TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macroeconomia

Por:   •  28/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.570 Palavras (11 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 11

MACROECONOMIA

PIB

É a medida do valor dos bens e serviços que o país produz num período, o PIB é composto por quatro elementos, o consumo, investimento, compras do governo e exportação liquida. O consumo são as coisas vendidas ao consumidor final, excluindo imóveis, o investimento é o gasto que faz para aumentar produção no futuro, estoques, equipamento de capital, imóveis, estrutura, as compras de governo são tudo que é gasto para atender a população e a exportação líquida é a diferença entre as importações e exportação.  Outras medidas de riqueza são o Produto Nacional Bruto (renda dos cidadãos que moram no exterior), Produto Nacional Liquido (exclui perda por depreciação), Renda Pessoal (obtida através de ações), Renda pessoal disponível (renda pessoal, menos o imposto).

Quando o PIB cai, gera desemprego, queda nos lucros e falências. Um aumento no PIB indica que a economia esta produzindo uma quantidade maior de riqueza, ou os preços subiram.

Para analisar o comportamento do PIB de um país é preciso diferenciar o PIB nominal do PIB real. PIB nominal calcula a preços correntes, ou seja, no ano em que o produto foi produzido e comercializado, e PIB real é calculado a preços constantes, onde é escolhido um ano-base para eliminar o efeito da inflação, e o PIB real é o mais indicado para análises.

PIB per capita é uma medida do bem estar do indivíduo, porem ele exclui  a qualidade do meio ambiente e desconsidera o valor das atividades que ocorrem fora do mercado. Em resumo o PIB per capita é o produto interno bruto dividido pelo número de habitantes.

Índices de preços e serviços

O IPC monitora as mudanças no custo de vida ao longo do tempo, é a razão dos preços desse ano em relação ao ano anterior, uma das coisas que difere o IPC do PIB é que ele reflete as cobras e bens produzidos no exterior também, pois refere aos bens comprados, enquanto o PIB reflete apenas os bens produzidos internamente.

Alguns problemas como, mudança de qualidade dos produtos, introdução de novos bens, tendência à substituição dos bens mais caros, dificulta o medição do IPC.

Poupança, investimentos e sistema financeiro  

         Poupança nacional é composta pela soma da poupança privada com a poupança pública. Se o governo tem um superávit orçamentário, isso será benéfico para a poupança nacional como um todo. A poupança é o que fica quando tiramos o consumo e os gastos do governo do PIB. A poupança privada é o que fica quando tiramos os impostos e o consumo do PIB, enquanto a poupança pública é quando tiramos os gastos do governo da arrecadação tributário. O governo pode lançar mãos de políticas para incentivar a poupança e o investimento. O incentivo à poupança pode ser feito através de impostos sobre o consumo, abertura de contas de poupança especiais com o objetivo de baixar a taxa de juros e aumentar o investimento. O incentivo ao investimento pode ser feito através de crédito tributário para a compra de bens de capital, resultando em maiores taxas de juros e maiores poupanças.  

        O filme foi todo voltado ao investimento. Relatando como funciona o mundo dos negócios, como as famosas "bolhas". As falsas especulações o que era uma arma para o negocio para alguns expertinhos que sempre acham meio de ganhar em cima disso, porém isso se considera um crime nesse mundo de investimentos.

Finanças e riscos

        Quando se pensa em investimentos, deve-se levar em conta o valor presente e o valor futuro. O presente é a quantia que seria necessária para produzir aquela quantidade. E o valor futuro é quanto o dinheiro de hoje vai render. Há um tradeoff entre risco e retorno, ou seja, a pessoa escolhe entre uma opção segura com menor rendimento ou uma arriscada com maior rendimento. Quando procedemos à avaliação de ativos, devemos levar em conta três teorias.

  • A primeira é a Hipótese dos Mercados Eficientes, que diz que o equilíbrio da oferta e dá demanda dá o preço justo. De acordo com ela, todas as ações são corretamente valorizadas o tempo todo, com os preços refletindo todas as informações públicas sobre o valor do ativo.
  • A segunda é a Análise Fundamentalista. Ela é o estudo das demonstrações contábeis e das expectativas futuras para determinar o valor da empresa.
  • A terceira é a teoria da Irracionalidade do Mercado. Os mercados de ativos são movidos pelos instintos animais de seus investidores e graças à especulação o valor da ação para o acionista depende não só dos dividendos, mas do preço de venda no futuro.

        Parte importante ao qual mostrou por várias vezes quando os investidores se viam encurralas ao ponto de fracassarem em seus investimentos sempre iam procurar ajuda do governo e principalmente de  bancos. O filme relatou bem essa parte, mostrando que sempre a risco em qualquer investimento: pequeno ou grande não há como prever a real realidade no futuro dos negócios.

Desemprego

        O desemprego se mede através da razão entre o número de desempregados e a força de trabalho vezes 100. Ela varia entre os grupos da economia. Em qualquer sociedade sempre haverá desempregados. Isso se deve a dois fatores: o desemprego funcional, que é aquele que acontece porque se leva um tempo para encontrar um emprego novo e o desemprego estrutural, que é determinado pelo número insuficiente de empregos disponíveis no mercado de trabalho. Também pode aumentar quando os salários estão acima do equilíbrio de oferta e demanda por mão-de-obra.

        Muitos ficaram desempregados no filme depois que a Zabel investimentos foi perdendo controle dos negócios. A Jake chegou ao problema do desemprego temporário, sua mãe por causa da crise imobiliária e que estava desempregada, porém ganhando pouco ou quase nada de dinheiro com investimento de imóveis (que estava em crise) viu forçada a voltar a trabalhar de enfermeira.

 

Teoria das Economias Abertas

         Essa teoria consiste em que a taxa de juros real e a taxa de câmbio real se ajustem para equilibrar a oferta e a demanda nos dois mercados. Eles determinam a poupança, o investimento, o IEL e as EL. Um aumento da taxa de juros no mercado de fundos de empréstimos torna a compra de artigos nacionais mais atraentes, reduzindo assim o IEL. O mercado de cambio de moeda estrangeira que coordena a oferta de moeda nacional para troca por estrangeira, poratnto quando a taxa de cambio se aprecia, os bens internos ficam mais caros, menos atraente, diminuindo, assim, a demanda pela moeda nacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (135 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com