TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macroambiente

Trabalho Escolar: Macroambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  4.193 Palavras (17 Páginas)  •  1.000 Visualizações

Página 1 de 17

4- Análise Macro ambiental

4.1-Ambiente Demográfico

De acordo ao IBGE nos últimos 50 anos, a população brasileira quase triplicou passando de 70 milhões, em 1960, para 190,7 milhões, em 2010.

Nesse contexto o numero mais alarmante foi o aumento da população idosa do país. Em 1960, 3,3 milhões de brasileiros tinham 60 anos ou mais e representavam 4,7% da população. Em 2000, 14,5 milhões, ou 8,5% dos brasileiros, estavam nessa faixa etária. Na última década, o salto foi grande, e em 2010 a representação passou para 10,8% da população (20,5 milhões).

Ao mesmo tempo em que a mulher no ano de 2000, tinha um numero de filhos médio de 2,38, já no ultimo senso de 2010, cada mulher tinha em media 1,9 filhos.

Ficando assim evidente o envelhecimento da população, e por projeções feitas em torno de 30 a 40 anos a pirâmide etária ficara cada vez mais achatada com uma população idosa bem ativa no país, fenômeno este causado pela taxa de mortalidade na velhice cair, e a taxa de natalidade diminui consideravelmente, principalmente porque as famílias atualmente adotam mais o conceito de estabilidade querendo apenas filhos que possam manter.

No ramo de segmento de alimentos e bebidas, é necessário levar em consideração estes dois fenômenos. Em relação ao envelhecimento da população é necessário medidas para acompanhar esta tendência, no restaurante estudado seria uma oportunidade oferecer mais serviços e produtos para o publico de mais de 60 anos, que dispõe de tempo e dinheiro para gastar.

Em relação à diminuição da população e das mulheres terem cada vez menos filhos, pode ser bem aproveitado como oportunidade oferecendo serviços de agregação de valor para mães solteiras com apenas um filho, ou casais com apenas um ou dois filhos, oferecendo em longo prazo, caso detectado por pesquisa, um espaço com uma profissional que possa cuidar dos filhos mais novos.

Houve uma aumento do nível de instrução da população Brasileira, entre os anos de 2000 a 2010, jovens que não frequentavam a escola numa faixa etária de 7 a 14 anos caiu de 5,5% para 3.1%,sendo no nordeste a queda de 7,1% para 3,2%. Neste mesmo contexto, a população brasileira com ao menos o curso superior aumentou de 4,4% a 7,9% no mesmo período.

Com uma população mais instruída, aumenta consideravelmente o nível de exigência do cliente, sendo assim a tendência, é um maior grau de cobrança da parte do consumidor, sobre o acesso a informação do que lhe é oferecido.

Estratégias de aumento do nível de informação aos clientes serão desenvolvidas, oferecendo ao cliente todos dados necessários na confecção de cada item, não apenas nos alimentos, mas também na manufatura de drinks, e em todas as variáveis de sua confecção, e na medida do possível oferecer ao cliente informações nutricionais sobre o produto ofertado, e para finalizar informações pormenorizadas sobre o valor do cover, sobre a gorjeta.

Outro fato importante para se analisar é o aumento crescente da população evangélica do país, havendo um aumento de 15,4% para 22,2% desta religião entre o ano de 2000 e 2010, no ultimo senso em 2010, a população evangélica se mostrou com um numero de 42,3 milhões de pessoas.

Este comportamento crescente desta religião no Brasil oferece uma ameaça para meu segmento, pois a grande maioria dos frequentadores desta religião não concebem bares/restaurante com tão bons olhos, diminuindo assim o numero de potenciais consumidores, e também por o estabelecimento não oferecer estratégias de retenção a este grupo.

Adicionando mais um fato relevante para o negocio, a comunidade de Aritaguá, situada a seis quilômetros da zona urbana de Ilhéus, quer se tornar conhecida como o lugar onde se produz a melhor carne defumada do sul da Bahia. O primeiro grande passo para divulgar o produto,foi dado no dia 18/03/2012 quando aconteceu o Festival de Defumados de Aritaguá, reunindo participantes de um grupo produtivo local.

O grupo envolvido com a produção de defumados participou de um curso de manipulação de alimentos do Projeto Transformar, promovido em 2010, pela empresa Bahia Mineração (Bamin), em parceria com o Instituto Aliança. Os participantes também receberam como doação os equipamentos utilizados no preparo das carnes, peixes e aves defumados e agora o objetivo é tornar as iguarias conhecidas em toda a região.

Mesmo tendo como objetivo defumar o próprio alimento utilizado no bar/restaurante, o fato de uma cidade próxima ser a possível futura capital dos defumados na Bahia, trará uma serie de oportunidades para o negocio, primeiramente será menos oneroso obter funcionários capacitados para manusearem o maquinário de defumação, gerando menos custo em treinamento, à tendência também é de que esta cidade gere divulgação para os produtos do empreendimento, e faça com que o publico da região em médio prazo conheça e tenha mais como habito degustar comidas defumadas, gerando menos custo na área de marketing.

Em uma analise em longo prazo, caso realmente seja disseminada este comportamento de consumo por esta iguaria, tão qual o município de Valença e adjacências, a empresa enfrentará como ameaça novos entrantes que venha a competir por este novo espaço no mercado.

4.2-Ambiente Econômico

Em nosso contexto atual, a correria do dia a dia faz com que o brasileiro se alimente cada vez mais fora de casa, o que torna o setor um dos que mais cresce no Brasil, com previsão de 12,5% para este ano. As receitas de pontos de venda de refeições prontas saltaram de 13% a 17% ao ano nas últimas duas décadas, mas não falta espaço para novos estabelecimentos. No País, 31% consomem comida na rua semanalmente, número que deve atingir 50% até 2020, de acordo com o Portal Alimentação Fora do Lar.

Somado a isso os brasileiros devem gastar R$ 17,7 bilhões em bebidas em 2012, o que representa um aumento de 15% em comparação com 2011, segundo dados do Pyxis Consumo, do Ibope Inteligência. Os gastos envolvem vendas de água, refrigerante, suco, refresco, cerveja, vinho, champanhe e destilados.

A maior parte do potencial de consumo vem da classe B, que corresponde a 24,5% dos domicílios e deve responder por 42,6% desses gastos. A classe C aparece na sequência, com 40% do consumo, seguida da classe A, com 10%. A menor parcela é a das classes D e E, responsáveis por 7% das vendas.

Oportunidades são abertas sobre o prisma destas informações, com esse aumento do comportamento de compra da população no segmento de comida fora de casa, é necessário se preparar tanto no quesito estrutura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com