TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macroeconomia

Por:   •  2/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  987 Visualizações

Página 1 de 2

1) A microeconomia e a macroeconomia são divisões usuais da teoria econômica. De que aspectos da realidade econômica cada uma delas trata? O que, fundamentalmente, as diferencia?

R: O papel da microeconomia é estudar o comportamento das unidades de consumo, estudar as empresas, como ocorre a formação de preços no mercado, ou seja, estuda a oferta e a demanda. Já a microeconomia estuda o comportamento do sistema econômico, a produção ou produto total de uma economia, nível de emprego e poupança, investimento, consumo, o nível geral dos preços. Na micro, o foco principal é o individual (consumidor e empresa), já na macro, o estudo é geral, o foco é na média dos preços gerais e no estudo do PIB.

 

2) Em que consiste a expressão latina coeteris paribus? Por que razão os economistas recorrem a esta expressão, quando, por exemplo, estabelecem relações entre duas ou mais variáveis.

R: Coeteris paribus é uma expressão em latim que significa tudo o mais constante. A análise microeconômica básica, para poder analisar um mercado isoladamente, supõe todos os demais mercados constantes, ou seja, supõe que o mercado em estudo não afeta nem é afetado pelos demais. A condição ceteris paribus é usada, quando queremos, por exemplo, saber o efeito isolado de uma variação de preço sobre a procura de determinado bem, independentemente do efeito de outras variáveis que afetam a procura, como a renda do consumidor, gastos e preferências etc. Um aumento de preço de um determinado produto causa uma redução na procura, "coeteris paribus". Se houvesse variação na renda do consumidor, não se poderia afirmar o mesmo a respeito da procura sem informações adicionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (63.3 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com