TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MILTON FRIEDMAN E O LIBERALISMO ECONÔMICO

Por:   •  10/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 2

MILTON FRIEDMAN E O LIBERALISMO ECONÔMICO

Raiana Barros Passos

UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

Economia

Maio2016

Introdução

Friedman é considerado um dos mais importantes e atuantes economistas do século XX. Fundador da Escola Monetarista de Chicago. Defendia o liberalismo econômico, além de ser um dos idealizadores do neoliberalismo. Trabalhou como professor de economia na Universidade de Chicago. Recebeu o Prêmio Nobel de Economia em 1976, graças a suas realizações e estudos voltados a análise de consumo e teoria monetária.

Desenvolvimento

Friedman deixou uma herança incrível de teoria econômica e prescrições para políticas públicas. Com obras como, Uma História Monetária dos Estados Unidos, inovou a organização de bancos centrais do mundo. Teve grande influência sobre os economistas, ao provocar os fundamentos teóricos da curva de Phillips e prever a estagflação. Seus livros mais conhecidos influenciou até os que não eram economistas, em favor do aumento da intervenção estatal na economia, o que acabou indo contra o consenso da época. Friedman acabou com a ideia de que o capitalismo do laissez-faire foi indevido e incompetente. Mesmo com muitas críticas feitas a suas ideias, muitas foram aceitas, como o casamento homoafetivo, legalização das drogas, avoucher (vale ou cheque que assegura um crédito para futuras despesas com mercadorias ou serviços) para escolas. Acabou com o serviço militar obrigatório e o seu imposto de renda negativo pode ser visto hoje sob a forma de Earned Income Tax Credit (benefício para as pessoas com renda baixa ou moderada. Reduz a quantidade de imposto a ser pago ou reembolsa o cidadão).

Friedman contribuiu nas áreas de macroeconomia, microeconomia, estatísticas, teoria monetária e História da Economia; Foi conselheiro econômico do governo chileno de Augusto Pinochet e dos governos norte-americanos de Nixon e Ronald Reagan; Atuou como membro do Departamento Nacional de Pesquisas Econômicas dos EUA; Trabalhou como colunista da revista Newsweek.

Milton Friedman nasceu em 31 de julho de 1912, em Nova York (Estados Unidos).

Friedman morreu na cidade de São Francisco (Estados Unidos), vítima de um ataque, em 16 de novembro de 2006.

Principais obras

- A economia monetarista

- História monetária dos Estados Unidos

- Capitalismo e Liberdade

- Liberdade para escolher

- A tirania do Status Quo

- Episódios da História Monetária

Liberalismo Econômico

O liberalismo é uma doutrina político-econômica e sistema doutrinário que se caracteriza pelo interesse pela liberdade cívica, econômica e da consciência dos cidadãos. Sua teoria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (61.2 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com