TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Karl Marx

Por:   •  12/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  939 Palavras (4 Páginas)  •  580 Visualizações

Página 1 de 4

SLIDE 1

- Karl Marx + Frederich Engels = PENSAMENTO SOCIOLÓGICO CRÍTICO (você deve analisar co cuidado os argumentos e as coisas, através de reflexão, argumentação)

- Estudava como o capitalismo ($$$$) poderia influenciar nas mudanças da sociedade

- Achava que a sociedade capitalista ($$) era transitória (O QUE É TRANSITÓRIA? Significava que ela ia acabar um tempo, que ia ser só uma transição, um período e depois acabaria. POR QUE ELE ACHAVA QUE ERA TRANSITÓRIA ? porque ele começou a achar algumas coisas erradas no capitalismo, por exemplo, as desigualdades sociais provadas pelo dinheiro. O QUE SÃO DESIGUALDADES SOCIAIS ? Um ter tanto dinheiro, e outro ter tão pouco)

- O QUE É CAPITALISMO ? Sistema econômico baseado na propriedade privada (terras) e na liberdade de comércio (qualquer um pode vender o que quiser), QUERENDO SEMPRE TODOS GANHAR
LUCRO

SLIDE 2

O CAPITAL = Foi um livro escrito por Karls Marx em que ele falava (criticava) o capitalismo
No livro ele fala sobre alguns conceitos, significados, de algumas palavras que ele usava para criticar o capitalismo. EXEMPLO:
* Mais valia: Você cobrar mais caro por um produto do que ele vale
* Capital Constante: É a parte do dinheiro que a empresa tem que ela usa para comprar matéria-prima
* Capital variável: É a parte do dinheiro que a empresa tem que ela usa para comprar máquinas, para pagar funcionários, etc.
* Fala sobre acumulação primitiva (O QUE É ACUMULAÇÃO PRIMITIVA? Quando, na revolução industrial, a sociedade capitalista que começou a ganhar salário, começou a guardá-lo. Antes não existia isso)
- No livro, ele também fala mal de uma teoria chamava VALOR-TRABALHO, escrita por Adam Smith.  Essa teoria fala que a atividade econômica (comércio, venda, aluguel, compra, tudo que envolve dinheiro), é essencialmente coletiva, ou seja, todos participam, engloba todo mundo.

SLIDE 3
- Karl Marx falava sobre dominação. O QUE ERA ? a Dominação sobre o burguês sobre o operário, ou seja, do patrão sobre o funcionário. De qual modo ? explorar o funcionário, ganhar muito dinheiro em cima dele e pagar pouco salário, fazer trabalhar muitas horas, dar condições de trabalho ruins (lugar perigoso;sujo). Isso faz com que o patrão domine o empregado.
- ISA, LER ESSES CONCEITOS (SIGNIFICADOS) E TENTAR DECORAR:
* Materialismo histórico = O materialismo histórico é você analisar a história mas com um olhar ECONÔMICO. Ou seja, entender as mudanças das sociedades ao longo da história, mas focando nos acontecimentos econômicos ($$$)
* Materialismo dialético = Fala que o ambiente modela os animais e os seres vivos e também é modelado por eles, Ou seja, ele causa impacto em nós seres vivos, e nós também causamos impactos no ambiente.
* Teoria da mais-valia: Marx acreditava que o salário deveria ser pago ao trabalhador pela riqueza que ele produzir. Por exemplo, se você trabalhasse na Marilan, e produzisse 40 pacotes de bolacha por mês, e vendesse cada um por um real, você, Isabela, teria produzido 40 reais (40 pacotes x 1 real por pacote). Você deveria ficar com a maior parte, porque você quem produziu as bolachas, certo ? MAS NA TEORIA DA MAIS VALI NÃO FUNCIONAVA ASSIM.  A teoria da mais valia falava que, o patrão, ao invés de pagar a maior parte do que o funcionário produzia, ou seja, pagar um bom salário (alto), pagava bem pouco, vendia o produto bem caro, e ficava com a maior parte. PORQUE MARX NÃO ACHAVA ISSO CERTO ? porque ele achava que já que o patrão não produziu, com as próprias mãos, ele deveria ficar com uma pequena parte e o funcionário com a parte maior.
* Luta de classes: A luta de classes é ter oposição em diferentes classes da sociedade. São classes brigarem porque tem diferentes pontos de vista, diferentes pensamentos. Por exemplo, no período de revolução industrial que estamos estudando aqui, as classes eram OPERÁRIO                              X                             BURGUÊS
FUNCIONÁRIO                       X                             PATRÃO
* Modo de produção: É o tipo de produzir. Tem 7 tipos
Primitivo (é o que existia quando o homem era das cavernas, e não produzia seu alimento, mas caçava), Asiático, Escravista (uma produção que depende de escravo), Feudal (igual na Idade Média, com servos), Capitalista (Com muiiitoo dinheiro e querendo sempre lucro), Socialista e Comunista (sociedade se liberta do trabalho com patrão. Ninguém é patrão)
* Forças produtivas: É  a combinação do trabalho com os maior de produção (objetos de trabalho, local, máquinas, tecnologia, ferramentas)
* Relações de produção: São as formas como os seres humanos desenvolvem as relações de trabalho

SLIDE 4
- De acordo com Marx, você precisa analisar o mundo, viver e entrar na realidade para construir uma sociedade mais justa. Você precisa analisar os problemas que existem na sociedade (estudar filosofia é um jeito de você fazer isso) para que você enxergue os problemas que existem, para tentar transforma-los em soluções.
Ainda conforme Carlos Benedito Matins:
“A função da sociologia, nessa perspectiva,
 não era a de solucionar os "problemas sociais", com o propósito de restabelecer o "bom funcionamento da sociedade", como pensaram os positivistas.
Longe disso, ela deveria contribuir para a realização de mudanças radicais na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (92.2 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com