TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Investimentos

Tese: Investimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  Tese  •  1.991 Palavras (8 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Os investimentos financeiros são fatores relevantes para o desenvolvimento do individuo e das organizações empresariais. Desde o surgimento do capitalismo, o homem tem buscado aprimorar formas de obter maiores acumulações de riquezas através da manipulação especulativa da moeda monetária vigente em sua nação. Após a revolução industrial, com a intensificação das produções, os comerciantes iniciaram um aumento constante das vendas de produtos industrializados, as organizações industriais passaram a ploriferar-se pelos continentes em busca de novos e maiores mercados. Surgiu-se assim a concorrência ampla, baseada na lei da oferta e procura, e o tão conhecido processo inflacionário teve início. O homem passou a ter, então, a ambição de agregar valor ao seu capital em busca de enriquecimento nesse novo panorama mercadológico global. Para isso passou-se a fazer uso de diversas formas de investimento, visando obter dinheiro com a aplicação de seus capitais.

Observaremos no transcorrer da Atividade Prática Supervisionada, as definições, tipos e formas de investimentos, como também um apanhado dos bancos de fomento no Brasil, destacando dentre eles o BNDES.

Investimentos:

Investimento é um conceito originário do campo da economia e que tem uma grande importância para as organizações. O investimento, em seu sentido econômico, significa utilizar recursos disponíveis, no tempo presente, para criar mais recursos no futuro. (6)

Os investimentos são de importância fundamental para a economia e para as organizações. Através dos investimentos amplia-se a infra-estrutura das empresas, aumentando seu potencial de competitividade e produção, conseqüentemente aumentam-se as produções de um país. Assim, investir é progredir no ramo da economia.

Tipos de Investimentos:

Os investimentos dividem-se basicamente em três grandes categorias, quando definidos em relação a sua origem.

A) Investimentos Públicos: são recursos disponibilizados pelo governo ou entidades públicas a fim de gerar bem-estar social. Os investimentos públicos em geral, não têm por objetivo gerar retornos monetários, mas sim retornos sociais. Alguns exemplos de investimentos públicos são hospitais, escolas, rede de saneamento básico, pavimentação de ruas, dentre outros. (6)

B) Investimentos privados: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores. Esses investimentos são os maiores geradores de empregos e tributos de qualquer país capitalista. Alguns exemplos de investimentos privado são fábricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, lojas de varejo, shopping centers, dentre outros. (6)

C) Investimentos mistos: são recursos disponibilizados em parte pelo governo ou entidades publicas e, em parte, por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Esse tipo de investimento geralmente estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e tem o objetivo de gerar tanto bem-estar para a sociedade quanto retorno monetário. Alguns exemplos de investimento misto são a Petrobrás e o Banco do Brasil.(6)

Principais fontes de investimento:

Fundo de investimento:

Também pode ser denominado por comunhão de recursos financeiros, isto é, todo o valor investido é utilizado na compra de bens, seja mobiliário ou títulos, que são todos passados ao investidor. Por tanto, o fundo de investimento é uma poupança aplicada, em que qualquer pessoa, física ou jurídica pode realizar, porém sempre por intermédio do banco ou gestora de fundos de investimentos.

Os fundos de investimentos são classificados de acordo com o tipo de investimento, normalmente usa-se os termos conservador, moderado ou ousado para identificar o perfil do investidor e assim escolher o fundo mais adequado.

Principais características:

• Um fundo é compartilhado, isto é, sua composição é feito com recursos de diversos investidores

• O objetivo é tentar maximizar os lucros (retorno) com menor risco

• Geralmente os fundos exigem um investimento mínimo, cujo valor dependerá da instituição e das características do fundo

• Eles podem ser classificados em: Renda fixa, renda variável, Multimercado e outros

• Em uma classificação mais específica eles podem ser destinados a investimentos em: ações, câmbio, imóveis, ouro, títulos do governo, entre outros. (1)

Caderneta de Poupança:

Classificado por conservador, a caderneta de poupança é muito conhecida, principalmente por poder ser feita por qualquer cidadão, necessitando apenas ir a um banco juntamente com seu CPF, RG, Holerite ou qualquer comprovante de renda e um comprovante de residência atual. A poupança é um investimento muito tradicional e conservador, paga juros bem baixos mais é seguro. Geralmente a taxa de juros da poupança gira em torno de 0,5% (meio por cento).

Principais características:

• Rendimento: TR + 0,5%

• Isenção de imposto de renda

• Não há limite mínimo para aplicação ou quando há é apenas simbólico

• Menores de idade poderão ter Caderneta de Poupança (1)

Câmbio

Investir em câmbio significa comprar moedas estrangeiras, como o Dólar, Euro ou Libra, por exemplo. Na compra de uma moeda o investidor espera que esta tenha uma valorização em relação à moeda corrente, o Real, e assim vendê-la por um valor acima do valor de compra. Mas a compra de moeda também poderá ter outras finalidades, como viagens para o exterior onde a mesma será usada ou para investimento de longo prazo.

No caso do Dólar as cotações em relação ao Real podem ser classificadas em:

• Comercial:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com