TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macroambiente

Monografias: Macroambiente. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  965 Palavras (4 Páginas)  •  953 Visualizações

Página 1 de 4

Forças Macroambientais

Conforme as forças macroambientais proposta por Kotler (1993), identificou-se as variáveis macroambientais, social, econômica, político-legal, física e tecnológica, relevantes na formulação de estratégia da organização, pesquisou-se o impacto nas estratégias corporativas e as estratégias da subsidiária brasileira para minimizar os impactos negativos e potencializar os impactos positivos. Os resultados da pesquisa são apresentados abaixo.

a) Forças Sociais

Na questão social, em especial, na variável cultura, estilo de vida, é onde concentram grande parte dos esforços de adaptação das estratégias globais. Como já foi mencionado, vários são os esforços da rede hoteleira para adaptar e combinar os padrões americano e europeu de hotelaria com os hábitos brasileiros para atender aos clientes nacionais e o contrário, ou seja mudar certos padrões da hotelaria brasileira para atender aos requisitos solicitados pelos viajantes de negócios do exterior.

Além da obrigatoriedade de banheiro nos quartos, imposta pelo marcado brasileiro, a empresa também dedica esforços em várias outras frentes para atender às necessidades locais. Destaca-se o cuidado meticuloso com os cardápios, a adequação local seja aos níveis regionais, por exemplo, um hotel da Bahia oferece pratos típicos locais, mesmo que a maioria dos seus hospedes sejam europeus.

Quanto à internacionalização dos hábitos europeus nos procedimentos nacionais, pode-se destacar a liberalização da entrada de animais domésticos nos hotéis de luxo da rede no Brasil. Normalmente, os brasileiros associam a presença de animais como um sinal depreciativo na imagem do hotel.

Com relação à variável educacional, percebe-se que a distância é grande entre a exigência de competências que o padrão de qualidade dos serviços da rede exige e o que o mercado educacional no ramo de hotelaria oferece. Os entrevistados entendem que o setor ainda carece de um grau mais elevado de profissionalismo. O foco na formação dos profissionais brasileiros concentra-se nas funções relativas à decoração, culinária, arrumação, ou seja, concentra-se nos serviços. A crítica refere-se ao abaixo empenho das instituições em formar profissionais também preparados para a administração da organização. Para minimizar o impacto nas suas operações, a empresa no Brasil utiliza-se da estrutura global do grupo H. O grupo mantém uma universidade corporativa responsável pelo treinamento de seus colaboradores nos padrões globais de qualidade na operação hoteleira. A gestão da academia é local, mas a orientação é global.

b) Forças Econômicas

As forças econômicas, também como as forças sociais, configuram-se como um importante fator a ser considerado nas estratégias de minimizar o impacto negativo e potencializar o impacto positivo causados pelas variáveis macroambientais.

A atual política cambial do governo brasileiro tem mantido o dólar em níveis baixos. Segundo relatos dos gestores estratégicos do grupo H, a variável cambial, no Brasil, tem causado impacto significativo no nível de ocupação das operações brasileiras. Os viajantes de negócios estrangeiros preferem orientar suas atividades em países onde a diferença cambial é mais elevada. Já os gestores brasileiros começam a enxergar melhores oportunidades de negócios, de estudo e de lazer em outros países, por exemplo, no Chile, percebe-se um fluxo significativo de brasileiros mensurado pela ocupação dos hotéis do grupo naquele país. De forma global, as perdas e os ganhos locais praticamente se eqüivalem. No entanto, como os resultados são cobrados no âmbito local, verifica-se que a gestão local dedica esforços para aumentar a sua taxa de ocupação. Por exemplo, existe uma parceria dos hotéis com agências promotoras de eventos que integram atividades culturais e gastronômicas na cidade de São Paulo para casais que moram em cidades brasileiras menores, ou seja, que não possuem teatros, cinemas, restaurantes e lojas no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com