TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica licenciatura

Por:   •  6/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  822 Palavras (4 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERA RURAL DO SEMIÁRIDO

Pratica de ensino IV educação especial e inclusão

Segunda atividade online

Aluno: Danilo pereira polo de natal

Professor Formador: Varder Braga

INCLUSÃO POR MEIO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS

Este terno ainda novo quanto ao seu uso busca englobar todos os recursos  que se dispõe para assistencialismo as pessoas como necessidades especiais , propondo recursos e serviços que visam proporcionar e ate mesmo ampliar as habilidades funcionais de pessoas com algum tipo de deficiência tendo como via de regra a inclusão para compor este arsenal de grande relevância para à questão,  trás consigo uma gama  expressiva de equipamento, estratégias e serviços e praticas afim de diminuir a problematicidade encontrada pelos deficientes. No Brasil esta tecnologia é uma área de conhecimento com características interdisciplinar fazendo com que as pessoas com deficiência, incapacidade ou mobilidade reduzida, buscando produzir autonomia, independência e qualidade de vida através da inclusão social. O que corrobora o exposto são as ações do comitê de ajudas técnicas, doravante denominado, CAT. Criado por meio da portaria de numero 142, de 16 de novembro de 2006, que trata destas questões em conjunto com outros órgãos que também dão a devida importância ao tema tais como a secretaria nacional de direitos humanos e Etc. estas tec´s elencadas acima estão subdivididas na pratica por categorias, basicamente, podemos verificar cerca de onze porem vale salientar que não obrigatoriamente so existam esta mais uma variedade maior uma vez que temos por tecnologia assistiva todo e qualquer recurso, técnica ou equipamento que possibilite uma maior independência, uma melhor qualidade de vida, inclusão social na sua totalidade  possibilitando comunicação, mobilidade urbana intra familiar extra familiar, extra escolar e intra escolar, desenvolvimento da aprendizado, trabalho e integração entra família, escola amigos e sociedade. Desta feita as categorias ha que si divide as tecnologias são:

  • Auxilio para a vida diária, esta categoria esta distribuída na criação de materiais e produtos para o auxilio das tarefas do cotidiano tais como comer, vestir, Etc. ajudando ao deficiente na execução das necessidades diárias e pessoais.
  • Comunicação aumentativa suplementar e alternativa, esta por sua vez garante recursos eletrônicos ou não permitindo a comunicação de pessoas sem fala ou com limitação do aparelho fonador.
  • Recurso de acessibilidade ao computador, os mesmos criam equipamentos de entrada e saída com o auxilio de voz ou Braille para que pessoas com deficiência visual possa ter acesso ao computador.  
  • Sistema controlador de ambientes produz a criação de ferramentas com sistemas eletrônicos que auxiliam as pessoas com mobilidade reduzida e locomotoras a controlarem aparelhos eletrônicos que estão no seu ambiente.
  • Construções arquitetônicas para acessibilidade possibilitando adaptações ou ate mesmo reformas em ambientes de morada ou trabalho a fim de reduzem as barreiras físicas do ambiente melhorando a locomoção da pessoa com deficiência.
  • Próteses e Orteses, possibilita trocas ou ajustes de partes do corpo para pessoas que tem falta ou comprometimento de membros ou déficit cognitivo.
  • Correção e adequação postural disponibiliza adaptações para equipamentos tais como cadeiras de rodas ou mesmo outro assento possibilitando conforto e maior estabilidade e postura de tronco, cabeça e membros.
  • Auxilio mobilidade, destinado a cadeirantes produz adaptações em veículos automotores e cadeiras de rodas para a melhoria da mobilidade pessoal.
  • Auxilia aos cegos ou pessoas com visão subnormal, este auxilio pode ser acessado por grupos ou individual para o deficiente visual traz lupas, lentes, Braille, sistema de TV Etc.
  • Auxilio para surdos este inclui vários equipamentos para a surdez tais como aparelho para surdez, sistema de alerta tatíl-visual Etc.
  • Adaptações veicular esta destinado a produção de acessórios que possibilitem a condução do veiculo de transporte pessoal ou publico.

Aqui na minha localidade na escola municipal Ana de Paiva Fagundes no distrito de Punaú no município de rio do Fogo frequenta esta escola uma aluna que tem cerca de 11 a 12 anos de idade esta moça cujo nome é Hadija e o seu sobrenome esta oculto tem mobilidade reduzida sendo cadeirante, e não somente isto mais a mesma apresenta uma disfunção na sua coordenação motora o que a faz com mais necessidade de suporte escolar, o ônibus em que ela se locomove no trajeto de casa esta adaptado com rampa para proporcionar o transporte da cadeira com local especifico, a escola apesar das limitações estruturais que visem permitir a inclusão da aluna busca faze la participar com os demais alunos a mesma dispõe de auxiliar que a ajuda executar as tarefas em sala e no transporte do trajeto escolar os alunos que estudam com ela a tratam muito bem, brincam e fazem expressões de carinho com ela ao que parece tem surtido efeito pois a mesma aparentemente se sente muito bem no ambiente escolar. De fato olhando este quadro percebe-se a necessidade de avançar neste aspecto para que a inclusão não seja só uma meta é sim uma via de regra do fazer pedagógico escolar e educacional demonstrando que a escola é um dos principais ambientes que tem a inclusão como meta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (95.6 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com