TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MACROAMBIENTE

Tese: MACROAMBIENTE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2013  •  Tese  •  1.687 Palavras (7 Páginas)  •  1.068 Visualizações

Página 1 de 7

2.2 MACROAMBIENTE

As seis forças que compõem o macroambiente (ambiente externo) estão descritas abaixo:

2.2.1 Ambiente Demográfico

Estudo da população humana em termos de tamanho, densidade, localização, idade, sexo, raça, ocupação e outros dados estatísticos. A principal força demográfica que os profissionais de marketing monitoram é a população, mas há outros aspectos que devem ser levados em conta: tamanho e taxa de crescimento da população de diferentes estados, cidades, regiões e países; a distribuição das faixas etárias e sua composição étnica; os graus de instrução; os padrões familiares, e as características das diferentes regiões, bem como as movimentações entre elas.

1. A população pode ser subdividida em seis grupos: crianças em idade escolar, adolescentes, adultos jovens (25 a 40 anos), adultos de meia idade (40 a 65 anos) e idosos (acima de 65 anos).

2. Composição étnica: a variação étnica e racial dos países pode variar muito, por exemplo, o Japão onde todos são japoneses e o Brasil onde são encontradas uma das mais variadas composição étnica do mundo.

3. A população divide-se em cinco graus de instrução: analfabetos, pessoas com ensino fundamental incompleto ou completo, ensino médio completo e incompleto, superior completo ou pós-graduado.

4. Padrões familiares - lar tradicional consiste em marido, mulher e filhos (e algumas vezes avós). No entanto, há outros há outros padrões como pessoas solteiras que moram sozinhas, casais heterosexual ou homosexual que apenas moram juntos, casais sem filhos ou que já não vivem mais com os filhos. Um número cada vez maior de pessoas se separando, casando-se mais tarde, optando por não ter filhos.

5. Movimentações Migratórias – migrações das áreas urbanas para as áreas rurais ou ao contrário.

2.2.2 Ambiente Econômico

Para que existam mercados, é preciso que haja pessoas e poder de compra. O poder de compra em uma economia depende da renda, dos preços, da poupança, do endividamento e da disponibilidade de crédito. Por isso, os profissionais de marketing devem estar atentos às principais tendências na renda e nos padrões de consumo porque elas podem ter um forte impacto nos negócios.

1 Distribuição de Renda

Os profissionais de marketing costumam distinguir os paises de acordo com cinco padrões de distribuição de renda:

1. Rendas muito baixa;

2. Rendas em sua maioria baixa;

3. Rendas muito alta e muito baixa;

4. Rendas baixa, média e alta;

5. Rendas em sua maioria média.

2 Poupança, endividamento e disponibilidade de crédito

Estas três forças influenciam os gastos dos consumidores. Um índice elevado de endividamento/renda reduz gastos adicionais com habitações e outros itens mais caros, por exemplo.

3 Terceirização e Livre Comércio

A migração de empregos na manufatura e serviços para outros países pode ser uma necessidade competitiva para as empresa, mas para muitos trabalhadores pode ser uma causa de desemprego.

2.2.3 Ambiente Sociocultural

De acordo com as preferências e os gostos das pessoas, o poder de compra é direcionado para determinados bens e serviços em detrimento de outros. A sociedade molda as crenças e normas que definem, em grande parte, esses gostos e preferências.

1 Permanência dos valores centrais

Pessoas que vivem em determinadas sociedades tendem a preservar muitas crenças e valores centrais. As crenças e os valores centrais são passados de pais para filhos e reforçados por importantes instituições sociais – escolas, igrejas, empresas e governo.

2 As Subculturas

Grupos com valores compartilhados que surgem das experiências de vida ou de circunstâncias especiais e que compartilham crenças, preferências e comportamentos e, na medida em que esses grupos expressam diferentes desejos e comportamentos de consumo, os profissionais de marketing podem selecionar grupos específicos como mercados-alvos.

3 Mudanças nos Valores Culturais Secundários

Mudanças culturais acontecem, embora os valores centrais sejam muito persistentes.

2.2.4 Ambiente Natural

A degradação do ambiente natural tem sido uma preocupação mundial. Dessa forma, as empresas precisam estar consciente com as ameaças e oportunidades associadas as quatros tendências do ambiente natural:

1 A escassez de matérias-primas

As matérias primas podem ser classificadas em infinitas (ar), finitas mas renováveis (florestas, alimentos) e finitas mas não renováveis (petróleo, zinco, prata, platina).

2 O aumento do custo de energia

O petróleo, um recurso não renovável, criou sérios problemas para a economia mundial, por isso criou a necessidade de outras formas de energia.

3 As pressões antipoluição

Há atividades industriais que prejudicam o meio ambiente e, devido pressões da sociedade um grande mercado foi criado para encontrar soluções que controlem a poluição, como filtros de gases, centros de reciclagem e sistemas de aterro sanitário.

4 Mudança no Papel dos Governos

Alguns governos estão mais preocupados em preservar o ambiente e se esforçam mais para isso do que outros.

2.2.5 Ambiente Tecnológico

Uma das forças que mais afetam a vida das pessoas é a tecnologia. A taxa de crescimento da economia é afetada pelo número de novas tecnologias importantes que são desenvolvidas. Uma tecnologia cria conseqüências de longo prazo nem sempre previsíveis. Ex.: Com a pílula anticoncepcional as famílias ficaram menores, um número maior de mulheres começaram a trabalhar fora e a renda aumentou, resultando em mudança no comportamento de compra do consumidor.

2.2.6 Ambiente Político-Legal

As decisões de marketing são fortemente afetadas por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com