TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macro e Microeconomia

Por:   •  5/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.019 Palavras (5 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 5

A microeconomia é a parte da economia que procura explicar como são determinados os preços de bens e serviços, bem como fatores de produção. Para tanto esse ramo da economia leva em consideração a demanda, a oferta, a estrutura e o equilíbrio de mercado. A demanda de mercado pode ser definida como a curva que relaciona a quantidade de certo bem ou serviço com possíveis preços. A quantidade demanda representa um ponto específico com respectivo preço. A demanda é função dos seguintes fatores: preço do bem ou serviço, preço de bens substitutos e complementares, renda do consumidor, gosto ou preferência do indivíduo. Entende-se como bem substituto aquele cuja demanda é aumentada quando o preço de determinado bem sobe (ex.: aumento do preço da carne eleva o consumo de peixe (bem substituto)). Bem complementar é aquele cuja demanda aumenta com a redução do preço do outro bem (ex.: demanda de gasolina (bem complementar) aumenta quando o preço do carro abaixa; demanda de gravatas (bem complementar) aumenta quando o preço da camisa social reduz). A lei geral da demanda enuncia que a quantidade demandada apresenta relacionamento inverso com o preço do produto, coeteris paribus. Assim, quanto menor o preço maior é a procura do bem e vice-versa.

Qd = f(P)

Por oferta, entende-se a curva que relaciona as quantidades que os produtores desejam oferecer ao mercado com os possíveis preços. A oferta depende dos seguintes fatores: preço do produto, custo de produção (matéria prima, salário, preço da terra, etc), nível de conhecimento tecnológico e número de empresas. A lei geral da oferta enuncia o relacionamento direto entre a quantidade ofertada de um bem e seu preço, coeteris paribus. Isso reflete o fato de que o aumento no preço do bem, coeteris paribus, estimula o aumento na produção e aumento do número de empresas na atividade.

Qo = f(P)

A oferta tem relação inversa com os custos de produção, coeteris paribus. O que não acontece quando se relaciona oferta e nível tecnológico e oferta e número de empresas, que apresentam relação direta. Para exemplifica, mantendo-se o mesmo preço e aumentando o custo de produção ocorre o deslocamento da curva da oferta para a esquerda, coeteris paribus. Já a diminuição dos preços dos insumos de produção ou o aumento do número de empresas levam que a curva de oferta se desloque para direita, coeteris paribus.

A interação entre as curvas de demanda e oferta determina o preço e quantidade de equilíbrio de um bem ou serviço em um dado mercado – lei da oferta e da procura (tendência ao equilíbrio). Na intersecção das retas de oferta e demanda, tem-se o preço e quantidade de equilíbrio. Esse ponto representa o preço e a quantidade que atendem às aspirações dos consumidores e dos produtores, simultaneamente. Se a quantidade ofertada está abaixo do equilíbrio, há escassez, que induz a competição de consumidores e, consequentemente, o aumento dos preços. Analogamente, se a quantidade ofertada estiver acima do ponto de equilíbrio, há excesso de produção, que induz a competição entre produtores e, consequentemente, redução dos preços, até que se atinja o ponto de equilíbrio. O mercado tem, portanto, uma tendência natural de chegar ao equilíbrio, considerando-se mercado de concorrência perfeita (livre de interferências do governo e de forças oligopólicas).

Para trabalhar esses conceitos, imagine-se um mercado com bem normal X em equilíbrio (Po, Qo). Se houver aumento real da renda dos consumidores, coeteris paribus, a demanda do bem X, aos mesmos preços anteriores, será maior. Isso significa que a curva da demanda se desloca para a direita, levando a excesso temporário de demanda, que provoca aumento do preço até que o excesso acabe, chegando-se a um novo ponto de equilíbrio de preço (P1) e quantidade (Q¬1). Suponha-se agora que haja diminuição dos preços das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com