TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macroeconomia

Por:   •  14/4/2015  •  Artigo  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Macroeconomia

Atividade: 1.1 – Tarefa 1

Considerado precursor da macroeconomia, John Maynard Keynes apontava, entre outras questões, que a política econômica deveria se preocupar mais com o curto prazo, que o incentivo à demanda agregada seria o principal instrumento econômico e que poderia ser feito sob intervenção do Estado.

Utilizando as explicações feitas no material texto, página 43 a 47 da Unidade 1 e contribuições de outros materiais encontrados por você (não se esqueça de fazer a correta citação bibliográfica), responda às questões abaixo:

a) Quais foram as principais contribuições da Teoria Keynesiana?

John Maynard Keynes foi uns dos mais importantes economistas, que revolucionou o pensamento econômico, suas teorias influenciaram na renovação das teorias clássicas, onde se acreditava que o equilíbrio tenderia ao caminho do pleno emprego e que o desemprego era um situação momentânea e desapareceria graças às forças do mercado.

As principais contribuições proposto pela Teoria Keynesiana podemos mencionar entre elas: a crítica à teoria do laissez-faire, pois acreditava na tendência ao equilíbrio sem a intervenção do governo; como instrumento das políticas macroeconômicas as contribuições à política fiscal, pois antes era dominada pela política monetária e cambia; como necessidade fundamental da economia a busca pelo pleno emprego; como instrumento de política econômica o uso da contabilidade nacional, a definição de juros a partir da liquidez e a influencia das incertezas nas expectativas e escolhas e a teoria do multiplicador.

A partir da década de 1970 surgiram novas correntes de pensamentos econômicos combatendo os princípios dos pensamentos de Keynes, mas a recessão mundial nas décadas de 80 e 90 refletiram os princípios da política econômica de John M. Keynes.

Fontes:

http://visaoeconomica.wordpress.com/2010/04/26/a-influencia-de-keynes/. Acesso dia 20 de maio de 2014.

Heineck, Luiz Fernando Mählmann. Macroeconomia. – 2.ed. reimp. – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/ UFSC, 2012.

b) De que forma esta teoria está ligada a crises econômicas? Estabeleça uma relação das ideias de Keynes com a atuação dos países para retomar o crescimento econômico no período de 2008 em diante.

As ideias de keynes propunha a intervenção do Estado para tornar o sistema econômico mais eficiente, principalmente em momento de crise, pois o mercado muitas vezes não consegue se equilibra sozinho, para isso é necessário o Estado tomar medidas em construções de grandes obras como pontes, estradas, aeroportos, portos entre outros, contribuindo para aquecer o setor privado, com isso aumenta-se a utilização de mão de obras, favorecendo a diminuição da taxa de desemprego, com mais pessoas empregadas há mais circulação de dinheiro, mais pessoas comprando, incentivando para que as indústrias produzem mais.

Para Keynes a crise é resultado de não haver investimento por partes dos capitalistas, pois consideravam que não haveria retorno lucrativo, naquilo que eram aplicados. Investimento de acordo com Keynes é bem mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com