TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a Economia

Por:   •  24/11/2015  •  Artigo  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 3

OFERTA E DEMANDA NO ESTUDO DO MERCADO DE ENERGIA ELÉTRICA BRASILEIRO

Thyago Ferreira de Lima

1.Resumo

        A lei de oferta e demanda é um dos mais importantes fundamentos da economia, por meio dela muitos mercados são em boa parte regulados, fato que não é diferente no mercado de energia elétrica. Por meio da oferta e da demanda conseguimos prever com certa precisão as reações do mercado a curto e longo prazo e com isso planejar corretamente a quantidade energia necessária a ser ofertada no comércio presente e no futuro.

        A manutenção do preço a um valor acessível é de grande importância para a população, portanto o aprofundamento das previsões de oferta e demanda são fundamentais para que o sistema não entre em colapso.

        Existem algumas peculiaridades que podem ser analisadas no modelo brasileiro, a regulação, os valores, as fontes utilizadas na geração, o tipo de crescimento da oferta, a organização, dentre outras características que fazem nosso sistema ser analisado de forma diferente a de outros no mundo.

        O presente artigo contempla o aprofundamento dos conceitos de oferta e demanda, e a análise da conexão entre esses conceitos e o comércio de energia elétrica no Brasil, além de pequenas abordagens de temas fundamentais de economia e sistemas de energia elétrica brasileiro.

Palavras chaves: Oferta e demanda. Sistemas de energia. Mercado de energia. Demanda de energia elétrica. Oferta de energia.

2. Introdução

        Antes de discutirmos profundamente a relação da oferta e da demanda com o mercado brasileiro de energia elétrica, iremos definir alguns conceitos utilizados na economia que serão tratados no artigo, como oferta, demanda, equilíbrio de marcado e tipos mercado.

        A demanda é definida pelo lado consumidor e tem relação com a quantidade de produto, bem ou serviço que ele deseja comprar, a quantidade demanda depende de muitas variáveis, dentre elas o consumidor, o tempo e o valor. Mankiw (2009) faz referencia sobre a curva de demanda e a relação de preço e quantidade demandada, dizendo que a quantidade demandada de um bem qualquer é a quantidade de bem que os compradores desejam e podem comprar. E quando se analisa o funcionamento do mercado há uma determinante que representa um papel central: o preço do bem. Essa relação entre preço e quantidade demanda se aplica na maioria dos bens existentes na economia e, na verdade, é tão universal que os economistas chamam de lei da demanda: com tudo o mais mantido constante, quando o preço de um bem aumenta, sua quantidade demanda diminui; quando o preço diminui, a quantidade demandada aumenta. Esta relação é pode ser demonstrada graficamente através da escala de demanda que é uma tabela que mostra a relação entre o preço de uma bem e a quantidade demandada.

 Segundo Mankiw (xxx) a oferta e a demanda são as forças que fazem as economias de mercado funcionar.

        

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (68.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com