TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Forças Do Macroambiente

Pesquisas Acadêmicas: Forças Do Macroambiente. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2013  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  858 Visualizações

Página 1 de 2

1. a) Descreva as forças que compõem o macroambiente.

R: O macroambiente é formado por forças ou elementos que influenciam as decisões estratégicas de uma organização. Entre estas forças estão o ambiente internacional, político-legal, economia, tecnologia, demografia, social e cultural.

O ambiente internacional é tudo que acontece fora dos limites de um país, e de alguma forma acaba afetando as organizações deste país. Como exemplo pode citar a formação dos blocos econômicos como o MERCOSUL e a União Européia, que intensificaram a economia e a flexibilidade comercial entre os membros integrantes, isto dificulta a inserção de outros países com seus serviços e mercadorias a este meio.

O político-legal são decisões tomadas a níveis municipais, governamentais e federais, que podem afetar algumas organizações. Um bom exemplo são as mudanças na lei trabalhista. Que podem gerar altos encargos, restrições na contratação e demissão de funcionários.

As econômicas são colocadas pelo mercado, que dita às regras financeiras de um determinado produto. Como exemplo tem as taxas de juros, a inflação, o aumento e a diminuição do produto interno bruto (PIB).

As tecnológicas são a crescente necessidade de integrar as informações da organização a fim de obter uma maior agilidade na informação e tomada de decisão. Quem não se adapta a essa tendência deixa de ganhar e reduz o seu espaço no mercado.

A demografia são dados como idade, renda familiar, gênero e nível de escolaridade. Esses dados são importantes para as estratégias que uma organização deve formular com relação aos recursos humanos.

As forças sociais são formadas por instituições que afetam os valores, os costumes, os mitos e crenças, as ideologias e as tradições. Com isso produtos e serviços são elaborados para atender as necessidades e os novos estilos de vida. Para citar de exemplo, tem a crescente preocupação com a estética e saúde, levando ao maior consumo de produtos com menor teor calórico e o aumento de matriculados em academias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com