TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Economia

Por:   •  17/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.175 Palavras (5 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Federal Fluminense (UFF)

Curso de Administração Pública

Disciplina: Introdução à Economia

Nome do Aluno: Viviane Guilherme Damasceno

Polo: Bom Jesus do Itabapoana

Matricula: 19213110151

Questões da Atividade a Distancia  -  (AD2)

  • Antes do surgimento da moeda a economia funcionava por meio do escambo. Apresente as características de uma economia de escambo e aponte quais eram seus principais problemas. (3,0 pontos)  

A economia por meio de escambo funcionavam a partir de trocas diretas, sem moeda, era uma economia simples onde um produtor negociava sua produção excedente por bens que ele necessitava mas não produzia ou ainda por serviços que ele necessitava mas não tinha condição de fazer.

Por exemplo: o produtor produzia arroz, e necessitava fazer uma inclusão de mais um item na sua dieta: o peixe. Ele o oferecia sua safra excedente para o pescador, que por sua vez necessitava de arroz, pois não plantava. E a negociação assim era feita, suprindo ambas as necessidades. Nesse caso de trocas e necessidades diretas o escambo era bem eficiente. Porém, em outros casos por exemplo: um ferreiro que tinha seu ofício fazendo espadas e lâminas, que por sua vez precisava alimentar-se, logo, precisava trocar seus instrumentos em comida, mas teria que ser com um produtor que precisasse dos seus serviços, caso não encontrasse, ele não conseguiria operar essa troca e ficaria desfavorecido, o escambo necessitava que os interesses convergissem. E em grande escala de interesses fica bem difícil operar as trocas, pois muitas vezes você tem um produto e precisa de vários, até achar tudo o que precisa e conseguir efetuar as trocas podendo-se levar muito tempo.

Outro grande problema do escambo é o desequilíbrio nas operações de trocas, pois como não havia moeda as mercadorias eram muitas vezes indivisíveis, não tinha como medir quantos kg de trigo vale na troca de serviços prestados pelo ajudante deste próprio produtor e como o trigo é um alimento básico na dieta era bem comum esse produtor explorar as necessidades ou interesse de outros nesse produto. Nessa época a própria mercadoria virava moeda, e se analisarmos esse fato podemos entender o porque que as mercadorias representavam a riqueza dos indivíduos da época.

  • Cite e explique as principais políticas que um país pode adotar para melhorar o saldo da balança comercial. (3,0 pontos)

Quando um país exporta mais produtos do que importa esse país terá sua balança com saldo positivo, e assim o país está com um superávit comercial. Se o país está em estágio de recessão este cenário é mais interessante, pois é mais dolar entrando no país, logo, essa moeda tende a desvalorizar e consequentemente a nossa moeda (REAL) se valoriza, então o controle da inflação fica mais fácil para o Banco Central e controlando a inflação os juros tendem a ser mais baixos.

Quando as importações são maiores do que as exportações, ou seja quando precisamos comprar mais produtos, bens ou serviços de outros países do que vender os nossos essa balança fica com saldo negativo e assim o país está com um déficit comercial. Este cenário pode não ser favorável para economia, então o país precisaria intervir. Adotando medidas para aumentar o superávit, ele poderia aumentar a arrecadação por meio de impostos, poderia cortar despesas públicas, adiar o reajuste dos servidores públicos, suspensão de concursos públicos, etc.. Por exemplo: o Brasil é um dos maiores exportadores de grãos agrícolas (sojas, café, etc…), para poder aumentar o superávit o país poderia adotar incentivos fiscais, ou seja, diminuir a cobrança de alguns impostos para que os agricultores cultivem esses grãos sem sofrer grandes perdas e assim possam aumentar as exportações. O déficit comercial até poderia ser interessante se a economia de um país estiver passando por um momento de expansão porque ao importar mais o país ajuda manter os preços baixos e reduz a pressão inflacionária.

  • Aponte e explique quais são os principais instrumentos de política monetária à disposição do Banco Central (4,0 pontos)

Open Market:  Quando o país precisa expandir ou contrair uma certa quantidade de moeda, o Banco Central usa deste instrumento comprando ou vendendo títulos de dívida pública a bancos comerciais. Fator que determina os movimentos da base monetária e a oferta de moeda. Então, oferecendo ou comprando esses títulos o Banco Central impulsionará os depósitos dos bancos comerciais ou ainda liberar mais dinheiro, buscando assim liquidez da economia. Para controlar a moeda que circula no país ele também precisa controlar as moedas vindas de outros países, então por exemplo: quando o Dólar cai o Banco Central precisa comprar Dólar, então ele emite Títulos de Dívida Pública e vende esses títulos, com a venda ele terá recursos para comprar o Dólar (diminuindo sua base monetária). Quando o Dólar está em alta, ele entra no mercado vendendo esse Dolar(aumentando sua base monetária).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (88.9 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com