TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macroeconomia

Por:   •  26/3/2016  •  Resenha  •  1.167 Palavras (5 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 5

Macroeconomia

A macroeconomia estuda a economia em geral analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio. O enfoque macroeconômico pode omitir fatores importantes, mas estabelece relações entre grandes agregados e permite compreender algumas interações relevantes. A macroeconomia se preocupa com aspectos em curto prazo como desemprego, por exemplo.

A macroeconomia possui algumas metas como aumentar o nível de empregos, estabilizar os preços, distribuir renda, crescer a economia, solucionar conflitos de objetivos. A estrutura macroeconômica se compõe de cinco mercados:

Mercado de Bens e Serviços: Determina o nível de produção agregada bem como o nível de preços.

Mercado de Trabalho: Admite a existência de um tipo de mão-de-obra independente de características, determinando a taxa de salários e o nível de emprego.

Mercado Monetário: Analisa a demanda da moeda e a oferta da mesma pelo Banco Central que determina a taxa de juros.

Mercado de Títulos: Analisa os agentes econômicos superavitários que possuem um nível de gastos inferior a sua renda e deficitárias que possuem gastos superiores ao seu nível de renda.

Mercado de Divisas: Depende das exportações e de entradas de capitais financeiros determinada pelo volume de importações e saída de capital financeiro.

Política Fiscal

O termo Política Fiscal refere-se ao comportamento e à administração das receitas e despesas do setor público. Conforme indica a definição, a maneira como cada Estado gere seus recursos e obrigações não deve ser obrigatoriamente a mesma, é como se existisse um manual a “maneira certa” de se executar a política fiscal. As despesas do Governo derivam da prestação de serviços e/ou da produção de bens pelo setor público, como o pagamento de salários de funcionários públicos, obras, aposentadorias, etc. Atualmente, o pagamento de juros é a parcela mais significativa dentre os gastos do governo federal no Brasil.

Conceitos da Política Fiscal

Para compreender a política fiscal, precisamos agora mostrar alguns conceitos relativos às informações mais comumente utilizadas sobre o tema. Vejamos:

Déficit / Superávit – Conceitos Primário e Nominal

Conceito Primário: seja ele déficit ou superávit, quando nos referimos ao conceito primário estamos considerando as contas do governo sem incluir pagamentos de juros da dívida (externa ou interna) e sem incluir ajustes financeiros. Então:

Resultado Primário: receitas – despesas (sem incluir despesas financeiras)

Carga Tributária: é o total de impostos, contribuições e taxas arrecadadas pelo Estado em relação ao total de riqueza produzido pelo país durante um certo período de tempo.

Relação Dívida/PIB: é total da dívida em relação ao total de riqueza produzida pelo país  existem dois “tipos” básicos de dívida a publica e a particular.

Opções de Política Fiscal

O Governo pode assumir duas posturas (políticas)

Política Expansionista

↑ gastos públicos ↓ impostos  ↑ produção e emprego

Sendo assim: Se aumentar os gastos públicos e/ou diminuírem a tributação, o governo disponibiliza uma maior renda para empresas e famílias.

Política Contracionista

↓ gastos públicos ↑ impostos  ↓ produção e emprego

Caso o governo decida diminuir seus gastos e aumentar a quantidade de impostos cobrados, a renda disponível para as famílias e empresas se reduzirá.

Política Monetária

A política monetária visa defender o poder de compra de uma moeda. A emissão de papel moeda é um dos instrumentos básicos de uma política monetária, também como: Depósito compulsório compra e venda de títulos da dívida pública, empréstimos do Banco Central aos bancos comerciais, taxas e juros. Ela sempre avalia as variáveis da macroeconomia. As ações de uma política monetária são quando o governo atua para controlar a quantidade de moeda que circula em seu país, as taxas de juros e os níveis de credito.

Política Comercial

Existe a política comercial do país aonde  ela cuida do comercio com outros países ,cuida das taxas,dos subsídios, quotas de importação, restrições voluntarias à exportação, criações de empresas estrangeiras e entre outras barreiras internacional.

A União Européia assim como o MERCOSUL são políticas comerciais.    

Moeda: conceito, tipos, suas funções e os principais conceitos de formas de pagamento

Meio de troca: A moeda é o instrumento intermediário de aceitação geral, para ser recebido em contrapartida da cessão de um bem e entregue na aquisição de outro bem (troca indireta em vez de troca direta). Isto significa que a moeda serve para solver débitos e é um meio de pagamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (206 Kb)   docx (570.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com