TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macroeconomia

Por:   •  21/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.359 Palavras (6 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 6

2008

Tivemos a crise que teve origem nos Estados Unidos, em primeiro lugar caíram as torres gêmeas, logo em seguida caíram os juros, após os ataques terroristas de Setembro de 2001 o governo americano precisava reativar a economia, estimulou o consumo e multiplicou o credito com juros baixos, funcionou, porem no mercado imobiliário passou do ponto, grandes financiadoras e bancos começaram a emprestar para quem não podia pagar, o financiamento a logo prazo eram concedidos sem muitas perguntas. "boom" no mercado imobiliário já estava avançado, comprar uma casa (ou mais de uma) tornou-se um bom negócio, na expectativa de que a valorização dos imóveis fizesse da nova compra um investimento. Também cresceu a procura por novas hipotecas, a fim de usar o dinheiro do financiamento para quitar dívidas e, também, gastar.

Para compensar os juros baixos que traziam pouco retorno, muitos bancos aumentaram a rentabilidade abrindo credito para clientes com credito ruim para comprar a casa própria pessoas com dividas empregos ruins que aceitavam pagar juros maiores o chamado mercado subprime,( O cliente "subprime" é um cliente de renda muito baixa, por vezes com histórico de inadimplência e com dificuldade de comprovar renda) para diminuir os próprios riscos os bancos repassaram estas dividas os para outras financeiras, dentro e fora dos Estados Unidos, diferentes bancos do mundo a fora ofereceram aos seus clientes investimentos escorados nas mensalidades dos imóveis, o problema começou a surgir quando as prestações começaram a subir depois que o governo dos estados unidos decidiu aumentar os juros para segurar a inflação, os clientes fracos (subprime) começaram a deixar de pagar, começou o efeito domino, quem emprestou para o mau pagador não recebeu e também não pagou os investidores, e os títulos negociados foram despencando sem garantia, não tendo dinheiro para mais ninguém e grandes instituições começaram a pedir socorro, o governo americano ficou na difícil situação de escolher quem seria socorrido e quem não seria.

O mundo todo sofreu o impacto do naufrágio do 4º maior banco de investimentos americano que nunca emprestou dinheiro para comprar casa própria, foi afetada justamente pelos empréstimos concedidos para as pessoas com credito ruim.

Funciona assim :

Quando os proprietários de suas casas não pagam suas obrigações

As instituições financeiras recebem a casa, as casas estão sempre subindo de valor.

Desta forma estão seguras caso os proprietários não paguem, as instituições podem adicionar riscos as novas hipotecas.

Sem precisar de pagamento antecipado, comprovante de renda ou qualquer outro documento.

Então, ao invés de emprestar dinheiro para pessoas qualificadas chamadas de hipotecas “Prime “

Começam a emprestar para pessoas menos qualificadas, estas são chamadas de hipotecas “subprime” Este é o ponto critico.

Então, como sempre,o corretor conecta uma família a uma instituição financeira Gerando uma nova hipoteca , fazendo sua comissão. A família compra uma grande casa.

A instituição vende a hipoteca para um banco de investimentos

Esta Transação representa um CDO, o banco de investimentos divide em partes e vende para investidores.

Isto funciona bem e faz com que todos fiquem ricos, ninguém estava preocupado, porque quando eles vendessem a hipoteca para o próximo individuo o problema seria dele.

Se os donos das casas não cumprissem as obrigações eles não se importariam, pois venderia o risco para o próximo e ganharia milhões, é como brincar de batata quente com uma bomba relógio

Sem surpresas os donos das casas não pagam as hipotecas

Que neste momento é do banco.

Isto significa que o banco despeja o dono da casa e que um dos pagamentos mensais se torna uma Casa, o banco coloca a casa a venda, porem outros pagamentos mensais se tornam casas. Agora existem varias casas a venda no mercado, criando mais oferta do que demanda.

O valor das casas não sobem mais, despencam, isto cria um problema para os donos das casas que continuam pagando suas hipotecas, assim que todas as casas do bairro estão a venda, o valor das casas caem, então eles se perguntam o porque estão pagando as suas hipotecas, enquanto as suas casas estão valendo menos, os proprietários entendem que não faz sentido continuar pagando, mesmo quer possam pagar, então, saem de suas casas .

O nível de inadimplência se espalha pelo pais e os preços caem.

O banco de investimento tem muitas casas sem valor, ele liga para um investidor para vender o seu CDO, mas o investidor não é tolo e não aceita. O banco de investimento tenta vender o CDO para todo o mundo, mas ninguém quer uma bomba prestes a explodir. E ele esta devendo milhões de dinheiro emprestado que usou para comprar esta bomba e não consegue pagar, mas ele não é o único, os investidores também compraram milhares de imóveis, as financeiras tentam vender suas hipotecas, mas os bancos não querem comprar, os corretores não tem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (80.7 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com