TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macroambiente

Casos: Macroambiente. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2013  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  707 Visualizações

Página 1 de 4

Antes de iniciar a explanação sobre a importância desse tema, vamos definir o que é Macroambiente? O macroambiente nada mais é que as forças ambientais externas a empresa, as quais a organização não possui controle, porém podem e devem monitorá-las e adaptar-se as mesmas. Chamadas de PESTN´s, são as forças políticas, legislativas, econômicas, sócias/culturais/demográficas, tecnológicos e naturais.

É altamente importante que as organizações estejam atentas e monitorem essas forças ambientes altamente mutáveis. As PESTN´s são capazes de trazer consigo uma série de ameaças e desafios, como também várias novas oportunidades de negócios, além de oferecer a administração uma leitura mais clara de potencias variáveis e facilitar a tomada de decisões.

A economia talvez seja a variável mais fácil de monitorar, pois é amplamente divulgada, basta entender sua linguagem. Compreender os padrões que afetam o poder de compra das pessoas é de suma necessidade, bem como entender se a organização atua em um país de economia de subsistência ou em um país de economia industrial, a distribuição de renda é outro fator importante para saber o que produzir, como produzir e ofertar ao nicho de atuação.

Uma intervenção política do governo pode atingir direta ou indiretamente uma organização, seja através do incentivo fiscal ou da regulação do governo para com o ramo de atividade da organização. Uma nova lei criada pode limitar uma atividade empresarial ou inviabilizar a ação das organizações. Essas forças são dirigidas por órgãos governamentais e grupos de pressão, há mesmo em uma economia neoliberal a necessidade de regulamentação do mercado, para principalmente assegurar a livre concorrência e a quebra de monopólios, assegurando a condição de comparação e opção dos consumidores entre os concorrentes de produtos similares.

As empresas devem estar atentas à cultura, a demografia, o estilo de vida, as crenças e atitudes predominantes da região em que atua ou pretende atuar. Para atuar ou penetrar em um novo mercado é imprescindível conhecer essas variáveis comportamentais, para conseguir oferecer um produto ou serviço ao consumidor que ele deseje e que seja compatível com seu estilo de vida, que não fira sua cultura ou seus princípios religiosos ou éticos. Não adianta querer vender carne bovina na Índia, pois, isto fere a religiosidade do país, nem querer vender um produto altamente sofisticado destinado a pessoas de renda alta em uma região com predominância de pessoas de renda baixa.

As tecnologias por sua vez geram novos mercados de atuação para as empresas já existentes ou ainda a diversificação dos investimentos, ou para empreendedores que enxerguem a possibilidade e a viabilidade de uma nova tecnologia, atendendo uma necessidade existente da sociedade que ainda não é suprida (mercado latente), não esqueçamos também que uma tecnologia substitui uma anterior, portanto há a necessidade das organizações se reinventarem constantemente para não ficarem obsoletas no mercado, perdendo clientes e consecutivamente novos negócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com