TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Influência Economia Positiva

Por:   •  15/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 2

Economia – Qual a influência da economia positiva perante o trabalho?

 “ O número de trabalhadores demitidos em fevereiro superou o de admitidos em 2.415 vagas. O resultado é o pior para o mês, desde fevereiro de 1999, quando foi registrado saldo negativo de 78.030 empregos.”

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego, 18/03/2015.

Os métodos de estudo e pesquisa da Ciência Econômica distingue-se em dois grandes compartimentos da Economia: a Economia Normativa que afirma como a atividade econômica deveria ser; e a Economia Positiva que descreve, analisa e relaciona os fatos e fenômenos econômicos como eles são.

A Economia Positiva é um método de investigação sobre a realidade econômica,  que  reúne explicações objetivas ou científicas do funcionamento da economia, buscando entender os fatos, no qual  a partir dessas constatações, há a possibilidade de serem feitas previsões sobre os possíveis acontecimentos sociais e econômicos.

        Relacionado ao trabalho, a influência da Economia Positiva pode ser observada quando há, por exemplo, a constatação de que haverá um aumento no valor da oferta de um determinado serviço. Com isso, a tendência é que haja a queda na procura do mesmo. Ou seja, a previsão realizada será que se houver um aumento desse preço, futuramente, essse serviço será menos procurado.

Aplicando esse conhecimento em casos concretos, podemos usar a teoria do aumento de preço de serviços ao caso do aumento dos custos trabalhistas para um empregador contratar um empregado.

Nesse caso, se vê que as previsões da Economia Positiva de que haveria menos procura por serviços e que poderia haver o fechamento de postos de trabalho por questões de custos, tornaram-se realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com