TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado de Trablho

Por:   •  10/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.148 Palavras (13 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 13

RESUMO

Trata-se o presente trabalho sobre o estudo do tema profissão, conceitos, profissões em baixa, em alta e a importância da formação acadêmica neste processo, também irá se propor o estudo sobre a importância do mercado de trabalho nos dias atuais, sua evolução e perspectivas.

Palavras-chave: Profissão; Mercado; Trabalho.

1. INTRODUÇÃO

Para garantir a sobrevivência, o homem sempre precisou realizar atividade laborativa, seja de forma remunerada ou não. Profissão é um trabalho ou atividade especializada dentro da sociedade, geralmente exercida por um profissional.

O mercado de trabalho nos dias atuais vive em constante mudança e evolução, novas profissões surgem, outras se modificam, se modernizam e outras até mesmo deixam de existir. Por isso os profissionais devem buscar a evolução, atentar-se as mudanças, objetivar o crescimento e preparar-se para o futuro.

Este estudo tem por objetivo elucidar sobre como as profissões vem se transformando, muito por consequência da tecnologia e novos estilos de vida. Também se propõe com a presente pesquisa, a forma de prever o que vai acontecer com parte das profissões e como nos prepararmos para essas mudanças.

O procedimento instrumental utilizado no presente trabalho foi a pesquisa, na qual se objetivou buscar informações sobre o tema, utilizou se também fonte bibliográfica, uma vez que aprofunda-se na doutrina e artigos.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Profissão, do latim professĭo, é a acção e o efeito de professar (exercer um ofício, uma ciência ou uma arte). A profissão, é o emprego ou o trabalho que alguém exerce e pelo qual recebe uma retribuição económica.

É possível ampliar o conceito de ‘profissão’, como o faz Hughes (1994) , para quem o termo ‘profissional’ deve ser tomado como categoria da vida cotidiana ‘que não é descritivo, mas implica julgamento de valor e de prestígio’. O autor enfatiza a divisão do trabalho como ponto de partida de qualquer análise sociológica do trabalho humano, pois não se pode separar uma atividade do conjunto daquelas onde ela se insere e dos procedimentos de distribuição social.

Uma das questões essenciais relacionadas à definição de profissão é que esta implica numa escolha. Dessa forma, ser um profissional resulta de um caminho individual de produção e reprodução de conhecimentos, de processos e de papéis que levam, a nos reconhecermos e a sermos reconhecidos como preparados para exercermos um determinado conjunto de atividades, ou seja, uma profissão.

Nos dias atuais pode se perceber a existência de inúmeras profissões. A busca do conhecimento acarreta o surgimento de novas profissões, e por consequência a extinção de outras.

Um dos motivos dessa mudança é o crescimento da automação. Outro fato imprescindível é a formação acadêmica, tendo em vista que exerce uma papel fundamental quando o assunto é profissão, uma vez que a formação acadêmica é um fator crucial e ajuda muito o profissional na hora de se preparar para o mercado de trabalho, porém não é o bastante, uma vez que o mercado brasileiro encontra-se bastante acirrado, por isso, é muito importante o profissional se ater a outros fatores que os diferencia dos demais, o curso profissionalizante é um deles.

Abaixo trabalharemos exemplos de profissões que deixarão de existir, bem como as que estarão em alta.

2.1. Profissões em extinção

Vivemos em constante transformação no cenário do mercado de trabalho, uma vez que a automação vem ganhando espaço. Um dos fatores relevantes que levam as empresas a trocarem o trabalho manual pelas máquinas, é por gerar uma produtividade em grande escala em curtos períodos e ter como consequência maior lucratividade. Segundo Castro (2015):

“Nos dias de hoje as maquinas são indispensáveis para produção mundial, o homem não seria capaz de atender a demanda de produtos somente com trabalho braçal”

Em razão disso, teremos como conseqeência a extinção de algumas profissões, como veremos abaixo.

2.1.1 Carteiro

Em razão da "era da internet e do mundo digital" a função desempenhada por carteiro tende a perder seu espaço, isto porque a maioria das pessoas não utilizam esse serviço para se comunicar a distância, em razão da criação de aplicativos digitais criados para este fim, como por exemplo, o Whatsapp. É bem provável que se tenha uma diminuição de 28% até 2022.

2.1.2 Jornais impressos

Como já citado antes, a era digital cresce a cada dia, em razão disso, os jornais impressos tendem a se extinguir.

Devido a praticidade e facilidade de acesso, os leitores têm deixado de lado a compra de jornal impresso e optado pelo jornal online. Segundo Geremias (2014):

“O leitor prefere conferir as versões online dos jornais que lê e, graças a essa mudança de padrão, até 2022 haverá declínio de pelo menos 13% na contratação de jornalistas para jornais impressos.”

2.1.3. Árbitro

Com a introdução de novas tecnologias nos esportes para fins de apuração de resultados, como nas partidas de futebol, vôlei, tênis, basquete entre outras modalidades, a função de árbitro perde um pouco sua importância. Segundo Diniz (2016):

A probabilidade da profissão de arbitro de futebol ser extinta com a tecnologia avançada é muito grande, acredita-se que até 2025 não teremos mais árbitros em campo, apenas câmeras, isso evitaria muitos erros dentro de campo.”

Como exemplo disso, podemos citar a Copa Mundial de 2018, que acontece na Rússia, onde o sistema de vídeo-arbitragem VAR (sigla em inglês de video assistente ou árbitro assistente de vídeo), que está sendo utilizado.

2.1.4. Trabalhador Rural

As máquinas tem substituído o trabalho humano de forma notória, principalmente no que refere-se à atividade laboral rural. Isso pelo fato de que elas proporcionam um retorno superior ao trabalho, bem como proporcionam um desgaste físico menor do que o trabalho braçal.

Em contrapartida, também em razão da tecnologia, novas profissões vêm surgindo, abaixo serão listadas as mais relevantes.

2.3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (71.5 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com