TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Investimento bruto

Tese: Investimento bruto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  Tese  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  704 Visualizações

Página 1 de 2

Fazer um investimento deriva-se a aplicação de capital em meios de produção, buscando o aumento da capacidade produtiva (instalações, máquinas, transporte, infra-instrutora), ou seja, em bens de capital. O investimento produtivo se realiza quando a taxa de lucro sobre o capital supera ou é pelo menos igual à taxa de juros.

O investimento bruto corresponde a todos os gastos realizados com bens de capital (máquinas e equipamentos) e formação de estoques.

O investimento líquido exclui as despesas com manutenção e reposição de peças, depreciação de equipamentos e instalações.

Os investimentos podem ser de diversos tipos, mas, basicamente, dividem-se em três grandes categorias, quando definidos em relação à sua origem. Dessa forma, temos os seguintes tipos básicos de investimento:

• Investimentos Públicos: São definidos como aplicações de capital totalmente detido pelo estado e cujo objetivo principal não é o lucro é sim a melhoria da qualidade de vida das pessoas e o bem-estar social. Exemplos: hospitais, escolas públicas, pavimentação de ruas, segurança pública entre outros.

• Investimentos Privados: São definidos como aplicações de capital por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, com o objetivo de gerar lucro e retorno financeiro aos investidores. São os maiores geradores de emprego e tributos em um país capitalista. Exemplos: empresas privadas e prestadoras de serviços;

• Investimentos mistos: São definidos como aplicações de capital em parte por órgãos públicos e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, com o objetivo de gerar tanto lucro quanto bem-estar social. Exemplos: sociedades de economia mista, como Petrobrás e Banco do Brasil.

O mercado oferece uma ampla variedade de investimentos, portanto é necessário fazer uma análise para escolher as melhores opções. Deve-se levar em conta a disponibilidade de recursos, a rentabilidade, o risco do investimento etc. (considerações econômicas, financeiras e empresariais). Entre os vários tipos de investimentos, estão as aplicações financeiras, em renda fixa ou variável, onde há o risco e a rentabilidade de acordo com a preferência do investidor. Quanto maior o risco, maior a rentabilidade. Quanto menor o risco, a rentabilidade e também diminui.

Principais aplicações financeiras no Brasil – As aplicações financeiras podem ser de renda fixa ou variável. Podem também ser classificadas quanto ao risco e à rentabilidade. Como exemplo de aplicações financeiras, podemos citar o CDB (Certificado de depósito bancário), a caderneta de poupança, os debêntures, ações na Bolsa de Valores.

A bolsa de valores é o mercado organizado onde são negociadas ações de empresas de capital aberto (públicas ou privadas). No Brasil, a atividade das bolsas é fiscalizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), e o índice mais utilizado é o da Bolsa de Valores de São Paulo (IBOVESPA). O retorno do capital investido em ações vem através de ganho de capital e dividendo. As ações são classificadas em dois tipos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com