPS MAÇAROCA – É um serviço disponibilizado para tratar exclusivamente de pacientes que sofrem de transtornos mentais, neuroses graves, patologicamente psiquiátricas.

Os caps oferecem várias atividades que são realizadas pelos CAPS AD e Maçaroca, com o tratamento médico, fisioterapêuticos, atividades comunitárias, orientação, desintoxicação ambulatorial e visitas domiciliares. Também promovem atividades recreativas como: oficinas em artesanatos com materiais recicláveis, artesanatos em madeiras, rodas de conversas, palestras e momentos de lazer.

2.3 Saúde Indígena (Sesai)

É responsável por coordenar e executar a política nacional a saúde dos povos indígenas e todo o processo de estação do subsistema de atenção à saúde indígena (Sesai Sus) no sistema único de saúde.

Assistência de saúde para a população indígena é de suma importância, considerando que 304 partes dessa população está localizada em locais de difíceis acessos, as vezes com pouco contato com outras populações indígenas.

  • DSEIs (distritos sanitários especiais indígenas) os polos DSEIs são a primeira referência para as equipes multidisciplinares de saúde indígena que tem o objetivo de atender grandes partes das demandas de saúde das comunidades indígenas. Os profissionais precisam estar preparados para atuar na atenção básica a saúde indígena, identificando fatores de risco, atuar preventivamente, planejar e implementar conjuntos com a equipe as ações e programas, realizar acompanhamento, supervisão e avaliação do agente indígena de saúde do auxiliar de enfermagem.

Atividades desenvolvidas

O estágio iniciou com o encontro na sede do Cetam, junto com a equipe e o preceptor onde foi repassado as informações e orientações sobre as áreas, horário e dia para a realização do estágio.

Ambientação

Realizada uma visita na UBS Gaspar Fernandes, onde podemos conhecer os setores e como funciona a unidade.

Sala de medicação

Acompanhei a técnica de enfermagem com os procedimentos auxiliando a enfermeira na troca de sonda de demora, na organização da bandeja com materiais para os procedimentos, preparação de medicação e administração de via intravenosa e endovenosa, e instruções para realização do teste do pezinho.

Coleta de preventivo

Observei a enfermeira na coleta de material para exames de preventivos das pacientes da UBS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (108.4 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com