TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Economia

Por:   •  12/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade Avaliativa 1

Questão 1:

Podemos definir o custo de oportunidade como a possibilidade de um ganho ou perda onde exista mais de uma opção, ou seja, o valor daquilo que se deixa de fazer ao realizar uma escolha. Partindo-se dessa premissa, ao pintar a grade de sua casa, Gisele Bündchen deixaria de desfilar, o que seria desvantajoso para a modelo, pois ela ganharia muito mais dinheiro em um desfile do que economizaria pintando ela mesma a sua própria grade.

Questão 2:

Adam Smith entendia que os indivíduos poderiam agir de modo egoísta e estritamente em proveito próprio que, ainda assim, existiria uma “mão invisível”, de caráter divino, que viesse harmonizar os conflitos de interesse. Ou seja, ainda que o açougueiro, o cervejeiro e o padeiro se preocupassem apenas com suas próprias atribuições e interesses, é a partir da sua produção que o consumidor final teria acesso aos ingredientes de sua refeição.

Questão 3:

Segundo Lacombe, o Produto Interno Bruto (PIB) é o valor de mercado de todos os bens finais e serviços produzidos pelos residentes de um país em determinado período. Considerando os Estados Unidos da América durante a Segunda Guerra Mundial, houve o crescimento do PIB por conta, primeiramente, da queda no índice de desemprego, chegando praticamente a zero, devido ao alistamento de milhões de homens junto às forças armadas e à criação de empregos em inúmeras fábricas que se voltaram para a fabricação de material bélico, material este que era comercializado para outros países envolvidos no conflito.

--------- x ----------

O crescimento do PIB se deu à comercialização de armas e munição para os países em guerra, para dar uma noção, as importações aumentaram aproximadamente 75% enquanto as exportações atingiram os 340%, a redução do desemprego durante a Segunda Guerra Mundial se deu ao fato da geração de empregos nas fábricas, que se voltou para a fabricação de armas de fogo, e ao alistamento dos homens americanos para a guerra. E o fato de que o seu território não fora alvo de massivas destruições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (52.2 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com