TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inflação e deflação na econômica

Por:   •  8/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.488 Palavras (6 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 6
  1. Inflação e Deflação

Ao vermos esses dois conceitos inflação e deflação, muitas pessoas que não tem conhecimento do assunto fazem uma análise errada, achando que inflação, sempre presente no nosso dia a dia é uma coisa ruim, e deflação é uma coisa boa. A verdade é que tanto a inflação como deflação acabam sendo ruins.

Inflação significa inflar, inchar, é o aumento generalizado e persistente dos preços. Já a deflação é totalmente ao contrário, é a queda do nível geral dos preços da economia, e não somente de alguns produtos como na inflação.

A deflação está em geral associada à recessão, ou seja, a queda da atividade econômica. As vendas caem com a perda do poder aquisitivo dos consumidores. Assim as empresas reduzem preços como única alternativa de venda e podem ir à falência devido às perdas que têm vendendo abaixo do custo.

Não se deve confundir deflação com desinflação, que é a redução do ritmo de alta de preços num processo inflacionário. Ou seja, quando a inflação cai do patamar de 5% ao mês para o de 2%, está ocorrendo uma desinflação, já quando os preços médios recuam e a taxa torna-se negativa ocorre a deflação.

  1. Conceito de Inflação

A inflação é definida como sendo uma alta persistente e generalizada dos preços da economia.

A alta de preços deve ser persistente, ou seja, em uma economia que apresente em um determinado semestre um crescimento de preços da ordem de 6% e que, no semestre seguinte, apresente uma queda de preços (deflação) da ordem de 4% não pode ser caracterizada como uma economia inflacionaria.

Essa alta de preços deve ser também generalizada, todos os produtos da economia devem ter seus preços aumentados, e não só alguns, pois esse fenômeno pode decorrer simplesmente do mecanismo de ajuste dos respectivos mercados em virtude de alterações da demanda ou da oferta.

A inflação é o crescimento dos preços, e a taxa de inflação mede o ritmo desse crescimento. Quando esta taxa é crescente essa ocorrendo inflação, já quando ela é decrescente, ocorre uma desinflação.

  1. Causas (tipos) de inflação

A inflação pode ser causada pela emissão exagerada ou descontrolada de dinheiro por parte do governo, ou quando o consumo de produtos é maior do que a capacidade de produção do país e também quando há um aumento nos custos de produção dos produtos.

A teoria econômica distingue basicamente quatros tipos de inflação: a inflação de demanda, a inflação de custos, a inflação inercial e a inflação estrutural.

1.2.1)     Inflação de Demanda

A inflação da demanda é causada por um aumento, um excesso da demanda agregada em relação à produção disponível. As chances de a inflação da demanda acontecer aumentam quando a economia produz próximo do emprego de recursos.

As causas do aumento da demanda agregada são:

  1. Aumento dos investimentos;
  2. Aumento dos gastos do governo;
  3. Aumento das exportações;
  4. Redução dos tributos;
  5. Redução das importações;
  6. Aumento da oferta de moeda

A inflação de demanda deve ser combatida por políticas monetária e fiscal restritivas, que venham a reduzir a demanda agregada.

Os economistas monetaristas julgam mais adequado utilizar a política monetária para diminuir a demanda agregada. Já os economistas keynesianos preferem enfatizar a utilização da política fiscal.

1.2.2)     Inflação de Custos

Ocorre quando o custo de produção é repassado aos preços ao consumidor. Dependem de um mercado concentrado, assim, quanto maior a concentração do mercado (menor concorrência), mais os empresários possuem o poder de repassar o aumento dos custos para os preços finais.
A inflação de custo pode ser causada, ainda, pelo choque de oferta. Quando fenômenos inesperados afetam a produção (como a quebra de uma safra causada por fenômenos naturais).


1.2.3)     Inflação Inercial

 Causada pelo efeito psicológico dos agentes, quando acreditam na elevação dos níveis de preço e agem de tal modo que a inflação de fato se concretize. Em outras palavras, está relacionada às expectativas dos agentes e sua memória inflacionária. Presente em economias com preços indexados.

1.2.4)     Inflação Estrutural

 Ocorrem pela elevação dos custos de produção, porém, ao contrário da inflação de custo é causada pela configuração da infraestrutura existente no local (estradas, transporte, energia e etc.), que afetam os custos dos processos de produção, distribuição e fornecimento.

1.3)     Conceito e Características do Processo Deflacionário ou Recessivo

Deflação: nada mais é que uma inflação negativa, ou seja, é a redução do nível geral de preços de diversos produtos numa economia, durante um período de tempo. A deflação ocorre geralmente em economias que estão sofrendo uma recessão, quando a economia não cresce, não produz como deveria e o desemprego é alto. Dessa forma, quando um país está nessa situação, os preços dos produtos tendem a cair de forma generalizada, pois as pessoas estão desempregadas e não tem dinheiro para adquirir bens. Assim, os consumidores deixam de demandar os produtos e sem ter a quem vender, os produtores tendem a diminuir os preços. Mesmo assim, o consumo não tende a aumentar de volta, pois esses consumidores ficam na expectativa de os preços caírem mais e, portanto, adiarão suas compras, criando um ciclo de recessão na economia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (92.9 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com