TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo da Introdução do Livro "Capitalismo e Liberdade" do Milton Friedman

Por:   •  5/9/2021  •  Abstract  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO DA INTRODUÇÃO

Milton Friedman inicia a introdução do livro “Capitalismo e Liberdade” por meio de uma frase citada no discurso de posse do Presidente Kennedy: “Não pergunte o que sua pátria pode fazer por você – pergunte o que você pode fazer por sua pátria”. A partir disso, o autor separa a frase em dois momentos. O primeiro momento é o paternalista: “o que sua pátria pode fazer por você”. Segundo Milton, esse trecho implica que o governo é o protetor, e o cidadão, o tutelado. Já o segundo momento é organicista: “o que você pode fazer por sua pátria”, a qual implica que o governo é o senhor ou a deidade, e o cidadão, o servo ou o adorador.

Por conseguinte, introduz a relação do homem livre com a sua pátria e a utilização do governo por este como instrumento para proteção da liberdade. Seguindo este raciocínio, o autor aponta a concentração de poder como ameaça a liberdade e corrupção dos bons homens. Diante desse problema, indaga sobre aproveitarmos os benefícios de se ter um governo e, ainda sim, evitar as ameaças à liberdade trazendo dois princípios da Constituição Americana, os quais são de que o governo deve se limitar a garantia da liberdade, preservação da lei e ordem e a garantia a propriedade privada; e a distribuição justa de poder do governo segundo as questões territoriais de âmbitos municipais, estaduais ou nacionais.

O autor retoma a questão da centralização do poder pelo governo federal e acrescenta a questão da corrupção e juízo de valor dos representantes, afirmando que a preservação da liberdade é a principal razão para a limitação e descentralização do poder do governo, porém exemplificando que governos centralizados foram os principais capazes de evoluírem seja nas artes, arquitetura, tecnologia, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (35.5 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com